TEMA: A esperança da Igreja esta em Cristo.

TEXTOS: At. 1:11; 1Co. 15:51-52; Tt. 2:11-14.

INTRODUÇÃO:

A doutrina da vinda de Cristo deve continuar acessa e viva no seio da Igreja. Observa-se que ao longo dos anos muitos religiosos marcaram de maneira errônea a data singular do retorno de Cristo. Com isso houve por parte de muitos uma desconfiança desta verdade Bíblica no que se diz: “ARREBATAMENTO”. A Bíblia Sagrada por si não revela “dia e hora”, mas garante que “CRISTO VOLTARÁ”.

Definição do termo:

“Arrebatamento”. Segundo Ferreira (2001, p. 62), “1. Ato ou efeito de arrebatar (-se). 2. Estado de individuo arrebatado”.

Aplicação: A vinda de Cristo é a esperança da Igreja dos nossos dias.

1. A IGREJA ESPERA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.

1.1. PACIENTEMENTE, ESPERA COM ALEGRIA A IGREJA O REINO DE CRISTO, QUE NÃO É:

a) Terreno – Tal reino expressado é um “Reino Eterno”. Confira: Dn. 7:14.

b) Sem destruição – Este reino não será destruído e nem pode. Confira: Dn. 7:14.

c) Sem limites – O reino é sem previsão de fim ou de existência. Confira: Dn. 7:14.

1.1.1. Afirmações de Jesus Cristo referente à sua vinda.

Jesus sempre afirmava que voltaria:

a) Para buscar seu povo. Confira: 1Ts. 4:16-17.

b) Derramar seus juízos sobre a terra. Confira: Ap. 16:1-21.

c) Estabelecerá seu reino milenial. Confira: Ap. 20:1-3.

1.1.2. Definição da volta de Cristo e seu objetivo.

A volta de Cristo é definida dentro das suas determinações e particularidades já traçadas por Deus.

a) Quem verá seu retorno? Somente a Igreja. Confira: 1Ts. 4:16-17). De fato esta segunda vinda de Cristo será invisível para o mundo pecaminoso.

b) Todo olho verá? Na terceira vinda “sim”. De fato todo olho o verá. Confira: Ap. 1:7.

1.1.3. A segunda vinda de Cristo é a esperança da Igreja peregrina.

A Igreja lutadora, perseverante espera o escape divino e se mantêm em estado de alerta.

a) Permanece Vigilante – Quem espera, deve esta em alerta a todo o momento, pois Cristo virá como ladrão. Confira: 1Ts. 5:2. Este pode ser considerado como o “DIA DO SENHOR”.

b) Vigilante esta a sentinela – Deus preserva o coração do justo a “cidade” na base da santificação e só assim a sentinela os “olhos” permanecem em alerta, vigiando sempre. Confira: Sl. 127:1.

1.1.4. As duras dores de quem não esperar.

Quem não se manter na pureza e em estado de vigilância sofrera a pena!

a) Padecerá por falta de mantimento – Não haverá pão para saciar a fome. Confira: Lc. 6:25.

b) Sentirá profunda tristeza – Não se verá mais alegria, somente pranto. Confira: Lc. 6:25.

c) Dias de trevas se verá – Ocorrerá um período de trevas. Confira: Am. 5:18.

d) Os cânticos serão de tristeza – Toda musicalidade será de tristeza. Confira: Am. 8:10.

1.1.5. Os danos provindos do arrebatamento ou sinais da volta de Cristo.

O evento do arrebatamento trará consigo uma serie de acontecimentos inevitáveis:

a) Nação contra nação – Supostamente guerras. Confira: Mt. 24:7.

b) Fomes – Especificamente falta de recursos naturais. Confira: Mt. 24:7.

c) Terremotos – Um ciclo de tremores sem precedentes. Confira: Mt. 24:7.

d) Pestes – Doenças epidêmicas mortais. Confira: Mt. 24:7.

e) Escândalos – Danos morais, materiais e ético. Confira: Mt. 24:10.

f) Traição e confusão – Falta de união e muita discórdia. Confira: Mt. 24:10.

g) Falsos profetas – Adivinhadores e enganadores. Confira: Mt. 24:11.

h) Proliferação da iniqüidade – A decência é ferida, uma geração pecadora. Confira: Mt. 24:12.

