O SEGREDO É OUVIR

No livro de Ezequiel, cap 17 há o relato do vale dos ossos secos e uma das lições que podemos tirar dele é que o segredo para grandes decisões é ouvir.O interessante é que há um grande segredo entre escutar e ouvir, pois escutar é permitir apenas que um som entre nos ouvidos, mas ouvir é mais que isso,pois é deixar que esse som faça em nós os seus efeitos.Vejamos alguns detalhes de quando nós ouvimos:

A) É preciso ouvir para obedecer: Nos versos 1 e 2 o profeta diz que veio sobre ele a mãos do Senhor e o levou ao vale dos ossos secos e pode andar por ele,contemplar seu número e seu estado de conservação.Se ele não ouvisse não teria obedecido e não teria tido toda aquela visão que o Senhor desejava mostrá-lo.Muitos de nós perdemos por não obedecer,mas se não ouvimos nunca obedeceremos.Não importa onde o Senhor queira nos levar,pois se ouvirmos obedeceremos.Em Isaias 48:17 o Senhor nos diz que é Ele quem nos ensina e nos guia pelo caminho por onde devemos andar.Em Isaias 58:11 Ele diz que nos guiará continuamente e as bençãos em consequência disto são inumeráveis.Em João 16:13 Jesus nos diz que o Espirito nos guiará a toda verdade e a Bíblia diz que a verdade liberta.É preciso ouvir para obedecer.

B) É preciso ouvir para discernir: No verso 3 do texto o Senhor lhe faz uma pergunta sobre o que viu. É preciso ouvir ao Senhor para ter discernimento daquilo que Ele quer de nós.A vontade é dEle ,pois é o soberano.Em Eclesiastes 8:5 a 7 diz que o sábio discernirá o tempo e o modo dos acontecimentos. Em João 11: 25 e 40 Jesus fala pra Maria que Ele é a ressureição e a vida e que se ela crês verá a glória de Deus, em outras palavras, terá o discernimento da vontade do Senhor. Ouvir para discernir.

C) Ouvir para que haja transformação: Nos versos 4 a 6 do texto O Senhor diz que haverá uma grande transformação naqueles ossos pois colocaria neles o espirito, nervos, carnes, em outras palavras, eles voltariam a viver. Um enorme transformação que só seria possível se o profeta ouvisse ao Senhor.Há transformações em nossas vidas ,que nunca experimentaremos se não ouvirmos ao Senhor. Em Salmos 139: 13 a 16 fala do conhecimento que o Senhor tem de nós, pois nos conhece antes de tomarmos forma no ventre de nossa mãe, portanto um conhecimento divino e isto nos mostra que nenhuma transformação em nós para Ele é impossível, faltando apenas para nós aprender a ouvir a Sua voz. Ouvir para que haja transformação.

D) Ouvir para entender a reação: Nos versos 8,9 e 14 nos mostra toda a reação que houve naquele vale de ossos secos, quando o profeta ouviu ao Senhor, discerniu e obedeceu. De um vale de ossos secos surge uma nação toda poderosa e numerosa. Saiu de onde não havia mais esperança, isto é, porque só o Senhor pode nos dar a vida (Jo,11:25) e só Ele é o caminho que nos leva às grandes transformações e milagres (Jo,14:6). Nos versos 11 e 12 do texto mostra que já não havia mais esperança, mas o Senhor conclama a ouvir a sua voz que Ele fará a diferença. Lembre-se de que Ele criou tudo do nada apenas pelo poder de sua voz.

Jeremias fecha o assunto para nós dizendo: "Eu escutei e ouvi " (Jer,8:6). Portanto o segredo de grandes mudanças e realizações está não apenas em escutar, mas em ouvir a voz do Senhor Toda a honra e glória a Ele !

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 20/10/2012
Código do texto: T3942307
Classificação de conteúdo: seguro