TEMA: Deus me dará o melhor.

TEXTOS DE BASE: Gn. 11:31; 12:1-4; 13:12; 22:17-18; 27:28-29; 35:10-12; 35:23-26; 48:14-16; 49:1-2; 49:22-26.

VERDADE APLICADA: Temos que esperar o agir de Deus em nossas vidas, de fato que ele tem algo melhor para que sabe esperar nele.

INTRODUÇÃO: Desde o primeiro homem “ADÃO” até “NOÉ” o ultimo de sua linhagem passaram 1.000 anos. Noé com idade de 500 anos gerou SEM, CÃO E JAFÉ. Da linhagem de “SEM” após o dilúvio veio “TERÁ” pai de ABRÃO. Da descendência de ABRÃO ate MOISES passaram-se 2.000 anos aproximadamente.

Em (Êx. 1:1-22) observa-se a linhagem de ABRAÃO ate JOSE, e de JOSE ate MOISES. Após o dilúvio no tempo que se firma com o nascimento de MOISES, daí a frente começa o trajeto de ISRAEL no deserto com sua libertação do EGITO pela mão de MOISES em direção a terra prometida a ABRAÃO, ISAQUE E JACO.

Após a morte de MOISES e a liderança agora nas mãos de JOSUE, da inicio a conquista das terras e a distribuição da herança entres os filhos de JACO. JOSUE agora cumpre a ordem dada por MOISES, de repartir todas as terras conquistadas às tribos de ISRAEL. Ao todo foram conquistadas 31 reis com suas cidades. (Js. 12:9-24).

I. A HERANÇA É DADA A QUEM MERECE.

(a) RUBEM: Herança territorial de: Aroer ate a campina de medeba (terra de vasta vegetação). Leia a referencia (Js. 13:16).

(b) GADE: Herança territorial de: Gileade, Jazer ate Raba (terra de planície verdejante). Leia a referencia (Js. 13:24-25).

(c) MANASSES FILHO DE JOSE: Herança territorial de: Manaim ate Basã, ao todo 70 cidades (cidades prosperas em comercio). Leia a referencia (Js. 13:29-30).

(d) JUDA: Herança territorial de: Edom ate Jabnnel (cidades as margens do mar) leia a referencia (Js. 15:1-12).

(e) EFRAIM FILHO DE JOSE: Herança territorial de: Atarote-adar ate Bete-horon (lugar da claridade) Leia a referencia (Js. 16:5-8).

(f) BENJAMIM: Herança territorial de: Jerico ate Quiriate, ao todo 14 cidades e aldeias. Leia a referencia (Js. 18:21-28).

(g) SIMEÃO: Herança territorial de: Berseba ate Saruem, 13 cidades com suas aldeias. Leia a referencia (Js. 19:1-8).

(h) ZEBULOM: Herança territorial de: Saride ate Belém, ao todo 12 cidades com suas aldeias. Leia a referencia (Js. 19:10-16).

(i) ISSACAR: Herança territorial de: Jizreel ate o Jordão, ao todo 16 cidades com suas aldeias. Leia a referencia (Js. 19:17-23).

(j) ASER: Herança territorial de: Helcate ate Reobe, ao todo 22 cidades com suas aldeias. Leia a referencia (Js. 19:24-31).

(k) NAFTALI: Herança territorial de: Helefe ate Bete-semes, ao todo 19 cidades com suas aldeias. Leia a referencia (Js. 19:32-39).

(l) DÃ: Herança territorial de: Zora ate Lesem (cidade do bom vinho). Leia a referencia (Js. 19:40-48).

Observação: 11 tribos mais a meia tribo de Efraim e a meia tribo de Manasses, receberam por ordem de Moises suas Heranças. Deus deu terras por herança às 11 tribos mais aos dois filhos de Jose. Todas as tribos receberam bens, riquezas, honra, prata, ouro e toda sorte de espólios materiais.