2. O ARREBATAMENTO E SEU ESTADO OCULTO.

O arrebatamento é uma esfera de acontecimento oculto, ninguém tem ciência e nem previsão deste evento. Nem os homens, nem os anjos e nem o próprio Cristo, somente Deus tem a data certa.

2.1. CRISTO DARÁ UMA SURPRESA PARA O MUNDO.

O mundo não sentirá a chegado do filho de Deus, para resgatar seus escolhidos.

2.1.1. O sistema humano não tem previsão – O mundo não sabe nem o dia e hora. Confira: Mt. 25:13.

2.1.2. O mundo pecador e materialista não espera este evento – O mundo não tem fé no retorno de Cristo e neste aspec não crer neste evento. Confira: Hb. 11:6.

2.1.3. O mundo pecador não se preparará para este dia – O mundo pecador não tem santificação, nem a preserva para tal evento e não se mantêm em vigilância. Cristo virá como ladrão. Confira: Ap. 3:3.

2.2. O ARREBATAMENTO OCORRERA NUMA ESCALA ÚNICA.

Referente ao retorno de Cristo, este evento se firmará numa única escala em todo globo. Tais eventos não poderão ser evitados, e quando ocorrer, a mídia não poderá presencia este glorioso momento.

2.2.1. O evento referente à vinda de Cristo se sucedera numa amplitude única – As Escrituras Sagradas registram mais de 60 profecias concernente a vinda de Cristo.

2.2.2. O evento referente à vinda de Cristo é o mais esplendoroso acontecimento em escala global – Estudiosos usam o texto Bíblico de (1Ts. 4:16), para definir este magno evento em estado geral.

3. O ARREBATEMANTO E O PODERIU DE CRISTO PERCEBIDO.

Jesus Cristo o filho de Deus virá na gloria do seu poderio. O seu retorno iminente sempre foi palco de debates entre os cristãos da Igreja primitiva. Paulo (apostolo) tentou minimizar o problema explicando o processo do mesmo em suas cartas. Sabe-se que tal evento é somente valido para quem crer no mesmo.

3.1. A VALIDADE DO ARREBATAMENTO.

O arrebatamento tem seus pontos cruciais e os tais devem ser considerados. Observe:

3.1.1. A vinda de Cristo é para quem crer na ressurreição do corpo – Assim como Cristo ressuscitou dentre os mortos, os que morreram em Cristo haverá de ressuscitar. Confira: 1Co. 15:22.

3.1.2. Quem não crer na ressurreição não terá o direito de reinar com Cristo – Cristo ressuscitou dentre os mortos nas primícias do seu poder. Confira: 1Co. 15:20.

3.1.3. Quem sustenta o pensamento oposto da ressurreição tem a morte por vitoriosa – Este tal não reinara com Cristo, pois Cristo aniquilara a morte, a morte será destruída. Confira: 1Co. 15:26.

3.1.4. Mudança de estado – O nosso corpo corrompido se tornara em incorruptível. Confira: 1Co. 15:42.

3.1.5. Imagem restaurada – A nossa imagem será restaurada em virtude do pecado que nos rodeia. Pois tal imagem se assemelhara com a de Cristo. Confira: 1Co. 15:49.

3.1.6. Reconstrução – A casa será reconstruída, a gloria da segunda casa será maior. Confira: 1Co. 15:50.

3.1.7. Esperança garantida – Quem espera em Deus será salvo. Confira: Mt. 24:13.

CONCLUSÃO:

A receita para quem deseja vencer o mal, o sistema pecaminoso existente é permanecer em vigilância.

REFERENCIAS:

Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, 1.552 p.

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989 – minidicionário Aurélio do Século XXI. Escolar: O minidicionário da língua portuguesa, Rio de Janeiro (RJ): Nova fronteira, 2001.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 21/09/2012
Código do texto: T3893867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.