Geografia Bíblica

Os montes.

Os montes de Judá localizam-se ao Sul dos montes de Efraim. Constituem-se de uma série de elevações, entre as quais há herbosos vales, por onde correm riachos que deságuam nos mares Morto e Mediterrâneo.

O monte Sião fica localizado na parte Leste de Jerusalém,com aproximadamente 800 metros de altitude, ao nível do Mediterrâneo, é a mais alta montanha da cidade Santa.

O Monte Sião era habitado pelos Jebuseus. Davi, en¬tretanto, ao assumir o controle político-militar de Israel, resolveu desalojá-los. A partir de então, aquela sin gular elevação passou a ser a capital do Reino de Israel.

O Monte Moriá é sinônimo de sacrifício e abnegação. Nesse monte, o patriarca Abraão passou a maior prova de sua carreira espiritual. Premido pelo Todo-poderoso, prepara¬va-se para sacrificar seu filho, seu único filho Isaque, quando ouviu este brado: "Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse-lhe o anjo do Senhor: Não es¬tendas a mão contra o moço, e não lhe faças nada; por¬quanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único" (Gn 22.11,12)Localizado a leste de Sião, e Monte Moriá tem uma altitude média de 800 metros ao nível do Mediterrâneo.

O Monte das Oliveiras com aproximada¬mente três quilômetros de comprimento.

Na parte ocidental do Monte das Oliveiras, fica o Jar¬dim do Getsêmani. Nos dias do Antigo Testamento, essa sagrada elevação era coberta de oliveiras, vinhedos, figuei¬ras e uma série de outras árvores frutíferas e ornamentais.

No Jardim do Getsêmani, Jesus enfrentou um dos mais dolorosos momentos de seu ministério. Envolto na sombra da noite, clamou. Pressionado pelos nossos peca¬dos, chorou. Ali, seu corpo foi esmagado por causa das nos¬sas transgressões. Distante 20 quilômetros a leste de Jerusalém, esse monte fica a quase 1000 metros acima do nível do mar. Sua altura, contudo, não ultrapassa a 300 metros, por encon¬trar-se no profundo terreno do vale do Jordão.

Do Ebal foram pronunciadas as maldições. Localiza¬do no Norte de Nablus, seu solo é aridificado e com muitas escarpas. Tem 300 metros de altura e fica a mais de mil metros de altitude em relação ao Mar Mediterrâneo.

Tanto o Ebal, como o Gerizim, ocupam posição estra¬tégica। Para se alcançar qualquer parte da Terra Santa, há de se passar, necessariamente, por ambos os montes.

A altura dessa elevação é de 230 metros. Com relação ao nível do Mediterrâneo, está situa¬do a 940 metros de altitude. Nesse monte, foram abertas muitas cisternas para captar águas da chuva.

Eis os quatro mais importantes montes dessa região: Carmelo, Tabor, Gilboa e Hatim।

O Carmelo não é propriamente um monte. Faz parte, na realidade, de uma cordilheira de 30 quilômetros de comprimento. Sua largura oscila entre 5 a 13 quilômetros, a começar do Mediterrâneo em direção ao Sudeste do terri-tório israelita. O ponto mais elevado dessa serra não atinge 600 metros.

Localizado também na Galiléia, o Tabor tem 320 me¬tros de altura. Trata-se de um monte solitário, plantado na luxuriante Esdraelom. Visto do Sul, lembra-nos um se-micírculo. Dista a apenas 10 quilômetros de Nazaré e a 16 do mar da Galiléia. Situa-se a 615 metros acima do nível do Mar Mediterrâneo.

Com 13 quilômetros de comprimento e com uma lar¬gura que varia entre 5 a 8 quilômetros, o Monte Gilboa es¬tá localizado no Sudeste da planície de Jezreel. Sua forma é alongada. Situa-se a 543 metros de altitude.

Localizado nas proximidades do mar da Galiléia, o monte Hatim compõe o chamado Cornos de Hatim. Sua altitude não ultrapassa os 180 metros. É um lugar bastante atrativo. De seu topo, pode-se avistar o Mar da Galiléia. Seus dois picos principais têm a aparência de chifres.Acredita-se ter sido esse o monte, do qual Cristo pro¬nunciou o célebre Sermão da Montanha। O Hatim é conhe¬cido, de igual modo, como o Monte das bem-aventuranças.

O Sinai constitui-se de uma península montanhosa, localizada entre os golfos de Suez e Acaba. Nessa região, Deus apareceu a Moisés e o comissionou a libertar Israel do jugo faraônico. Da sarça ardente, clamou o grande Jeo¬vá: "Eu sou o que sou". Em frente a esse monte, ficaram os israelitas acampados por quase um ano. Nesse santo lugar, o Senhor entregou a Lei aos filhos de Israel (Êx 19 e Nm 10).Conhecido também como Horebe recebe três diferentes designações: Monte Sinai. Horebe e Monte de Deus.. A área da Península do Si¬nai mede 35.000-. Os oásis são uma raridade. Em alguns locais, contudo, vislumbram-se verdes vales, em virtude da água, que provém da neve de alguns altos picos. Nesses lugares, os anacoretas encon¬tram repouso e silêncio para a sua meditação.

O Sinai pertencia ao Egito. No entanto, na Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel capturou toda essa região. Se¬gundo a Palavra de Deus, a região do Sinai pertence, de fa¬to, aos israelitas.

Ilma Albuquerque
Enviado por Ilma Albuquerque em 24/05/2012
Código do texto: T3685277