E era noite

Na última sexta-feira, dia 29 de junho, quando o irmão Moisés ministrava acerca da autoridade do crente (falou sobre demônios, possessões, opressões, etc.), ele utilizou como Texto Base – TB o capítulo 13 do Evangelho, segundo escreveu João, versículos do 20 ao 30. Dentre tantas coisas importantes por ele faladas, algo me despertou muito a atenção – exatamente as últimas três palavras do TB: E era noite.

E eu fiquei pensando bastante acerca desse assunto...

Em razão disso, eu fiz uma pesquisa sobre a noite e descobri o seguinte:

1. Primeira noite: (Bíblia) Instituída em Gênesis 1:3-5 (Dia = Luz; Noite = Trevas)

2. Conceito: (Dicionário) Espaço de tempo entre o crepúsculo e o amanhecer; obscuridade que reina durante esse tempo;

3. Sinônimos:

a. Sombra - Interceptação da luz por um corpo opaco (ex.: sombra de uma árvore);

b. Escuridão - Qualidade de ser escuro; falta de luz, negrume, treva;

c. Trevas – Escuridão completa;

d. Sentido figurado – "Período Negro", Angústia, Tristeza, Abatimento, Consternação, Desalento, Cegueira completa, Ignorância, etc.

Judas Iscariotes andava com o SENHOR JESUS CRISTO, mas numa noite escolheu traí-lO. Tal traição, entretanto, poderia ter ocorrido de manhã ou à tarde, porém ela se deu à noite e, por algum motivo, o Espírito Santo fez questão de constar esse período na Bíblia.

Logo, LITERALMENTE FALANDO, temos que Judas se esgueirou pela noite, a fim de consumar a traição...

Judas Iscariotes, conforme colocou muito bem o irmão Moisés, foi um dos discípulos e alcançou sorte naquele ministério (Atos 1:17); certamente pregou as boas novas, expulsou demônios, ungiu e curou enfermos em O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO (Marcos 6:12-13) e foi amigo íntimo dELE (Salmos 41:9); andou com JESUS, luz do mundo, porém preferiu as trevas (João 8:12, 12:46).

Em algum momento da vida dele, Judas perdeu o foco de JESUS e já não suportava mais andar diante da Luz de CRISTO. Começou, então, a caminhar pelas sombras (disposição para desvios de conduta menores...) e passou a se acostumar com elas... Das sombras à escuridão (disposição para desvios de conduta mais relevantes...) foi “um pulo”... Ele acabou sendo dominado por ela, e essa condição de noite intensa (cegueira completa, ignorância) o levou a ascender no pecado: TRAIR A JESUS. E era noite.

• E ERA NOITE / trata-se do período do dia em que o SENHOR JESUS CRISTO foi traído;

• E ERA NOITE / diz respeito à condição emocional de JESUS (tristeza, angústia, agonia), O qual - consciente, voluntária e vicariamente - seguia a passos largos para uma terrível morte: crucificação. Ou seja, o SENHOR JESUS CRISTO, a LUZ DO MUNDO, submeteu-se aos poderes das trevas, POR QUE MUITO NOS AMOU. Certa feita, dado às circunstâncias pelas quais ELE sabia que haveria de passar, JESUS orava mais intensamente e, enquanto falava com o PAI, o suor dELE tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam ao chão (Lucas 22:42 a 44). Quanto sofrimento, hein!

• E ERA NOITE / aqui temos a espiritualidade de Judas, o qual andou com JESUS, como discípulo, filho da Luz, filho do Dia, porém, deixou-se levar pelas coisas periféricas e preteriu as eternas... Judas Iscariotes abriu mão da Luz, pelo que se tornou filho das trevas, filho da noite, preferindo A SOMBRA E A ESCURIDÃO.

Há um filme, cuja produção foi baseada em fatos reais, o qual recebeu o seguinte nome: THE GHOST AND THE DARKNESS, traduzido para “A SOMBRA E A ESCURIDÃO”. A trama conta a história dos incidentes de Tsavo, em 1898. No final do século XIX acontece a disputa entre franceses, alemães e britânicos para tomarem posse do continente africano. Estando em vantagem, os britânicos encarregam o engenheiro britânico John Patterson (Val Kilmer) para supervisionar a construção da ponte que passa acima do rio Tsavo.

