Qual foi a ação de Jesus quando entrou no Templo de Jerusalém?

No primeiro pátio do Templo, ficavam as oferendas necessárias aos sacrifícios ritualísticos dos peregrinos: pombas, cabritos, cordeiros, etc.

Havia os cambistas para essas compras.

Se o uso era legítimo, dentro de suas Leis, tornava-se abusivo pela ambição e corrupção dos mercadores.

Jesus chamando pelos testemunhos de Isaías e Jeremias, citou a vontade do Pai: "Está escrito, a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos" (Isaías 56:7). "Vós, porém, fazeis dela um covil de salteadores" (Jeremias 7:11). Para Jesus, culto não é o elemento essencial da religião: a oração e a fé com obras legítimas são o vínculo com o Pai.

Consciente do seu grande momento messiânico, o Mestre se declara contra as religiões dogmatizadas que exploram a boa fé do povo e, por adição, contra seus líderes, autênticos obreiros fracassados e atolados no orgulho.

Exemplificando: - cura cegos e coxos, ensinando que os bens divinos são dados pela Providência para alívio dos que sofrem - "Dai de graça o que de graça recebestes".

É certo que, em hipótese alguma, consegue-se o perdão de nossos erros por oferendas ilusórias ou falsos acordos de promessas vãs. Somente com a reconstrução, a vitória sobre a deficiência espiritual, através da Reforma Íntima trabalhada e cultivada na reação expiatória e regenerativa, o homem se liberta de suas dívidas espirituais. É o arrependimento e coragem de renovação mental.

Bibliografia:

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves de Godoy

Na Escola do Mestre - Vinícius

Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbal Schutel

ESE, capítulos IV e XXVI

O Livro dos Espíritos - L.E., livro segundo, capítulo IV (perguntas 166 a 221) e capítulo V (pergunta 222).

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 17/01/2013
Código do texto: T4089918
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.