PORQUE JESUS ANDOU SOBRE AS ÁGUAS

Conforme narra Mateus 14:25-33, Jesus andou sobre as águas. Porque (ou para que) Ele teria feito isso e qual seria lição para nós?

"Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus."

Porque Jesus fez isso – ir andar sobre as águas àquela hora da noite? O que pretendia demonstrar? Qual o valor espiritual dessa demonstração e que lições poderíamos tirar dessa experiência?

Em primeiro lugar, Ele pretendia demonstrar para os discípulos, adoradores de Yaweh, o Deus de Abraão,de Isaque e de Jacó, Seu poder como o Deus Criador do Universo e Soberano sobre as forças da natureza, não limitado pela lei da física ou qualquer conceito humano; o mesmo Deus que guiou seus pais do Egito pelo deserto do Sinai, de dia numa coluna de nuvem, de noite numa coluna de fogo, o qual lhes enviou o maná e fez-lhes jorrar água da rocha. Ele também queria mostrar para o mundo idólatra a Si e ao Pai como único Deus digno da adoração e fé, o qual tem poder para criar todas as coisas e pode vir a nosso encontro e socorro por caminhos que não imaginamos. Em segundo lugar, na experiência de Pedro, Ele queria mostrar que, através da fé nEle, nada é impossível para nós, pois podemos fazer o bem, crescer espiritual e moralmente, guardar a Lei de Deus e alcançar a santificação e perfeição enquanto mantermos os olhos em Cristo como referência e meta (pois, como humano, Ele deu-nos o exemplo obedecendo e sendo fiel), e não com os olhos em nós mesmos, pois é assim que a humanidade afunda cada vez mais e leva a natureza e o planeta juntamente consigo para o abismo da inexistência. Quando nos tomamos por base, logo afundamos, como Pedro ao andar sobre as águas enquanto olhava para Jesus, mas, ao sentir a força do vento e olhar para sua imperfeição, sentiu medo e começou a afundar. Todavia, ao seu pedido de socorro, Jesus estendeu a mão e o fez subir à superfície das águas, dando exemplo do que pode fazer conosco sempre que, por nossas escolhas e práticas, estivermos afundando e, ao reconhecermos nossas fraquezas e incapacidade, lhE pedimos socorro.

Portanto, sendo que temos visto quantos fracassos acarretamos sobre nós, a humanidade e a natureza por desprezarmos a orientação divina quanto a nossa conduta, está na hora de voltarmos à Palavra de Deus e tomarmos Jesus como referência para estarmos preparados quando Ele voltar nas nuvens do céu para nos salvar e restaurar nosso planeta. – Mateus 24 e 25.

Esse dia não tardará. Portanto, prepare-se!

Wilson do Amaral