Ana mãe de Samuel

Ana mãe do profeta Samuel

A bíblia nos fala de uma mulher que queria um filho e por ele orou no santuário em Silo (lugar nacional de oração), sob a vigilância de Eli, que a teve por ébria A vida de Ana era marcada pela tristeza de seu coração por ser histeria. Sofria as provocações de Penina, a outra mulher de seu marido que tinha filhos e filhas.

Além de orações e lágrimas, Ana faz uma aliança com Deus; prometeu devolver-lhe a vida preciosa que ele lhe concedesse.

Deus honrou o ato ousado e decidido de Ana. Nas Escrituras os votos eram expressão de dedicação.

Sua oração: “Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e me deres um filho varão, ao senhor darei por todos os dias da minha vida.”

Lembrou-se dela o Senhor, ela concebeu e teve um filho.

Que Deus maravilhoso! Deus do impossível!

Ele diz: “Não temas, eu sou contigo”. “Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios eles não te submergirão; quando passares pelo fogo não te queimarás nem chama arderá em ti Porque eu sou o Senhor teu Deus.”

Ana é um exemplo de mãe zelosa e dedicada; mulher de fé e oração. A bíblia diz que ela com amargura de alma orou ao Senhor e chorou abundantemente. Disse ao Sacerdote: Sou mulher atribulada de alma tenho derramando minha alma perante o Senhor.

Quantas Anas existem que chora abundantemente, mulher de fé e oração; que clama ao Senhor por seu filho.

“Mães de joelhos filhos de pé” Ana foi fiel e cumpriu o seu voto. Mas só depois que o menino foi desmamado, ela voltou ao templo e o entregou ao Sacerdote para servir ao Senhor.

Nessa história de Ana podemos observar dois cuidados maternos;

Cuidado Físico:

Ana teve para com Samuel uma dedicação exclusiva. Renunciou as festas anuais que eram a alegria do seu povo e ficou amamentando-o, para fazê-lo forte, bem nutrido corpo e espírito. Nesse período teve tempo de transmitir ao filho o seu espírito de profunda reverência e devoção e de unir amorosamente seu coração ao dele pelos laços maternos.

O leite materno é a fonte de nutrição providenciada por Deus

para a criança recém-nascida. Até hoje é a única maneira natural disponível para alimentar bebês.

Quando as mães não tinham condições de amamentar seus filhos, elas arranjavam uma “ama de leite”- como o caso da filha de Faraó, que usou a própria mãe de Moisés como ama.

Na amamentação há três aspectos:

1º A amamentação cria laços afetivos entre a mãe e o bebê.

2º Requer um compromisso da mãe com seu filho.

Ana ficou em casa para amamentar seu filho, enquanto seu marido e outras pessoas da casa viajavam para oferecer sacrifícios ao Senhor. Esse período foi de grande importância na educação de Samuel.

3º O desmame era um marco na vida de uma criança.

Depois de desmamada a criança passava a receber os ensinamentos sobre a Lei.

Cuidado Espiritual.

Nos tempos bíblicos, as crianças eram sempre educadas no seio da família. . Cada dia que se passa está sendo mais difícil para a família. Antigamente a família era: pai,mãe e filhos. Hoje é pai, mãe, filhos do casal, filhos da ex-mulher e filhos do ex-marido.

Deus entregou a seu povo uma série de mandamentos que deveriam ser repassado a seus filhos, para que temessem ao Senhor e cumprissem os seus ensinamentos.

As crianças raramente ficavam fora do alcance dos braços amorosos dos pais e da disciplina firme que os preparariam.para a vida.

Hoje pai e mãe trabalham fora só chegam em casa a noite ou final de semana, torna-se difícil desenvolver no filho a autoconfiança, a segurança, e satisfação. É preciso brincar, sair para passear, dizer: te amo! Quantos pais fazem assim?

Os filhos longe dos pais sentem-se órfãos, isolados e sozinhos.

“Existe algo na natureza humana que só se realiza plenamente quando há intimidade, proximidade, e disponibilidade”

Concluímos dizendo:

Os cuidados que Ana teve com Samuel, fez dele um homem segundo o coração de Deus.

Ele tornou-se juiz, julgou a Israel durante muitos anos,

Ungiu Saul e Davi, (Isso significava dar-lhe posse na regência do povo).

Foi excelente profeta.

Ana Deixou para toda posteridade um exemplo de devoção, reverência, gratidão e fé.

“Por este menino ora a eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera; pelo que também o trago como devolvido; O meu coração se regozija no Senhor.”

Ilma Albuquerque
Enviado por Ilma Albuquerque em 12/05/2012
Código do texto: T3664089