Por que fomos chamados? (Parte 2)

PARTE 2: A VONTADE

O que é "vontade"?

O Dicionário Web a define como "nome dado à capacidade de uma pessoa agir com intencionalidade definida. Quando se acende a luz para ver o que se passa na sala, diz-se que a pessoa que age dessa maneira desejou, empenhou sua vontade na ação; este tipo de ação é chamada voluntária. Mas quando a pessoa pisca os olhos diante de um foco de luz, este ato não é desejado; não é um produto da vontade e é chamado involuntário."

O Michaelis define "vontade" como "a principal das potências da alma, que inclina ou move a querer, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Psicol: impulso para agir em todas as fases de desenvolvimento ou, mais especificamente, o processo de volição. Em sentido mais estrito, uma atividade precedida de elaboração mental, de antecipação, incluindo opção ou escolha. É nesse aspecto que, na concepção popular, associa-se a ideia de vontade a uma significação moral, relacionada com certa hierarquia de valores. Capacidade de tomar livremente uma deliberação. Energia, firmeza de ânimo, fortaleza e perseverança no querer ou realizar. Desejo, intenção, pretensão, deliberação, determinação. Resolução. Capricho, fantasia, veleidade. Arbítrio, mando. Gosto, prazer. Propensão natural e mais ou menos irresistível para apetite. Empenho, interesse, zelo. Necessidade física ou moral. Boa vontade: disposição favorável. Com vontade: com gana, com prazer, com zelo e afinco."

Por que será que é tão complicado pensar sobre a vontade?

Porque nós somos seres formados por corpo alma e espírito. A alma toma decisão - escolhe - mas é do corpo (carne) e do espírito que vem a vontade:

Gálatas 5. 13-18:

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei."

A Palavra do Senhor é clara. Não há como obedecer à carde (nossas próprias vontades) e ao espírito ao mesmo tempo.

Em Romanos 8.16 diz que o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. O Espírito Santo revela o que tem de nos revelar diretamente ao nosso próprio espírito, numa relação íntima e profunda. Mas a carne, que está mais na superfície, traz sempre à tona nossa própria vontade, nos impedindo de viver em santidade (Tiago 1.14).

Dessa forma, precisamos entender que, para viver em santidade, precisamos passas por uma mudança de dentro para fora. Uma mudança que comece em nosso espírito, passando pela alma e chegando à carne. Dessa forma, nossa vontade também será santa, como é a vontade de Deus, que nos diz: "Sede santos como eu sou santo." (1 Pedro 1.16)

Mas como conhecer a santa vontade de Deus? Como iniciar essa transformação de dentro para fora?

Nascendo de novo. Jesus disse a Nicodemos: "Necessário vos é nascer de novo. Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." (João 3. 5,7). Se é o Espírito Santo quem nos ensina, precisamos conhecê-lo para saber o que Ele quer, como agradá-lo. E assim, renunciarmos a nós mesmo, renovando-nos a cada aprendizado - de dentro para fora. Tendo em mente que Deus está vendo todo o nosso empenho em agradá-lo e grande será o nosso galardão depois, pois "o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2.17)

A Bíblia nos ensina a buscar conhecer a vontade de Deus e a cumpri-la. Em Efésios 5.17 lemos: "Não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor". Isso é cuidado de Deus nas nossas vidas. Para não errarmos e desviarmo-nos do caminho da verdade, o caminho da salvação, nos perdendo em lugares escuros, nos quais nada mais sentiremos, senão o frio, a solidão, a dor...

Em Oséias 4.6 ("O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.") encontramos um grande tesouro da Palavra. Um prova pura de como Deus se empenha em nos ensinar, para não sermos destruídos. Entretanto, nós nos afastamos do conhecer de Deus e acabamos colhendo duras consequências.

Não é tão difícil, se formos analizar, conhecer a vontade de Deus. A Bíblia nos mostra tantos versículos que expressam literalmente a vontade do Senhor. Veja alguns exemplos:

A vontade de Deus é:

A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. (1 Tessalonicenses 4.3)

Que em tudo dêem graças. (1 Tessalonicenses 5.18)

Que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. (1 Timoteo 2.4)

Esses são só exemplos de vários dos textos da Palavra que nos ensinam, sem margem para interpretações secundárias, a vontade do Senhor.

Só saberemos de fato o que quer Deus que nós façamos se nos relacionarmos com Ele; se soubermos ouvir o que Ele nos diz, se lermos sua Palavra. O "ouvir a Palavra" se transformará em fé, que será a certeza que precisamos para nos esvaziar de nós mesmos, de nossas próprias vontades e sermos cheios de Deus, numa relação íntima, vivendo em santidade.

O princípio para conseguirmos assim viver, posso expressar em um versículo:

"O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança." (Salmos 25.14)

Somente aquele que teme ao Senhor conseguirá se desprender de suas vaidades a fim de agradar ao Senhor. A esses o Senhor fará conhecer o seu segredo, a sua intimidade e esses alcançarão o melhor de Deus, vivendo no centro de Sua vontade que é boa, agradável e perfeita. (Romanos 12.1)

Você é a pessoa que diz "sim" ao Senhor? Que diz "sim" ao Segredo do Senhor? Que vive em temor e santidade?

Você pode ser essa pessoa. Confesse agora ao Senhor, diga a ele que quer fazer sua vontade e ele te receberá em Seus braços. Basta você dizer a ele que "sim".