UM ALERTA AOS CRENTES

No Evangelho de Lucas capítulo 22, temos uma história de Pedro, que é um alerta aos crentes, para o cuidado de não cair, o que todos estamos sujeitos. Nunca uma queda acontece do nada, sempre há fatos que a precedem e é contra eles que temos de nos cuidar.Vejamos então alguns fatos nessa história:

A) Uma queda começa com Orgulho: Pedro chega pra Jesus no verso 33 e lhe diz: "Estou pronto a ir contigo até a morte". O homem nunca pode se achar pronto, isso é orgulho e o coloca numa posição de melhor que outros, o que nunca somos, apenas somos diferentes, melhores nunca.Vemos hoje muitos líderes que se julgam melhores que outros e isso é uma grande perigo.È melhor dizer: se o Senhor me ajudar eu farei isto ou aquilo!

B) A chegada da Incredulidade: Quando se dá lugar ao orgulho, caminhamos em direção à incredulidade, o que é praticamente tudo que precisa para nos derrubar. Jesus disse a ele no verso 34 que antes que o galo cantasse ele O teria negado três vezes, mas ele não acreditou e aconteceu. Incredulidade é o grande obstáculo que impede o homem de até chegar a Deus, pois a Bíblia diz que para chegar a Ele é preciso Crer.

C) A falta de Oração: Uma grande causa também para os crentes é a falta de oração, que acontece pelo orgulho e incredulidade. No verso 45 Jesus numa das maiores lutas de sua vida, quando como homem precisava do apoio dos seus, vai orar ao Pai e ao voltar os acha dormindo, ao invés de orando. Como quem diz estar pronto a uma luta dorme na hora que ela está para chegar ? Posso dormir orando,e isso sempre acontece, mas dormir e não orar nunca. A conversa com o Pai eterno é o nosso sustentáculo, do qual não podemos abrir a mão.

D) O uso das Armas Carnais: No verso 50 vemos um dos seus discípulos lançar a mão de uma espada e cortar a orelha de um servo do sumo sacerdote. Onde agem as armas carnais, inexistem as armas espirituais.Quanta gente hoje até nas Igrejas lançam mãos de armas carnais, como fofocas,inveja, maledicência e outras artifícios para destruir uma alma, as vezes até irmãos de mesma fé? É muito triste ver irmãos que nuca leram Tiago e ainda não aprenderam o perigo da língua e a usam sem medida e consequências!

E) Confirma com a Distância: Quando Jesus é preso o verso 54 diz que aquele que disse estrar pronto a ir até a morte, seguia Jesus de longe. Se perto de Jesus não estamos livre dos embates da vida, o que será de nós se andarmos longe dEle? No trabalho do presídio tenho visto inúmeros presos que cairam, apesar de conhecer Jesus e o que os derrubou foi exatamente um momento apenas que andaram longe dEle.

F) A comunhão com as trevas: Toda a queda termina com a comunhão com as trevas e o verso 55 diz que Pedro se assenta ao redor dos que escarneciam de Jesus. O salmista no Salmo 1 diz que é feliz o que não se assenta na roda dos escarnecedores, portanto infeliz o que isto faz.

Concluindo: O que aconteceu com Pedro pode acontecer com todos nós, mas graças a Deus que no verso 61, após cumprir o que Jesus havia dito, Pedro cai em si, vê sua falha e fraqueza e chora amargamente a sua queda e negação do Mestre e torna-se o grande Pedro no Novo testamento. Há sempre uma chance enquanto se vive para se consertar!

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 05/08/2012
Código do texto: T3815170
Classificação de conteúdo: seguro