UM SILENCIO À IDOLATRIA

No capitulo 3 do livro de Daniel vemos mais um dos feitos absurdos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, pois cai na ignorância de mandar fazer uma estátua e ordena a todo o seu reino que ao tocar dos instrumentos de música, todos deveriam se ajoelhar e adorar a imagem que havia construído. No seu reino tinham quatro jovens feitos por ele prisioneiro que eram do povo de Deus e eram Daniel, Azarias, Misael e Hananias. Excetuando Daniel que não se encontra no fato relatado, aqueles três jovens têm uma atitude digna de ser copiada hoje por todos os que se ajoelham diante da obra dos mãos do homem.

A) É dada a ordem: Nos versos 4 a 6 esta relatado a ordem que Nabucodonosor havia dado, após instalar a sua estátua no campo de Dura, na província de Babilônia.

B) A acusação: Os judeus não obedecem à ordem absurda e imediatamente os bajuladores do rei entram em cena e os acusam de não obedecer à sua ordem. è que os judeus conheciam o Deus único e verdadeiro e que deve ser adorado em espirito e verdade como o próprio Jesus disse em Jo,4:24.

C) A segunda chance: Nos versos 14 e 15 o rei conversa com eles e lhes promete uma segunda chance para os livrar da fornalha ardente se não o obedecessem e manda novamente que toquem os instrumentos de música, reafirmando que se desobedecido o castigo seria inevitável.

D) A convicção deles: Nos versos 16 a 18 respondem ao rei dizendo que o Deus deles era capaz de os livrá-los da mão do rei e da fornalha ardente e reafirmam: "Saiba mais, oh rei, que não adoraremos a estátua de ouro que levantastes". Fico pasmado quando sem nenhuma ameaça o homem hoje se ajoelha diante de um pedaço de madeira, barro, etc, uma obra morta e implora por ajuda!

E) O castigo: Nos versos 19 a 23 mostra a ira do rei se acendendo mais, mandando aquecer a fornalha sete vezes mais e os três sendo atados e jogados na fornalha e a fornalha estava tão quente que a Bíblia diz que os homens que os levaram até ela foram consumidos pelo fogo.

F) A surpresa: Nabucodonosor manda os jogar os três amarrados e vê quatro soltos passeando dentro da fornalha. Que lugar ideal para passear! Os três não veem mais o rei vê um homem a mais e diz que Ele semelhante ao filho dos deuses. Por isso que o salmista diz que ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não tenho do que temes porque o Senhor esta comigo.

G) O livramento e o desejo de Deus cumprido: O rei manda os três saírem e para glória de Deus é visto que o fogo não teve poder sobre eles e que nem um fio de cabelo deles foi queimado e o rei decreta então um edito de honra e louvor ao Deus dos judeus. É isto que Deus espera de nós: compromisso fiel sabendo que Ele é fiel e que Seu nome deve ser honrado e glorificado.

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 27/05/2012
Código do texto: T3690243