Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Atitudes curadoras

(Do livro Gotas de Cura Interior – Padre Léo SCJ)


“Entre os babembas, tribo da  África do Sul, se uma pessoa age de forma irresponsável ou injusta, ela é colocada no centro da vila, sozinha e solta.
Todo trabalho cessa na comunidade e todos os membros da tribo – homem, mulher, criança – se juntam num grande círculo ao redor do acusado. A seguir, cada um da tribo fala com ele, um por vez, relembrando as boas  coisas que a tal pessoa tenha feito na vida. Qualquer incidente ou experiência que possam ser lembrados com algum detalhe e precisão são relatados. Todos os  seus atributos positivos, suas boas ações, sua força de vontade e generosidade são declaradas cuidadosa e minuciosamente.
Muitas vezes, essa cerimônia tribal dura vários dias. Ao final, o círculo tribal é quebrado e dá lugar a uma celebração de júbilo, e a pessoa, simbólica e literalmente,  é  recebida, com boas-vindas, de volta à tribo.

O grande segredo dessa tribo é hoje uma das verdades essenciais no processo educacional, tanto escolar como familiar. Sem  uma palavra de elogio, ninguém tem forças para mudar um comportamento ou corrigir uma atitude.
Como nós, que nos julgamos evoluídos, precisamos aprender para chegarmos ao nível dessa tribo! É urgente que aprendamos a praticar atitudes curadoras.”

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 02/03/2007
Código do texto: T398411
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
fernanda araujo
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1065 textos (249176 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/09/20 20:54)
fernanda araujo