Qual a diferença entre o procedimento de Zaqueu e o do moço rico, narrado em Mateus 19:16-30?

O Evangelho Segundo Mateus (19:16-30) narra que um moço, aproximando-se de Jesus indagou: "Que devo fazer para herdar a vida eterna?".

Jesus lhe recomendou que observasse os Mandamentos, que distribuísse sua fortuna com os pobres e o seguisse.

O jovem não concordou com a ideia de despojar-se de sua fortuna material e afastou-se muito triste, tendo o Mestre exclamado: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus".

O moço não fez como Zaqueu, que disse ao Senhor Jesus que daria a metade de seus bens aos pobres e se alguma coisa havia defraudado de alguém, lhe restituiria quadruplicado, Jesus com imensa alegria sentenciou: "Zaqueu, hoje entrou a salvação em tua casa".

O moço preferiu antes manter a posse dos seus bens materiais que seguir Jesus, deixando assim de acumular tesouro nos Céus.

Bibliografia:

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves de Godoy

Na Escola do Mestre - Vinícius

Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbal Schutel

ESE, capítulos IV e XXVI

O Livro dos Espíritos - L.E., livro segundo, capítulo IV (perguntas 166 a 221) e capítulo V (pergunta 222).

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 16/01/2013
Código do texto: T4088046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.