LITURGIA DA PALAVRA 07 OUTUBRO 2012

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 07/10/2012

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Inicio do Sínodo dos Bispos, Cinqüentenário do início do Concílio Vaticano ll e abertura do Ano da Fé

Rezemos nesta Missa pelas intenções da nossa Igreja. Inicia-se neste domingo , em Roma. A Xlll Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema: “A nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”. No dia 11 deste mês, celebraremos o cinqüentenário do início do Concílio Vaticano ll e o começo da Ano da Fé, determinado pelo Papa Bento XVl, co,m o objetivo de tornar cada vez mais firme nossa relação com Cristo senhor. Em nossa Arquidiocese celebramos o Mês do Dízimo, a fim de nos conscientizar-mos sobre a necessidade da nossa participação na manutenção da evangelização. Ainda, em nível nacional realizam-se hoje as eleições municipais, o que também precisa das nossas orações para que o Brasil aprofunde a cultura democrática e cidadã.

ANIMADOR:

Escutem os com amor as leituras de hoje, a fim de que sejamos iluminados pela Palavra de Deus e transformados por sua força libertadora.

LEITOR

PRIMEIRA LEITURA (Nm 11,25-29)

Leitura do Livro do Gênesis

18 O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só.

Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”.

19 Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais

selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para

ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que

Adão desse.

20 E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas

as aves do céu e a todos os animais selvagens;mas Adão

não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão.

Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e

fechou o lugar com carne.

22 Depois da costela tirada de Adão, O Senhor Deus formou a

mulher e conduziu-a a Adão.

23 E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e

carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi

tirada do homem”.

24 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá

à sua mulher, e eles serão uma só carne

Palavra do Senhor

T- Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL 127(128)

O SENHOR TE ABENÇOE DE SIÃO, CADA DIA DE TUA VIDA.

1 Feliz és tu se temes o Senhor e trilha seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem.

2 A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua

casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de

tua mesa.

3 Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor.

O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida,

4 para que vejas prosperar Jerusalém e os filhos dos teus filhos.

Ó Senhor, que venha a paz ao vosso povo.

SEGUNDA LEITURA (Hb 2,9-11)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos:

9 Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o

vemos coroado de glória e honra por ter sofrido a morte.

Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte.

10 Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as

coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória,

levasse iniciador da salvação deles à consumação,

por meio de sofrimentos.

11 Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados,

são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão ele

não se envergonha de os chamar irmãos.

-Palavra do Senhor

T- Graças a Deus

EVANGELHO (Mc 10,12-16)

P- O Senhor esteja convosco

T- Ele está no meio de nós

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (2) alguns fariseus se aproximaram de Jesus,

para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao

homem divorciar-se de sua mulher.

3 Jesus perguntou: “O que vos ordenou Moisés?”

4 Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma

certidão de divórcio e despedi-la”.

5 Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração

que Moisés vos escreveu este mandamento.

6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem

e mulher.

7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão

uma só carne.

8 Assim, já não são dois, mas uma só carne.

9 Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”

10 Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas

sobre o mesmo assunto.

11 Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar

com outra , cometerá adultério contra a primeira.

12 E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com

outro, cometerá adultério”.

13 Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse.

Mas os discípulos as repreendiam.

14 Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim

as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos

que são como elas.

15 Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como

uma criança, não entrará nele”.

16 Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhe as mãos.

– Palavra da Salvação

T. Glória a vós, Senhor

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

O Evangelho de hoje nos fala de um tema importantíssimo. O assunto de hoje é a família e, de modo particular, destaca o significado do casamento. Vivemos uma época difícil onde a família virou brinquedo nas mãos dos produtores de novelas, e o Sacramento do Matrimônio é encarado como um jogo de azar.

Milhares de casais se perguntam se ainda vale a pena insistir na tentativa de conciliar uma relação que começou errada e que vai se arrastando por anos e anos de forma insustentável e sem perspectivas de reconstrução.

Aquela chama ardente do amor que aquecia o lar e que mantinha unida a família desapareceu. Não há mais carinho, respeito, fidelidade, nem sequer harmonia. Quando o casamento chega nesse estágio, a paz é a primeira a desaparecer do lar.

Todos sofrem. Os filhos acabam se envolvendo no fracasso de seus pais e, no final, todos se perguntam: “Será que Deus prefere vê-los juntos brigando ou ficaria mais feliz com a separação? Será que vale a pena continuar juntos? Não é melhor que cada um siga seu caminho e tente reconstruir sua vida?”

A essas perguntas a lógica humana responde sem hesitar: é melhor a separação! Também os fariseus pensam assim e tentam apanhar Jesus numa armadilha ao fazerem esta pergunta: “É lícito ou não o homem repudiar sua mulher?”

Pergunta cheia de veneno, pois o divórcio era praticado pelos judeus com muita naturalidade. A lei mosaica era clara quanto à legalidade da separação. Se Jesus dissesse que era lícito, estaria indo contra a sua posição de defender a mulher, se dissesse que não, iria contra a lei de Moisés. O que dizer?

Jesus esvazia o argumento dos fariseus, indo buscar nas Escrituras, no relato da criação, o fundamento bíblico do matrimônio. Com autoridade Jesus diz que Moisés fez concessão ao divórcio por causa da dureza dos corações do povo, porém no início dos tempos, não era assim.

Jesus finaliza afirmando que o matrimônio é indissolúvel, porque esse é o Projeto de Deus. A mulher não é objeto, ou propriedade do homem que pode dispor dela como achar melhor. Não pode ser usada como um produto descartável; usa-se hoje e joga-se fora amanhã.

Jesus faz questão de ressaltar que Deus quer a igualdade entre o homem e a mulher, pois os fez à sua imagem e semelhança. O homem e a mulher foram criados um para o outro, para se completarem, procriarem e viverem no amor.

Por tudo isso, o homem deixará pai e mãe, se unirá à sua mulher e formarão uma só carne. Todas as diferenças, todos os problemas serão superados pela persistência, pela união profunda, pelo diálogo e pela oração.

Diante dessa posição dura em relação à separação, até mesmo os discípulos de Jesus ficam perplexos, pois não era assim que encaravam a lei. Jesus, porém finaliza reafirmando: “Quem repudia a própria mulher e casa com outra, comete adultério e o mesmo acontece com a mulher”

Todo seguidor de Jesus deve saber que o casamento é um Sacramento santo e indissolúvel porque, na união matrimonial, Deus esta presente. Por isso, Jesus afirma: “Não separe o homem o que Deus uniu!”

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br - 07/outubro/2012

Arquidiocese de São Paulo e Jorge Lorente
Enviado por Antônio Oliveira em 30/09/2012
Reeditado em 05/10/2012
Código do texto: T3909548
Classificação de conteúdo: seguro