Lívia - MAGNÍFICO DISCURSO EM FAVOR DA LEI DE DEUS – Comentário que vale a pena publicar

O comentário abaixo foi publicado pela leitora Lívia em defesa do meu artigo SE ME AMAIS, GAUADAREIS OS MEUS MANDAMENTOS, publicado no Recanto das Letras em 03 de dezembro de 2009, no link http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1957753.

Mantive o texto na íntegra, com as mesmas palavras, fazendo apenas pequenas correções na pontuação e em algumas iniciais que devem ser maiúsculas.

Muito obrigado, Lívia, por sua contribuição.

Wilson do Amaral

Segue o comentário:

Irmão Rafael, o senhor entrou num assunto interessante que tem a ver com princípios e costumes. Costume é o que um determinado grupo de pessoas em uma determinada época exerce. Já os princípios são imutáveis. Se analisarmos Romanos 2:17-28, podemos ver que o apóstolo Paulo diferencia princípio do costume. Ele estava chamando atenção daqueles que estavam colocando os costumes, como a circuncisão, acima dos princípios estabelecidos por Deus que são as leis escritas pelo Seu próprio dedo. E, em Isaías 56:1-7, Jeová demonstra o desejo de que os estrangeiros (gentios) que O aceitaram, ou seja, os que aceitaram a Jeová, o Deus verdadeiro que Israel adorava, guardassem o sábado. Sabe, irmão, Ellen White não tem a ver com o fato de decidirmos guardar a lei de Deus como nosso princípio de vida. Os princípios de Deus já eram vividos desde antes do pecado entrar no mundo. O próprio Deus exerceu o princípio do sábado e isto está em Gênesis 2:2-3. Jeová abençoou e santificou o sábado porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. A razão de existirmos é porque Deus realizou a obra da criação, portanto guardar o sábado é um princípio importantíssimo e agrada a Deus. Jeová não precisou descansar, mas o fez como exemplo para nós, Suas criaturas. Deus não precisou escrever os mandamentos para Adão e Eva porque, como não existia o pecado no mundo, não precisava de lei para apontar o mesmo. Se todos nós fôssemos perfeitos, sem pecados, como Adão e Eva eram antes de desobedecer a Deus, não precisaríamos de lei nenhuma; naturalmente daríamos lugar para os idosos se assentarem no ônibus, na fila do banco e do caixa do supermercado - daríamos a preferência para as gestantes e idosos, não precisaríamos nem do farol no trânsito para os pedestres atravessar a rua, porque todos, naturalmente, seriam gentis e corteses.

Percebe, irmão, ninguém está dizendo que temos que guardar a lei de Deus para ser salvo.

continuação.

A guarda da lei não é motivo de vanglória, pois ela é apenas princípios que são seguidos naturalmente por aqueles que aceitaram a Cristo como Salvador. Somente Deus tem o poder de pagar o preço do pegado. Sou consciente disso; sou consciente de que eu vivo porque Jeová que é onisciente nos criou mesmo sabendo que a humanidade iria pecar. O ato de Sua criação mais uma vez fala que Ele é amor. E eu aceito a Jesus como meu Salvador e é a minha gratidão que me move a guardar a Sua lei, inclusive o mandamento do sábado, porque eu acredito que já era assim antes do pecado entrar no mundo e assim será quanto Cristo voltar e acabar com o pecado de uma vez por todas.

Que Deus seja louvado! Amém!