FAVOR IMERECIDO

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2.8).

A nova fé do discípulo de Cristo vem por meio de ouvir a pregação do Evangelho. É ouvindo sobre a vida e obra do Senhor Jesus que adquirimos fé no seu nome. A vida de Jesus é o maior testemunho de amor, misericórdia e obediência ao Pai Eterno que a humanidade já conheceu.

“Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (Romanos 10.16-17)

Quando ouvimos a Palavra de Deus e cremos nas suas verdades, desejamos vivê-las em nossas vidas como uma criança anseia pelo leite materno. Então, recebemos a graça de Deus e com ela, a salvação de nossas almas.

não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo. (Tito 3.5)

O maior milagre e a maior benção adquirida pela fé é a salvação eterna das nossas almas. A salvação que consiste em crer que Jesus é o verdadeiro Filho de Deus que se encarnou para viver entre nós e nos reconciliar como o Pai, por intermédio de seu sangue derramado na cruz.

A fé do discípulo de Jesus é a fé que salva pelos méritos de Jesus. Quando dizemos que estamos salvos, não afirmamos isso com base em algum mérito próprio. Apenas dizemos que temos fé em Jesus que nos comprou a salvação a preço de sangue.

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo.” ( 1Pedro 1.18-19).

Somente ouvindo a Palavra de Deus com fé o homem vai entender que o pecado o destituiu da glória de Deus e o leva à morte eterna.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Romanos 3.23). Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6.23).

Para crer no sacrifício de Cristo é preciso reconhecer-se pecador e insuficiente para salvar a si mesmo.

Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia,

As implicações da fé em Cristo e no Evangelho são muitas e maravilhosas. A fé nos abre acesso aos recursos celestiais colocados à nossa disposição. É por meio da fé em Cristo que somos ouvidos e atendidos por Deus:

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. (João 14.13).

É através da fé, que somos curados de nossas enfermidades físicas, emocionais e sociais:

“E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.

Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.” (Lucas 18.35-43)

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2Timóteo 4.7-8).

A fé do discípulo de Jesus é a fé no invisível, é a certeza que o Deus invisível não dorme e não cessa de trabalhar em favor dos seus amados. A fé do discípulo de Jesus é a certeza que independentemente das circunstâncias Deus continua inabalável, santo, amável e pronto a abençoar a todos os que Nele confiam.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hebreus 11.1).

O discípulo de Cristo possui uma fé baseada nas verdades contidas Palavra de Deus e não em fábulas compostas artificialmente por homens cheios de imaginação, mas sem nenhuma autorização ou comunhão com Deus.

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. (2Pedro 1.16).

A nova fé dada ao nascido de novo em Cristo é o escudo invisível que ele usa para se defender no mundo espiritual contra toda investida de Satanás, da carne e do mundo que guerreiam no sentido de afastá-lo de seu Senhor e Salvador.

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios 6.16).

A fé da nova vida em Cristo Jesus é um dom capaz de remover montanhas de dúvidas, de medos, de tribulações, de enfermidades, de pecados, de maldições e torna o homem apto para alcançar a salvação pela graça de Deus.