O que um século de estudo revelou ?

OS FATOS. MUITAS CARACTERÍSTICAS DE UMA PLANTA OU DE UM ANIMAL SÃO DETERMINADAS PELAS INSTRUÇÕES CONTIDAS EM SEU CÓDIGO GENÉTICO, O PROJETO, OU PLANTA, PRESENTE NO NÚCLEO DE CADA CÉLULA. OS PESQUISADORES DESCOBRIRAM QUE AS MUTAÇÕES PODEM PRODUZIR ALTERAÇÕES NOS DESCENDENTES DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS. MAS SERÁ QUE AS MUTAÇÕES PODEM REALMENTE PRODUZIR ESPÉCIES INTEIRAMENTE NOVAS ? O QUE UM SÉCULO DE ESTUDO NO CAMPO DA PESQUISA GENÉTICA REVELOU ?

EM FINS DOS ANOS 30, OS CIENTISTAS ADOTARAM ENTUSIASTICAMENTE UM NOVO CONCEITO. ELES JÁ ACHAVAM QUE A SELEÇÃO NATURAL__O PROCESSO PELO QUAL O ORGANISMO MAIS BEM ADAPTADO AO AMBIENTE TERIA MAIS CHANCE DE SOBREVIVER E PROCRIAR__PODERIA PRODUZIR NOVAS ESPÉCIES DE PLANTAS POR MEIO DE MUTAÇÕES ALEATÓRIAS. ASSIM, ELES AGORA PRESUMIAM QUE A ESCOLHA ARTIFICIAL DE MUTAÇÕES, OU SEJA, A ESCOLHA MANIPULADA PELO HOMEM, DEVERIA SER CAPAZ DE FAZER O MESMO COM MAIS EFICIÊCIA, "ESPALHOU-SE A EUFORIA ENTRE OS BIÓLOGOS EM GERAL E EM ESPECIAL ENTRE OS GENETICISTAS E CRIADORES DE PLANTAS E ANIMAIS", DISSE WOLF-EKKEHARD LÖNNIG, CIENTISTA DO INSTITUTO MAX PLANCK DE MELHORAMENTO GENÉTICO EM PLANTAS, NA ALEMANHA. POR QUE A EUFORIA ? LÖNNIG, QUE JÁ PASSOU CERCA DE 30 ANOS ESTUDANDO A GENÉTICA DAS MUTAÇÕES EM PLANTAS, DISSE: "ESSES PESQUISADORES PENSAVAM QUE O TEMPO DE REVOLUCIONAR O MÉTODO TRADICIONAL DE CRIAÇÃO DE PLANTAS E DE ANIMAIS HAVIA CHEGADO. ACHAVAM QUE, POR INDUZIR E SELECIONAR AS MUTAÇÕES FAVORÁVEIS, PODERIAM PRODUZIR PLANTAS E ANIMAIS NOVOS E MELHORES." DE FATO, ALGUNS ESPERAVAM PRODUZIR ESPÉCIES INTEIRAMENTE NOVAS.

CIENTISTAS NOS ESTADOS UNIDOS, ÁSIA E EUROPA LANÇARAM PROGRAMAS DE PESQUISA SOLIDAMENTE FINANCIADOS QUE USAVAM MÉTODOS QUE PROMETIAM ACELERAR A EVOLUÇÃO. DEPOIS DE MAIS DE 40 ANOS DE INTENSAS PESQUISAS, QUAIS FORAM OS RESULTADOS ? "APESAR DO ENORME GASTO FINANCEIRO", DIZ O PESQUISADOR PETER VON SENGBUSCH, "A TENTATIVA DE DESENVOLVER VARIEDADES CADA VEZ MAIS PRODUTIVAS POR MEIO DE IRRADIAÇÃO [PARA CAUSAR MUTAÇÕES]MOSTROU SER UM FIASCO TOTAL". E LÖNNIG DISSE: "NOS ANOS 80, A ESPERANÇA E A EUFORIA ENTRE OS CIENTISTAS ACABOU NUM FRACASSO GLOBAL. O MELHORAMENTO GENÉTICO DE PESQUISA FOI DESCONTINUADO NOS PAÍSES OCIDENTAIS. QUASE TODOS OS MUTANTES...MORRIAM OU ERAM MAIS FRACOS QUE OS ESPÉCIMES NATURAIS."

MESMO ASSIM, OS DADOS AGORA DISPONÍVEIS DEPOIS DE UNS CEM ANOS DE PESQUISA DE MUTAÇÕES EM GERAL, E DE 70 ANOS DE MELHORAMENTO GENÉTICO EM ESPECIAL, POSSIBILITAM QUE OS CIENTISTAS TIREM CONCLUSÕES SOBRE A CAPACIDADE DAS MUTAÇÕES DE PRODUZIR NOVAS ESPÉCIES. APÓS EXAMINAR AS PROVAS, LÖNNIG COCLUIU: "AS MUTAÇÕES NÃO PODEM TRANSFORMAR UMA ESPÉCIE ORIGINAL [DE PLANTA OU ANIMAL] EM OUTRA TOTALMENTE NOVA. ESSA CONCLUSÃO ESTÁ DE ACORDO COM O CONJUNTO DE TODAS AS EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS SOBRE MUTAÇÃO REALIZADOS NO SÉCULO 20 E TAMBÉM COM AS LEIS DA PROBABILIDADE."

PORTANTO, PODEM AS MUTAÇÕES FAZER COM QUE UMA ESPÉCIE EVOLUA PARA UMA ESPÉCIE DE CRIATURA INTEIRAMENTE NOVA ? NÃO, SEGUNDO AS EVIDÊNCIAS. AS PESQUISAS DE LÖNNIG LEVARAM-NO A CONCLUIR "QUE ESPÉCIES GENETICAMENTE BEM DEFINIDAS TÊM LIMITES REAIS QUE NÃO PODEM SER ANULADOS OU ULTRAPASSADOS POR MUTAÇÕES ACIDENTAIS."

PENSE NAS IMPLICAÇÕES DOS FATOS MENCIONADOS ACIMA. SE CIENTISTAS ALTAMENTE QUALIFICADOS NÃO CONSEGUEM PRODUZIR NOVAS ESPÉCIES POR INDUZIR E ESCOLHER DE MODO ARTIFICIAL AS MUTAÇÕES FAVORÁVEIS, SERIA PROVÁVEL QUE UM PROCESSO SEM INTELIGÊNCIA FIZESSE UM TRBALHO MELHOR ? SE A PESQUISA MOSTRA QUE AS MUTAÇÕES NÃO PODEM TRANSFORMAR UMA ESPÉCIE ORIGINAL EM OUTRA TOTALMENTE NOVA, ENTÃO EXATAMENTE COMO É QUE A MACROEVOLUÇÃO TERIA OCORRIDO ?

A VIDA __ TEVE UM CRIADOR ?

seravat
Enviado por seravat em 19/04/2012
Reeditado em 19/04/2012
Código do texto: T3621129