LITURGIA DA PALAVRA 25 NOVEMBRO 2012

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 25/11/2012

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.

ABERTURA DA CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃ

DIA DO LEIGO

A Igreja católica festeja hoje a vitória de Cristo sobre a morte e exalta a regência do seu amor sobre o tempo e a história. É de forma vibrante que a Igreja celebra o último domingo do Ano Litúrgico, proclamando a realeza universal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mediador da Salvação. Assim nos preparamos para, no próximo domingo, iniciarmos um novo ano Litúrgico. Neste domingo se inicia em todas as dioceses do Brasil a Campanha para a Evangelização, com o objetivo de reforçar o anúncio do Evangelho que é a missão da Igreja. A realeza universal de Cristo nos estimula a enaltecer o sacerdócio comum de todos os fiéis e a celebrar com júbilo o “Dia do Leigo”.

ANIMADOR:

Foi na Cruz que Cristo mostrou a extensão do seu reinado e o ápice do testemunho de amor. Ouçamos com atenção:

LEITOR

PRIMEIRA LEITURA (Dn 7,13-14)

Leitura do Livro do Profeta Daniel

13 “Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as

nuvens do céu, vinha um como filho do homem, aproximando-se

do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença.

14 Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos,

nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que

não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.

SALMO RESPONSORIAL Sl 92(93)

DEUS É REI E SE VESTIU DE MAJESTADE, GLÓRIA AO SENHOR.

1 Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se

de poder e de esplendor!

Poderoso é o Senhor nos altos céus!

2 Vós firmastes o universo inabalável, vós formastes vosso

trono desde a origem desde sempre, ó Senhor, vós existis!

3 Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade

em vossa casa, pelos séculos, Senhor!

SEGUNDA LEITURA (Ap 1,5-8)

Leitura do Livro do Apocalipse

5 Jesus Cristo, é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar

dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus,

que nos ama, que poque seu sangue nos libertou dos nossos

pecados (6) e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu

Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém.

7 Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão,

também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da

terra baterão no peito por causa dele. Sim! Amém!

8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso.

-Palavra do Senhor

T- Graças a Deus

EVANGELHO (Jo 18,33b-37)

P- O Senhor esteja convosco

T- Ele está no meio de nós

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (33) Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: "Tu és o rei dos judeus?"

34 Jesus respondeu:"Estás dizendo isto por ti mesmo,

ou outros te disseram isto de mim?

35 Pilatos falou:"Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos

sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?"

36 Jesus respondeu: "O meu reino não é deste mundo.

Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas

lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus.

Mas o meu reino não é daqui".

37 Pilatos disse a Jesus: "Então tu és rei?" Jesus respondeu:

Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto:

para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da

verdade escuta a minha voz".

-Palavras da salvação

Glória a vós, Senhor

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Hoje é um dia festivo para o súdito fiel, pois celebramos Cristo Rei. O Único e Verdadeiro Rei. Rei do universo, Rei das nossas vidas, das nossas famílias e dos nossos corações.

Com a festa de Cristo Rei, nós encerramos este ano litúrgico (ano B). Na

próxima semana estaremos comemorando o primeiro domingo do Advento. O Advento é um tempo de preparação para a vinda do Menino Deus, tempo de espera e início de mais uma caminhada no novo ano litúrgico.

A festa de Cristo Rei do Universo é um prêmio para todo cristão, é a forma que a Igreja encontrou para coroar todos os esforços e trabalhos das comunidades através dessa grande festa. Uma festa que é, ao mesmo tempo, de extrema nobreza e humildade.

Festejamos Jesus, o Rei dos reis que, sendo Filho de Deus, não assumiu o poder nem os símbolos da grandeza humana, mas vestiu-se com as roupas da humildade, da simplicidade e da pobreza. Um Rei nobre por natureza, capaz de vencer sem destruir, fazendo do amor sua única arma.

Pilatos perguntou a Jesus se Ele era rei. Ao dizer: “Meu Reino não é daqui”, Jesus deixa claro que é um Rei diferente, que não usa de força nem de violência para conseguir seus objetivos. Jesus é um Rei que não oprime, que não explora, que não engana seus súditos.

O Reino de Jesus é um Reino de amor, de justiça, de paz e de fraternidade. Um Reino onde os direitos são iguais e respeitados. Um Reino onde as pessoas não são valorizadas pela cor, posição social ou conta bancária.

Parece utopia, mas esse Reino existe. Não só existe como não está distante, como imaginamos. É o Reino da partilha e da comunhão. Deve começar aqui na terra, na nossa família, na comunidade e estender-se por toda a eternidade.

“Venha a nós o vosso Reino!” Essa é a súplica que fazemos na oração que o Senhor nos ensinou. Nesse Reino, autoridade é serviço. Quem é o maior e primeiro, se faz o menor e o último. Esse é o Reino que nos espera. Um Reino de harmonia, onde a violência e o ódio cedem lugar ao amor e à paz.

Jesus finaliza dizendo que veio ao mundo para dar testemunho da verdade. Só a verdade liberta. Para o cristão que vive a verdade já está reservado o Reino de Deus, um Reino sem muralhas onde as portas estão permanentemente abertas.

Para entrar no Reino basta saber amar e perdoar.

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br - 25/novembro/2012

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO E JORGE LORENTE
Enviado por Antônio Oliveira em 19/11/2012
Reeditado em 19/11/2012
Código do texto: T3993651
Classificação de conteúdo: seguro