No tempo de Deus...

TEXTO: Ec. 3:1-8.

INTRODUÇÃO:

O livro ora lido é datado 971 a 931 a.C., Existem alguns indícios no contexto que podem sugerir que uma outra pessoa escreveu o livro após a morte de Salomão, possivelmente centenas de anos mais tarde. Ainda assim, a crença convencional é que o autor era na verdade Salomão. O termo grego: “EKKLESIASTHV” Sig: “aquele que fala a uma assembléia”. No hebraico: “KOHELETH” sig: “Pregador”.

Propósito: Eclesiastes é um livro de perspectiva. A narrativa do “Pregador”, ou “Sábio”, revela a depressão que inevitavelmente resulta da procura da felicidade em coisas mundanas. Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo através dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias. Quase todas as formas de prazer mundano são exploradas pelo Pregador, e nenhuma delas lhe dá sentido algum. No final, o pregador chega a aceitar que a fé em Deus é a única maneira de encontrar um significado pessoal. Ele decide aceitar o fato de que a vida é breve e, no fim das contas, inútil sem Deus. O pregador aconselha o leitor a concentrar-se em um Deus eterno, em vez de prazer temporário.

Sabemos que Deus tem seus atributos pessoais e inquestionáveis.

Vejamos:

1. Onisciente – sabedor de todas as coisas.

2. Onipresente – estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

3. Onipotente – o poder superior pertence a Deus e tudo que existe é obra do seu imensurável poder.

Tudo esta no tempo de Deus e nada pode escapar das suas vistas!

INLUSTRAÇÃO:

Presente no tempo certo.

Um pai que muito amava seus dois filhos, disse: "Tudo que vocês me pedirem e eu tiver condições lhes darei". Os dias passaram o mais novo vendo seus amigos jogarem futebol, pediu ao pai uma bola e, poucos dias depois, o pai lhe dava o presente tão desejado. O mais velho vendo alguns de seus amigos de mais condição usando um relógio, um dia pediu um relógio de ouro. Os dias passaram nada de receber o pedido. Ele pensou: "Nem sempre o pai atende ao que pedimos, só algumas vezes." Semanas se passaram... Meses se passaram... Enfim, anos. O menino já era um rapaz, não se lembrava mais do pedido de infância. O pai chegava como de costume em casa, mas naquela tarde chegou com um embrulho embaixo do braço. Chamou o rapaz e disse: "Meu filho, há muito tempo você me pediu um relógio de ouro, mas você era muito jovem. Iria perdê-lo, ou quem sabe seria roubado. Agora você já pode ter um." O pai entregou um embrulho com uma caixa e dentro tinha um relógio... De ouro.

CONCLUSÃO:

Como este pai, o Deus Eterno da mesma forma sabe o momento que podemos e temos condições de usar nosso "relógio de ouro", o momento que podemos ter o que pedimos, para que o nossos pedido não se transforme em algo para nos separar dele.

TOPICO I – A vida humana e as experiências temporais.

Em Ec. 3:2-8 Salomão fala de todas as atividades humanas, nos deixando inteirados referente que todas AS ATIVIDADES HUMANAS DEPENDEM DO CONTROLE DE DEUS.

a. Deus controla o tempo, para a terra receber chuva (ASPECTO DE SUSTENTAÇÃO DIVINA) Leiamos: Dt. 28:12.

b. Deus controla o tempo, para dar mantimento (ASPECTO SUSTENTADOR DIVINO) Leiamos: Sl. 145:15.

c. Deus controla o tempo, para julgar com justiça (ASPECTO DE JUSTIÇA DIVINA) Leiamos: Ec. 3:17.

d. Deus controla o tempo, para mudar as estações (ASPECTO ORGANIZADOR DIVINO) Leiamos: Dn. 2:21.

e. Deus controla o tempo, para o arrependimento humano (ASPECTO SANTIFICADOR DIVINO) Leiamos: Os. 10:12.

f. Deus controla o tempo, para a vigilância da igreja (ASPECTO ESCARTOLOGICO DIVINO) Leiamos: Mt. 26:18.

g. Deus controla o tempo, para selecionar seus fies adoradores (ASPECTO DE SELEÇÃO DIVINA) Leiamos: 1Tm. 4:1.

h. Deus controla o tempo, para dar suporte em meio às dificuldades (ASPECTO PROTETOR DIVINO) Leiamos: 2Tm. 3:1.

i. Deus controla o tempo, para oportunidades de convenção (ASPECTO MISERICORDIOSO) Leiamos: 2Pe. 3:9.

j. Deus controla o tempo, para salvação imediata (ASPECTO CHAMADO DIVINO) Leiamos: Lc. 19:5.

TOPICO II – A vida humana depende do controle de Deus.

Salomão cita os tempos das experiências humanas temporais.

Vejamos:

2.1 - Deus esta no controle da “VIDA” e “MORTE”. Leiamos: Ec. 3:2. Salomão define que Deus tem ambos os poderes ao seu alcance e só a ele pertence. Tempo de nascer e morrer. Jó. 14:5. Deus da o limite...

2.2 - Deus esta no controle da “AÇÃO”, “Plantar e Colher”. Leiamos: Ec. 3:2. Plantados em terra santa, na casa de Deus.

2.3 - Deus esta no controle da “SEMEADURA”, nós plantamos, mas o crescimento vem de Deus. Leiamos: 1Co. 3:6.

TOPICO III – Conhecendo Deus e o seu tempo e propósito.

a) Deus é o senhor do tempo. Mt. 12:8.

b) Deus é o senhor por excelência. Dt. 4:39.

c) Deus é o senhor por adoração. 1Rs. 18:39.

d) Deus é o senhor pelas suas obras feitas. Ne. 9:6.

e) Deus é o senhor que devemos servir e adorar. Lc. 4:8.

f) Deus é o senhor que nos fortalece. Ef. 6:10.

g) Deus é o senhor da à paz. 2Tm. 3:16.

h) Deus é o senhor soberano e rei. 1Tm. 6:15.

i) Deus é o senhor dos senhores. Ap. 17:14.

TOPICO IV – No tempo de Deus. Somos:

1) Provados e aprovados. Tg. 1:12.

2) Atacados e protegidos. 1Jo. 5:18.

3) Tentados e suportamos. 1Co. 10:13.

4) Odiados e repudiados, por causa do nome do senhor. Mt. 10:22.

5) Odiados até pelas nações do globo, por causa do seu nome. Mt. 24:9.

No tempo de Deus:

1) Choramos e alegramos. Ec. 3:4.

2) Pranteamos e saltamos de alegria. Ec. 3:4.

3) Rasgamos o coração e ele costura para nos. Ec. 3:7.

4) Estamos calados e ele nos manda falar. Ec. 3:7.

Tudo acontece no tempo de Deus, ele tem o controle de tudo amem...

Direitos autorais: Joás Araújo Silva - 62 9331-8013.

Joás Araújo Silva Escritor Profissional
Enviado por Joás Araújo Silva Escritor Profissional em 24/03/2012
Reeditado em 25/03/2012
Código do texto: T3573099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.