Os levitas (tribo de Levi), Moises anulou sua herança territorial por ordem de Deus.

II. AS PERCAS DE LEVI.

(a) Levi perdeu: Herança territorial (Js. 14:3).

(b) Levi perdeu: O direito de dominar como povo forte (Js. 14:4).

(c) Levi perdeu: O direito de ter sua própria terra para seu rebanho (Js. 14:4).

III. LEVI CONFIAVA NA PROMESSA DE DEUS A SUA LINHAGEM. Deus dirige sua palavra a Arão. Representante da tribo (Nm. 18:20).

(a) Palavra dita a Arão: “Na tua terra nenhuma herança terás...” (Nm. 18:20). Obs.: Levi não terá terra por herança neste mundo, porque o seu “REINO É ETERNO”. Levi não precisará de armas de guerra, eu sou “SEU REFUGIO E PROTEÇÃO”.

(b) Palavra dita a Arão: “No meio deles, nenhuma porção terás...” (Nm. 18:20). Obs.: Levi não te deixarei só! “EU SOU TUA PORÇÃO”. Levi não te preocupes com o dia de manhã! “EU SOU TUA PROVISÃO”.

(c) PROMESSA DE DEUS DITA A ARÃO: “EU SOU TUA POSSESSÃO...” (Nm. 18:20). Obs.: Deus declara que é a possessão de Levi, o mesmo que dizer: estarei no teu corpo, mente, eu estarei em ti e você em mim...

IV. OS GANHOS DE LEVI. A tribo de Levi recebe o melhor de Deus para sua geração. Em todos os sentidos, a bênção mais completa.

(a) LEVI TEM O MELHOR: DEUS POR PORÇÃO.

(b) LEVI TEM O MELHOR: INTIMIDADE COM DEUS.

(c) LEVI TEM O MELHOR: PREVILEGIO DE SER CHAMADO POR DEUS PARA SER SUA FERRAMENTA EXCLUSSIVA DE USO.

(d) LEVI TEM O MELHOR: HERANÇA ETERNA.

(e) LEVI TEM O MELHOR: BENÇÃO PERPETUA.

(f) LEVI TEM O MELHOR: DEUS POR RIQUEZA.

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO: A melhor herança ficou para a tribo de Levi outrora humilhada e sem esperança, agora jubila por ocupar lugar de destaque entre todos os seus irmãos.

Devemos confiar, pois Deus surpreende a todos quantos ele ama, zelando e cuidando para que ocupemos as melhores posições e riquezas de sua graça.

REFERENCIAS:

BÍBLIA DO MINISTRO COM CONCORDANCIA, Nova Versão Internacional/tradução: Comissão de tradução da Sociedade Bíblica Internacional – São Paulo: Vida, 2002.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, tradução: Donald C. Stamps. São Paulo: Editora: CPAD, 1995.

FILHO, Tácito da Gama Leite, Antigo Testamento: Goiânia: Editora: Kerigma, 2002.

HALLEY, Henry Hampton, Manual Bíblico de Halley: Nova Versão Internacional (NVI) /Henry Hampton Halley; tradução: Gordon Chown. São Paulo: Editora: Vida, 2001. Pg. 895.

BÍBLIA SAGRADA, Velho Testamento e Novo Testamento/versão revisada da tradução: João Ferreira de Almeida, Goiânia: Karis; Rio de Janeiro: JUERP, 2006.

BÍBLIA DE REFERENCIA THOMPSON, com versículos em Cadeia Temática/tradução: João Ferreira de Almeida – São Paulo: Vida, 1999.

BÍBLIA DO MINISTRO COM CONCORDANCIA, Nova Versão Internacional/tradução: Comissão de tradução da Sociedade Bíblica Internacional – São Paulo: Vida, 2002.

Direitos autorais: Joás Araújo Silva... 62 9331-8013.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 02/06/2012
Código do texto: T3701568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.