Naquele lugar, dois leões começam a atacar os operários. Os leões eram tão agressivos que alguns dos nativos deduziram que eles não eram animais e sim espíritos dos curandeiros mortos que vieram para aterrorizar o mundo, enquanto outros pensavam que eram o demônio que havia vindo para impedir o avanço do progresso. As feras são batizadas de Sombra e Escuridão. Diante dos ataques e contando com a ajuda do caçador Remington (Michael Douglas), o engenheiro se lança numa missão desesperada para dar fim aos animais. Sombra e Escuridão eram dois leões machos, adultos e sem juba (raríssimos). Na escassez de alimento, devido a uma peste que matou muitos animais predados por leões, eles viram na "fartura" de seres humanos trabalhadores da ferrovia a oportunidade de comida fácil. Então mataram cerca de 140 operários e foram caçados e eliminados pelo engenheiro chef John Henry Patterson (um em 09 de dezembro de 1898 e o outro três semanas depois). Sombra e Escuridão (Ghost and Darkness) foram empalhados e, hoje, estão em exibição no Chicago Field Museum of Natural History http://www.fieldmuseum.org/exhibits/exhi…

Todos nós somos seres humanos, assim como Judas Iscariotes, estamos sujeitos a desvios de condutas, os quais podem nos tirar do CAMINHO e nos levar para a Sombra e Escuridão do pecado. Porém, temos a garantia de que, “agora nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” - (Romanos 8:1). Quem está em CRISTO JESUS é filho do Dia e não da Noite como foi Judas Iscariotes.

Assim como o engenheiro chef venceu aqueles leões, O SENHOR JESUS CRISTO venceu a Sombra e a Escuridão por nós.

O QUE FAZER PARA SERMOS FILHOS DO DIA?

1. Aceitar a JESUS CRISTO como nosso único SENHOR e suficiente SALVADOR de nossas vidas, compreendendo o quanto ELE nos amou e o que fez por nós; escolhermos viver na LUZ (CRISTO);

2. 1º Tessalonicenses 5:4-10 (...vivermos como filhos da Luz, filhos do Dia, e não como filhos da noite nem das trevas...);

3. 1º Coríntios 15:58 (...sermos constantes no SENHOR...).

CONCLUSÃO

Ao recebermos a JESUS CRISTO, deixamos de ser criaturas e somos feitos filhos de DEUS (João 1:12). Daí a necessidade de crermos nELE e aceitarmos tudo que ELE fez em nosso lugar. Como novas criaturas (2º Coríntios 5:17), devemos viver como filhos de DEUS, andando na Luz, pois somos filhos da Luz... Filhos do Dia.

Servir a Deus não pode ser um peso para quem o faz (Salmos 100:2 / 126:6). Se for para fazer algo de mau humor é melhor deixar que outro o faça. O crente tem que ter a consciência de que nossa alegria vem de Deus e que deve servi-lO com o mesmo entusiasmo que o leva a fazer outras coisas. Muita gente, por exemplo, acorda pela manhã totalmente feliz para se dirigir ao trabalho, entretanto, fica indignado ao ter que levantar para se dirigir para à EBD.

Ser constante é estar sempre disponível para qualquer obra, fazendo como para o Senhor e não para os homens (Colossenses 3:23). O crente deve servir a Jesus sem buscar o reconhecimento dos homens, porque é Ele que nos dá o galardão da herança (Colossenses 3:24). É Deus quem nos recompensa (Efésios 6:6-8). Ser constante é estar disposto a servir em todo o tempo.

Mesmo que tenhamos que servir a Deus com lutas e dificuldades, vale a pena, pelo fato de que frutos vão aparecer. Podemos ir com dificuldades, mas voltaremos colhendo os frutos.

Portanto, ESCOLHAM SER FILHOS E FILHAS DO DIA e não da noite (das trevas)...