E SER-LHE-À CONCEDIDA...

"SE, PORÉM, ALGUM DE VÓS NECESSITA DE SABEDORIA, PEÇA-A DEUS, QUE A TODOS DÁ LIBERALMENTE E NADA LHES IMPROPERÁ; E SER-LHE-À CONCEDIDA"

(Tia. 1:5)

___________________________________________________________

E SER-LHE-À CONCEDIDA...

DEUS prodigaliza os seus bens de modo divino, não como um homem a quem se recorra. DEUS desconhece escusas e restrições, nem pede garantias e nem faz ressalvas, nem leva em consideração se o suplicante é digno de ser escutado, nem quais as condições mais propícias de faze-lo. DEUS dá sem subterfúgios, sem hesitação, sem medida. E isto por ser Ele DEUS, o doador de todos os bens.

(Tia. 1:17) DEUS dá sem qualquer má vontade para com o pedinte, sem fazer-lhe sentir, como nós, quando nos custa o dar ou quanta condescendência significa o atendê-lo. DEUS dá de boa vontade e com a mais solicita disposição de ânimo. Assim, pois a oração perde o caráter oneroso, humilhante ou até desonroso, tornando-se alegre e honrosa. Pois DEUS dá como Pai amoroso, que atende o pedido do filho. Ou não se achegam do pais as crianças com seus pequenos e grandes pedidos? O que nos abstaria a pedir a sabedoria?

"...SER-LHE-À CONCEDIDA"

A sabedoria tem sua base no perfeito conhecimento de DEUS; e como seu objeto, a inquirição pela perfeiçao moral e metafísica visa o que é exemplificado em CRISTO. A sabedoria pode ser transmitida à alma sem que sejam alteradas nossas proposições doutrinárias, sem que sejam aumentadas ou racionalmente compreendidas.

A sabedoria a que Tiago se refere não é o conhecimento de fatos a que denominas de ciência, mas é aquela qualidade do entendimento que aguça a percepção das obrigações morais e a apreensão das realidades eternas. Essa é a sabedoria pela qual Salomão orou.

"DÁ-ME, POIS, AGORA, SABEDORIA E CONHECIMENTO, PARA QUE EU SAIBA CONDUZIR-ME À TESTA DESTE POVO; POIS QUEM PODERIA JULGAR A ESTE GRANDE POVO?"(2 Crônicas, 1: 8-12).

Ela se compõe daqueles sãos princípios que, conforme diz o livro de Provérbios, se originam da reverência para com DEUS.

"O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DO SABER, MAS OS LOUCOS DESPREZAM A SABEDORIA E O ENSINO" (Prov. 1: 8-12)

O fenomenal progresso que tem feito a humanidade, no acúmulo do conhecimento científico, infelizmente não tem sido acompnhado pelo crescimento na sabedoria, a que Tiago se refere. Conforme escreveu Arnold Tonybee, o historiador norte-americano: "A evidência técnica não é, por si mesma, uma garantia de sabedoria ou de sobrevivência"

Por que a oração é necessária para a obtenção dessa sabedoria?

Porque segundo o entendimento cristão sobre a sabedoria, a oração envolve a confissão de insuficiência moral, de inadequação e de aspiração pela perfeição divina. Á parte de tal atitude, é impossível adquirir-se a sabedoria, a oração cristã não é uma tentativa de modificar a mente de DEUS, mas consiste na abertura do coração para a influência transformadora do ESPÍRITO DE DEUS.

A sabedoria consiste no discernimento da alma quanto às realidades espirituais; e é através dessa entrega da alma, ao processo transformador que CRISTO a produz em nós.

"PARA QUE O DEUS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLÓRIA, VOS CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE, ILIMINADOS OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO, PARA SABERDES QUAL É A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO, QUAL A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS"(Ef. 1: 17-18).

A sabedoria, por conseguinte, é uma qualidade mística, e não uma qualidade racional ou empírica.

"...E SER-LHE-À CONCEDIDA..."

DEUS nunca envergonhará aqueles que o buscam, com uma recusa.

"ORA, SE VÓS, QUE SOIS MAUS, SABEIS DAR BOAS DÁDIVAS AOS VOSSOS FILHOS, QUANTO MAIS O PAI CELESTIAL DARÁ O ESPÍRITO SANTO ÀQUELE QUE LHE PEDIREM?" (Lucas, 11:13).

Wil
Enviado por Wil em 31/01/2007
Código do texto: T365206