'Vamos Orar?'

Vamos orar?

Elisabeth Lorena Alves

Orar é algo importante na vida do cristão. Buscar ter comunhão com o Senhor através de um diálogo claro e objetivo, deixando claro para nós mesmos o que estamos apresentando a Deus, como louvor, como agradecimento ou como pedido.

Sim, orar é na verdade observar seus próprios desejos, analisar se eles são compatíveis com a vontade de Deus, se respeitam os direitos das pessoas que nos cercam. Orar é mais importante para nós, que para Deus. Afinal, Deus é Fiel, Eterno e Pai, independente de nossa existência ou de nossa observância aos seus preceitos. Mas nós, por outro lado, precisamos de Deus.

A forma ideal de transformar nossa precisão real em dependência é através de oração. É na oração que nos mostramos como realmente somos, pois estamos a sós com Deus e abrimos o mais secreto de nosso íntimo e o expomos, tanto para nós mesmo, quanto para o Senhor Jesus.

Orar é tão importante, mas mais importante é a condição que deve estar o nosso coração quando oramos. Não podemos orar enquanto nosso coração está chateado. O Apóstolo Pedro ensinou que se estamos em desacordo com nossos cônjuges, temos a nossa ligação com Deus interrompida (I Pedro 3-7), assim, devemos conversar e perdoar-nos mutuamente antes de nos dirigirmos ao Eterno, que é Santo e nos aceita quando procuramos aplicar nosso coração a viver em santidade.

Muitos de nós estamos mais preocupados com o que vamos receber e estipulamos a Deus que Ele deva fazer isto e não aquilo, isto fugindo de um dos maiores preceitos da oração que é ser da vontade do Senhor e não nossa: " E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve (1 João 5:14) ." E mais ainda nos disse o Senhor Jesus, que antes de buscarmos o que nos agrada, buscássemos as coisas do Céu: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33)”. E mais, excelente exemplo de abnegação nos deu o próprio Senhor Jesus quando pediu que Deus fizesse a Sua vontade e não a de seu Filho que naquele momento era ver passar Dele o cálice da Morte: “ E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres (Mateus 26:38-39).” Sim, mesmo sendo Deus, ao moldar-se a Natureza humana, Jesus aceitou sua condição de Filho e não desejou que sua vontade fosse feita, mas que fosse respeitada a vontade Daquele que é Fiel e que sabe todas as coisas.

Nossas orações devem ser pautadas na orientação do Espírito Santo, pois nós não sabemos o que precisamos de fato, nossa visão é limitada pela nossa condição terrena, mas, uma vez guiados por Aquele que esta conosco para nos auxiliar em nossos pedidos, podemos alcançar o Céu através de nossa oração, mesmo que em lágrimas inexplicáveis: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos (Romanos 8:26-27)” . Sim, nossas orações em todo o tempo devem ser de acordo com o Coração de Deus.

Orar é algo que deve ser feito dia e noite, afinal é uma observância bíblica: “Orai sem cessar ( I Tessalonicenses 5-17) .” Não devemos interromper nossas orações, antes estarmos sempre em comunhão com o Senhor, em todos os nossos passos. Isto não quer dizer que devamos deixar nossas responsabilidades e seguirmos apenas orando, mas quer dizer que é possível se ter sim uma vida de observância a Oração, mesmo entre nossos afazeres.

Os heróis antes de nós venceram pois tiveram suas vidas entregues no altar da oração. Que possamos aprender com eles!

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 05/09/2012
Código do texto: T3867090
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.