TEMA CENTRAL: “Sete passos para uma vida melhor”.

SUB TEMA: “Sete requisitos para galgar o sucesso”.

TEXTO DE BASE: (2 Reis. 5:1-19).

TEXTO REFLEXIVO: (Lm. 3:22), “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim”.

1. INTRODUÇÃO AOS LIVROS DOS REIS:

1.1. PRÓPOSITOS DOS LIVROS:

Segundo Tácito da Gama Leite Filho, Estudioso do Antigo Testamento (2002, p. 63), “Relatam a continuidade da monarquia, sob a liderança de Salomão, e a divisão do reino em Norte e Sul”. Nesta época se concretiza a divisão dos reinos de Israel e Judá. Os dois livros em foco relatam as “causas” que culminaram na divisão dos mesmos e os cativeiros, assírio e babilônico.

1.2. AUTORIA E DATA DOS LIVROS:

Segundo Tácito da Gama Leite Filho, (2002, p. 64), “Eram, originalmente, um só livro; foram divididos na Bíblia Hebraica, no Século XVI d. C.”. Segundo alguns estudiosos a hipótese de que o compilador dos livros seja Esdras não é descartada, outros apontam para Isaias como editor. Muitos eruditos acreditam que o autor de 1 e 2 Reis, seja um Judeu desconhecido e cativo da babilônia ou um profeta que viveu ao redor de 550 a.C. Flavio Josefo, historiador hebreu, foi quem atribui os “livros dos Reis aos profetas”. Outros eruditos defendem a tese de que o autor dos livros dos Reis seja Jeremias, pois a tradição Judaica do Talmude declara que o autor é Jeremias que escreveu ambos os livros depois da queda de Jerusalém.

A data dos livros é incerta, mas acredita-se que a forma final estava pronta em algum momento da ultima parte do Século VI a. C. eruditos afirmam que foi por volta de 561 – 539 a C. sendo que 1 Reis ocupa um espaço de 125 anos aproximadamente, indo de Salomão até Josafá.

1.3. COMPILAÇÃO DOS LIVROS:

Com base nos relatos históricos, para compilar os livros foram utilizados: O livro dos Atos de Salomão; O livro das Crônicas dos Reis de Judá; O livro das Crônicas dos Reis de Israel.

O autor seguiu um critério rigoroso na compilação dos mesmos, se utilizando de todo recurso possível de identificação dos reis e dos seus reinados, fora locais, informações de sua filiação entre outras de caráter pessoal de cada rei do período da escrita.

1.4. DESTAQUES DOS LIVROS:

Segundo os dados da tradição, destaca-se nos livros dos Reis de Israel: Os templos de Jerusalém, a divisão do Reino, Elias e Eliseu os profetas e a deportação de Judá.

2. PANORAMA HISTÓRICO DE NAAMÃ:

Naamã, sírio, cortesão, comandante do exercito do rei da Síria. Homem de grande reputação entre muitos do reinado de Ben-Hadade. Naamã tinha muitos servos e lemos quão sábios e bons eram, trabalhavam ao seu favor e lhes prestavam excelentes serviços.

Naamã é um modelo de quem busca Cristo para a salvação da sua vida, pois sua historia fornece um paralelo para aqueles que buscam Jesus para uma mudança de vida. É surpreendente que Naamã, mesmo sendo um estrangeiro, foi de fato curado pelo poder miraculoso de Deus, foi liberto da lepra e convertido ao Deus dos hebreus.

Em Israel havia muitos leprosos que continuaram na sua triste vida de impureza, enquanto que Naamã buscou a “cura e a conversão em Deus”. (2 Rs. 5:18), observa-se que “Rimom”, provavelmente era um deus pagão que representava a “chuva e trovão”, era a divindade local de Damasco. Embora Naamã tivesse que assistir ao culto a essa divindade adorada de Bem-Hadade, na idolatria da Síria no seu tempo. Naamã recusou tal culto e foi em busca da cura da sua lepra e recebeu também o perdão de Deus para sua salvação.

