Debaixo do sol

Vi que existem coisas vazias debaixo do sol e tudo que fazemos é fugaz e uma corrida atrás do vento.

Viva com sabedoria e será feliz, seja insensato e sofrerá nessa vida debaixo do sol, e isso tudo é fugaz.

Insensatez não traz felicidade, se está só para quem afadigará? Temos tempo para tudo, para chorar e para rir, para abraçar e para se separar, tempo para guerra e para paz.

Há males dolorosos que vejo debaixo do sol, riquezas são fugazes e uma corrida atrás do vento.

Felicidade é usufruir da fadiga que realiza debaixo do sol.

Quando for falar com Deus, que seu coração não se apresse em falar, porque Deus está no céu e você na Terra. Se O fizer promessa trate de cumpri-la sem demora, porque ele irá cobrá-la e o tempo aqui na Terra é fugaz, é breve.

Dentre outras coisas descobri que a mulher é mais amarga que a morte, o seu coração é uma rede e os seus braços são cadeias, para quem não agrada a Deus.

Descobri também que é melhor a tristeza do que o riso, porque, debaixo de um rosto triste, o coração pode estar alegre, mas todos tem o mesmo destino, o justo e o injusto, o bom e o mau, o puro e o impuro, o mal que existe em tudo o que se faz debaixo do sol é que todos têm o mesmo destino.

Mas, doce é a luz e agradável para os olhos ver o sol, alegre-se na sua juventude, e seja feliz nos dias da mocidade, expulse a melancolia do seu coração e afaste de seu corpo a dor e lembre-se do seu Criador na sua juventude, antes que venham os dias tristes e cheguem os anos em que você dirá: - não sinto mais gosto para nada, faça isto antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e antes que voltem as nuvens depois da chuva, pois tudo passa, tudo passará, debaixo do sol.

“Síntese do Livro de Eclesiastes”

Por: Adriano Alves

ITB, 17/04/98, 14:00