Deus tem necessidade. . .

Deus poderia ter feito tudo sozinho. Mas ele preferiu contar com cada um em particular. Deus tem necessidade. . . A cada um ele distribui talentos, conforme sua necessidade.

Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para remissão de todos. Jesus iniciou seu trabalho chamando a todos a uma conversão de vida. Convertam-se, porque o Reino do céu está próximo(Mt 4, 17).

A atividade de Jesus consistia em anunciar, ensinar, curar e denunciar as injustiças. Ele mesmo disse: Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância(Jo 10, 10).

Jesus não chama por acaso. Porque? Porque é preciso que a vida brote, flua, prevaleça. Vejamos João 2, 1 a 11 Bodas de Caná. Uma festa de casamento. Jesus estava presente entre os convidados, assim como Maria, sua mãe. Falta vinho. É importante e necessário o vinho para alegrar a festa. No entanto, o cenário é de escassez e de grande carência. Maria dá um sinal, faz a denúncia. Jesus solidariza-se com quem celebra a festa da vida, contribuindo para a superação da escassez, para que a festa continue alegre.

Esse primeiro sinal acontece no seio da família. Num momento de grande carência, Jesus transforma água em vinho. Vinho bom. Tudo isso para que a paz permaneça.

Para Jesus, o segredo da paz, do amor e da vida está no perdão. Jesus ressuscitado disse: A paz esteja com vocês (Jo 20, 19). Em João 20, 23 ele disse: Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. . .

Analisando friamente, percebemos que o lugar mais urgente para vivenciar o perdão é na família. É na família que se aprende a dar os primeiros passos, a enfrentar as dificuldades. É na família que se aprende os primeiros ensinamentos da fé, se aprende a crescer como pessoa humana, se aprende a ter compromisso, a enxergar as necessidades do outro, a estender a mão, a ser solidário. É na família que se aprende a ter respeito mútuo, a valorizar as coisas e as pessoas, se aprende a dialogar, a elogiar, a amar. É na família que começa o testemunho.

Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês (Jo 20, 21). Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade (Mc 16, 15). Portanto, esse é o Plano de Deus para cada um. Isto é, somos discípulos e devemos continuar a ação salvífica de Jesus.

Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 24/02/2007
Reeditado em 25/02/2007
Código do texto: T392447
Classificação de conteúdo: seguro