"O coração do homem é como o mercúrio tanto está aqui agora, como logo a seguir está noutro lugar, hoje assim, amanhã a pensar de outra forma." Lutero


Ah! o nosso coração, tão enganoso coração, tão volátil coração, que assemelha-se ao mercúrio, que em outras ocasiões, assemelha-se a um tigre feroz, que arduamente precisa ser disciplinado, domesticado, domado, conquistado;
 
 Mas por quê sabendo de tantas razões, impecilhos, para não confiar nele...
 
 
Insistimos em confiar, seguir aos  seus apelos?
 
 
A resposta seria porquê temos insensatos corações?
 
 
Se temos, então ainda não temos a mente de Cristo?
 
 
Não andamos no espírito?
 
 
Não entregamos os nossos corações ao crivo do Seu Amor e Justiça?
 
 
Para que Ele nos guie, traga cativo os nossos ardorosos impulsos de carnalidade, que vibram, ressoam as batidas dos nossos indomados corações!
 
 
Mas essa maravilhosa, abençoada transformação, não é feita pela nossa força, pelo nosso braço, nem pela ajuda de amigos, psicológos, psicoterapeutas, livros de auto-ajuda...eles, por si sós, não conseguem nem dominar a sua própria fera insaciável, imagine domar um outro coração!
 
 
Então temos de ter humildade e reconhecer que O Senhor é o Único, que pode domar, rebelar, transformar e nos abençoar, doar um novo coração, que será guiado por um novo espírito!
 
Assim esse novo coração deixa pra trás todos os resquícios dos enganos, iras, compulsividades de satisfazer aos seus apelos, que não  se cansava de pedir mais, mais... adrenalinas, emoções!
 
 
Um coração que só queria sentir...sentir...os apelos dos olhos, concupiscências da carne; ele era o motor gerador  que satisfazia aos apelos do maligno, o espírito do engano que comandava o coração irrequieto, corrupto, carnal e o pior, um coração agonizante, morto!!!
 
 
O Senhor nos tirou desse mar de lama, morte...e com esse novo coração estamos aptos , preparados, para nos relacionarmos verdadeiramente com o nosso próximo, a perdoá-lo, amá-lo profundamente, não com as batidas desse órgão, mas sim , uníssono com a nossa mente racional, crística que nos sinalizará...
 
 
Esse é o caminho da vida!!!


E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Ezequiel 11:19