3. SETE REQUISITOS PARA GALGAR O SUCESSO:

A) TER FÉ E OBEDECER A PALAVRA DO PROFETA: Muitos têm fé, muito de fato não tem fé suficiente para galgar o milagre desejado. Outros não acreditam na palavra dos ministros, dos profetas, dos pastores. Duvidam de tudo, murmuram de tudo, desacreditam de tudo e de todos. A bíblia diz: (Hb. 11:6), “ora sem fé é impossível agradar a Deus...”

B) SER HUMILDE PARA SABER OUVIR CONSELHOS DE TERCEIROS: Ter coragem de buscar a verdade nas palavras ditas ao seu beneficio. A jovem hebréia foi uma luz na escuridão de Naamã, esta menina representa os verdadeiros adoradores de Deus que labutam para povoar o reino dos céus. A jovem disse: (2 Rs. 5:3), “... Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”.

C) TER CORAGEN DE IR ONDE DEUS ESTA: Ir onde Deus esta em busca da realização dos nossos desejos é questão de muita “coragem”. Pois surgirão obstáculos, barreiras e contratempos, tudo para nos desviar dos reais propósitos almejados. Devemos focar nossos olhos só em direção a Cristo. (Hb. 12:2), “olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé...”

D) TER UM CORAÇÃO SUBIMISSO A ORDEM DE DEUS: Quando Deus fala mesmo que seja por intermédio do membro da Igreja, do pastor ou obreiro. Devemos respeitar a correção divina, a mensagem divina e etc. não podemos retrucar fazer cara feia, dar coise, chingar ou maldizer. (2 Rs. 5:10), “então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficaras limpo”.

E) SABER ACEITAR AS CONDIÇÕES DIVINAS: As condições de Deus não são como nos programamos, do jeito que almejamos a vontade de Deus não é a nossa. Ora devemos nos policiar quanto a isso e não blasfemar do Espírito Santo de Deus. O apostolo Paulo define dizendo: (Rm. 11:34), “quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem o foi seu conselheiro”. Naamã muito se indignou quando recebeu a mensagem do servo de Eliseu. (2 Rs. 5:11), “Naamã, porem, muito se indignou e se foi...”

F) O NOSSO MILAGRE ESTA NO JORDÃO: O Jordão representa Cristo, humilde e sofredor, mas com força capaz de nos purificar totalmente carregando em sua correnteza de glória os nossos pecados e enfermidades. O lugar, rio onde Deus quer realizar sua vontade na vida de Naamã para purificá-lo da lepra é o Jordão. Queremos escolher os lugares melhores aos olhos, lindos e belos. A vontade de Deus prevalece, justamente para quebrar o nosso ego, o Jordão é o lugar da escolha divina para Naamã realizar os “sete mergulhos” para sua vitoria desejada. (JO. 8:32), “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

G) QUANDO MERGULHAMOS SETE VEZES NO JORDÃO (CRISTO) GALGAMOS O SUCESSO: É descendo na humilhação, reconhecendo que somos pó e cinza, dependentes de Deus e fazendo a sua vontade, logo conquistamos os nossos troféus. Naamã fez conforme Deus lhe dissera: (2 Rs. 5:14), “Então mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo”.

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO:

A cura de Naamã o comandante do rei da Síria, um grande chefe de guerra e herói de esplendorosas vitorias conquistadas. Foi o maior milagre conhecido naquela região de Israel, algo que transformou a crença daquele ambiente religioso, pois a idolatria vivida naquele habitar foi destruída pela poderosa manifestação de Deus na vida de um homem estrangeiro. Naamã o seu milagre foi um testemunho forte do poder de Deus em sua vida, ele correu atrás de Deus e o encontrou. Devemos buscar constantemente o poder de Deus, pois ele é o gerador de nossas energias espirituais.

REFERÊNCIAS:

BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.

BÍBLIA DE REFERENCIA THOMPSON. São Paulo (SP): Editora Vida, 1999, 11ª Ed.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, 4ª.

BÍBLIA DE JERUSALÉM - Nova Edição, São Paulo (SP): Revista e Ampliada. Paulus Editora, 2002.

FILHO, Tácito da Gama, Antigo Testamento: Formação e Mensagem, Goiânia (GO): Editora e Gráfica Kerigma, 2002.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 08/08/2012
Código do texto: T3819280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.