O mundo está doente

Vivemos em um mundo extremamente doente. A cada momento surge um fato novo que nos estarrece. Nossa participação pode ser ativa ou passiva, dependendo de como nos colocamos dentro do contexto. Uma coisa é certa, acabamos sempre infectados e doentes.

As doenças são tantas que se torna impossível enumera-las. Podemos citar os três casos de doenças consideradas principais, com as quais nos envolvemos em nosso dia a dia, são elas; A doença do Ter, do Ser e do Prazer, e algumas de suas ramificações, como: a ganância, a opressão, o comodismo, o desamor, a insatisfação, a vaidade e o preconceito, entre outros.

Cada uma dessas doenças leva o homem ao desespero, isso por que falta Deus em cada coração. Quer seja no opressor ou no oprimido. Assim, todos vão definhando conforme seu estado de saúde emocional e espiritual.

A ganância gera sérios conflitos entre famílias. É pai contra filho, é irmão contra irmão que vive em luta acirrada e que às vezes leva à morte. É Nação contra Nação. Onde prevalece a hegemonia daquele que tem mais, não se levando em consideração as conseqüências.

O comodismo faz com que a pessoa não tenha vontade própria, por que tudo pra ela está bom. Essa situação acaba levando a pessoa a viver alienada, assumindo a identidade de outros.

A opressão, como força herdada dos grandes impérios da antiguidade, impõe aos mais fracos assumirem valores que não correspondem aos seus anseios, costumes, cultura e religiosidade, para então cultuarem um deus vindo do pó, um deus de barro e sem nenhum valor espiritual.

A insatisfação vem de diversas situações. A mim, parece o oposto do comodismo, pois, para o insatisfeito nada está bom, tudo está errado. A insatisfação gera reclamações e lamurias.

A vaidade é apenas uma ilusão enganadora que não leva a nada. Ela mostra, muitas vezes, uma aparência totalmente fora da realidade de quem a vive.

A indiferença não se posiciona. Não se define, a não ser pelo desinteresse. O indiferente não se dá a servir. Pra ele tanto faz a água correr para baixo ou para cima. Ele sempre diz: "Não é comigo, portanto, não tenho nada com isso". Um exemplo é a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10, 25 a 37).

Há! O desamor. O desamor é a causa de todas as doenças. Ele está inserido no coração da humanidade que desconhece o Amor Gratuidade. Amor que vem de Deus. O Deus da vida. Quem sabe um dia o amor prevalecerá e o desamor se dissipará e os homens poderão se abraçar como verdadeiros irmãos, sem preconceitos e sem doenças. Por que Deus é amor. Ele disse: Eu vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude.

Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 27/01/2007
Reeditado em 28/01/2007
Código do texto: T360920
Classificação de conteúdo: seguro