UM SILÊNCIO AO MUNDANISMO

No inicio do livro de Daniel, até o versículo de número 15 vemos um fato que para nós é um verdadeiro silêncio ao mundanismo que assola as igrejas hoje e nada contra se ouve mais. Nabucodonosor, um rei ímpio e pagão, para mostrar seu poder sitia Jerusalém, leva os utensílios do templo do Senhor os colocando no templo de seu deus. Como se não bastasse leva cativo quatro jovens, dos quais Daniel é um deles e os aprisiona, determinando que assim fiquem por um período de três anos, comendo sua comida e bebendo seu vinho e que ao fim deste tempo fossem apresentados a ele, pois desejava fazer deles feiticeiros reais. E ai que vemos a atitude de Daniel.

A) Daniel sabe recusar: No verso 8 diz que Daniel recusou comer a ração determinada pelo rei. Num Brasil como o nosso, onde políticos ganham salários exorbitantes e até 15º e uma grande maioria passa fome, seria difícil recusar esta ração. Daniel, um jovem comprometido com sua fé e seu Deus recusa, pois aquela comida era oferecida aos demônios e isto não era bom para Daniel. Nem tudo o que o mundo nos apresenta é bom para nós, pois precisamos saber as consequências de seu uso. Jovens, o que vocês tem recusado neste mundo? Tudo é válido e permitido ? O diabo quando faz uma oferta, ele nunca mostra a consequência !

B) Daniel não teme o perigo: No verso 10 o chefe dos eunucos diz a Daniel que se o rei os visse com uma aparência não agradável, a cabeça dele como encarregado da comida deles estaria em risco. Consequentemente se o eunuco perdesse sua cabeça, a cabeça de Daniel também estaria perdida, mas Daniel não teme recusar e mantém sua convicção firme em agradar seu Deus. Quais são os perigos que você tem enfrentado na sua vida cristã? Se não tem enfrentado nenhum, é bom revisar sua vida !

C) Daniel faz desafios : Era determinado pelo rei que aqueles jovens fossem mantidos naquela ração por um período de três anos, isto é, aproximadamente 1095 dias. No verso 11 e 12 vemos Daniel desafiando o chefe dos eunucos a que fizesse um teste durante apenas 10 dias e que ao fim deles desse uma olhadinha em suas aparências. Isto que é convicção de fé e confiança em Deus! De 1095 para 10 dias é um enorme e aparentemente louco desafio, mas Daniel sabia que seu Deus não é homem pra mentir nem filho do homem pra se arrepender, pois o que promete cumpre. A Bíblia diz que ninguém que nEle confiou foi decepcionado.

D) A vitória vem: O verso de número 15 diz que ao fim dos 10 dias os seus semblantes eram melhores, estavam mais gordos e sadios do que qualquer dos jovens que comiam a comida e bebiam do vinho do rei. Como vale a pena honrar a Deus em nossas atitudes e é assim que devemos viver, buscando a glória de Deus na certeza de que a vitória é certa. Daniel é pois um exemplo aos nossos jovens de hoje, pois é uma voz calando o mundanismo e dizendo que recusando tudo isto a vitória em nossas vidas e as bençãos de Deus são certas.

Este texto de Daniel 1:1-15 é pois um grande alerta para nossos jovens e igrejas hoje. O mundo passa e a sua concupiscência, mas os que confiam em Deus permanecem. É bom lembrar a palavra de Pedro diante das autoridades: "Importa agradar a Deus e não aos homens ".

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 24/05/2012
Código do texto: T3684975