Não endureça o coração ao sofrimento alheio

"E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus" (NE 1:3-4)

Irmãos, Neemias, mesmo servindo rei, estava preocupado com os seus irmãos espirituais que tinham restado do cativeiro. Ao saber que as notícias não eram boas e que eles estavam passando por grande sofrimento, ficou muito abatido e chorou.

Neemias demonstrou grande sensibilidade e compaixão. E nós? Será que nos compadecemos ou temos um coração frio e duro?

Infelizmente, vivemos em uma sociedade extremamente individualista. Estamos sempre preocupados com os nossos problemas, com nossos afazeres diários e acabamos endurecendo o coração para problemas que "não são nossos".

O que esquecemos é que Neemias também poderia ter agido dessa forma. Ele estava bem, não estava passando por aquelas necessidades mas, mesmo assim, quis fazer algo e pediu ao rei, no capítulo seguinte, permissão para ir edificar Jerusalém. Além disso, ele teve uma atitude muito mais importante: orou a Deus pelo povo.

Alguns se justificam dizendo que não têm tempo ou condições de ajudar outras pessoas. Contudo, sejamos sinceros: um sorriso, uma palavra de fé e uma oração são de graça.

Irmãos, não fiquemos arrumando justificativas e não endureçamos nossos corações. Estejamos sempre prontos a fazer o que Cristo nos mandou: amar ao próximo como a nós mesmos (MC 12:33).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 01/12/2012
Código do texto: T4014708
Classificação de conteúdo: seguro