Como alcançar um coração grato?

“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria.

O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma ultima casa como um favor especial. O carpinteiro consentiu, mas com o tempo era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão de obra e matérias primas de qualidade inferior.

Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. "Esta é a sua casa", ele disse, "meu presente a você."

Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.”

A gratidão é algo difícil de ser cultivado. Você e eu não conseguimos ser gratos, porque no fundo não vemos motivo real para agradecer; não vemos nada de bom. Nossos olhares são pessimistas e andamos na defensiva; não estamos de fato satisfeitos com a vida que levamos; um vazio de vez em quando nos toma e nos impede de agradecer. Nos tornamos críticos e frios e nem mesmo sabemos porquê.

A Bíblia nos diz “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:18

Esse versículo nos faz entender que é agradável ao Senhor que nós estejamos em todos os momentos agradecidos a Ele, seja lá qual for a situação. Mas para mim é muito evidente que praticamente todo mundo que eu conheço não age dessa forma.

Fiquei, então, pensando “porque será que é tão difícil ser gratos a Deus, se sabemos que Ele espera isso de nós e ainda sabendo que Sua vontade é sempre “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2).

Quantas pessoas no mundo não têm o privilégio de ter suas vidas confiadas a alguém que sabe de todas as coisas e está em todos os lugares para operar em seu favor, através da sua vontade que é boa, agradável e perfeita?!

As pessoas não estão acostumadas a confiar. Não somente em Deus, como, também, umas nas outras. O ser humano vive em estado de medo. Hobes, um pensador do Direito diz isso. E em estado de medo, que ele chama de estado natural, o homem toma decisões movidas pelo instinto, cujas consequências na maioria das vezes são terríveis.

Lembrei de um ensinamento que o Senhor me trouxe há um tempo atrás (Por que fomos chamados? http://www.blogandocomalivia.blogspot.com ). Na parte 2, revela algo sobre a vontade de Deus. Vamos relembrar:

“Por que será que é tão complicado pensar sobre a vontade?

Porque nós somos seres formados por corpo, alma e espírito. A alma toma decisão - escolhe - mas é do corpo (carne) e do espírito que vem a vontade:

Gálatas 5. 13-18:

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opoem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei."

A Palavra do Senhor é clara. Não há como obedecer à carne (nossas próprias vontades) e ao Espírito ao mesmo tempo. Nossa alma precisa saber escolher.

Em Romanos 8.16 diz que o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. O Espírito Santo revela o que tem de nos revelar diretamente ao nosso próprio espírito, numa relação íntima e profunda. Mas a carne, que está mais na superfície, traz sempre à tona nossa própria vontade, nos impedindo de viver em santidade (Tiago 1.14).

A Bíblia nos ensina a buscar conhecer a vontade de Deus e a cumpri-la. Em Efésios 5.17 lemos: "Não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor". Isso é cuidado de Deus nas nossas vidas. Para não errarmos e desviarmo-nos do caminho da verdade, o caminho da salvação, nos perdendo em lugares escuros, nos quais nada mais sentiremos, senão o frio, a solidão, a dor... “

Não é tão difícil, se formos analizar, conhecer a vontade de Deus. A Bíblia nos mostra tantos versículos que expressam literalmente a vontade do Senhor. Veja alguns exemplos:

A vontade de Deus é:

A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. (1 Tessalonicenses 4.3)

Que em tudo dêem graças. (1 Tessalonicenses 5.18)

Que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. (1 Timoteo 2.4)

Esses são só exemplos de vários dos textos da Palavra que nos ensinam, sem margem para interpretações secundárias, a vontade do Senhor.

Só saberemos de fato o que quer Deus que nós façamos se nos relacionarmos com Ele; se soubermos ouvir o que Ele nos diz, se lermos sua Palavra. O "ouvir a Palavra" se transformará em fé, que será a certeza que precisamos para nos esvaziar de nós mesmos, de nossas próprias vontades e sermos cheios de Deus, numa relação íntima, vivendo em santidade.

O princípio para conseguirmos assim viver, posso expressar em um versículo:

"O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança." (Salmos 25.14)”

Isso precisa ser uma certeza em nossos corações: A vontade de Deus é melhor do que a minha. Eu posso até saber o que quero, mas não sei o caminho para alcançar o que quero. Mas Deus sabe o que realmente quero e preciso e qual é o caminho para chegar lá.

Quando ouvimos a Palavra e damos lugar à fé, aprendemos a confiar e aceitar o amor de Deus. E é esse amor perfeito que lança fora todo o medo.

A partir daí, nossas vontades passam a ser as mesmas que as do Senhor.

Em Salmos 37.4-5 diz “Deleita-te no Senhor e Ele concederá o desejo do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará.”

No fundo, o que todos nós queremos é a felicidade. Esse é o maior desejo dos nossos corações. Se queremos saúde, dinheiro, amor, paixão, sucesso, fama, reconhecimento, honras, glórias, casamento, emprego, salário, etc., só os queremos para que possamos alcançar a felicidade.

Sofremos e nos desgastamos buscando coisas que acreditamos nos proporcionar felicidade, entretanto Deus sabe exatamente o que precisamos para sermos felizes e vivermos uma vida plena e abundante aqui na Terra. Basta que nos sujeitemos à sua boa, perfeita e agradável vontade.

Felicidade. Esse é o maior desejo dos nossos corações.

É impossível ser grato sem sentir-se satisfeito. É impossível sentir-se satisfeito enquanto buscamos coisas que não proporcionam a felicidade plena.

Busquemos a vontade do Pai e nos realizaremos plenamente. Nada mais abalará nossa paz de espírito. Nada colocará em cheque nossa felicidade. Seremos completamente satisfeitos. E aí sim, seremos gratos em todo o tempo. Mesmo quando as promessas ainda não puderem ser tocadas com nossas mãos.