Será uma resposta relativa, porque considerando que cada cabeça é um mundo ou cada caso é um caso, a FÉ pode fazer rir, pode fazer chorar, pode levar à solidariedade, etc... Serão muitas respostas e, nem por isso o assunto será encerrado...

Inicialmente, poderia dizer que temos aquela frase, segundo a qual, FÉ DEMAIS NÃO CHEIRA BEM... Dependendo da leitura...

Em segundo lugar, poderia fazer uma pergunta: Qual a fruta do pecado??? Certamente, uma fruta que se toma e depois se pode comer, é o coco que a pessoa toma a água e depois come aquela película branca...

Ou seja: O objetivo da FÉ não deve ser fazer rir, mas levar o ser humano a refletir sobre o que faz parte da vida e não ficar rindo da vida, como se estivesse participando de algum concurso de anedotas ou programa humorístico...


No texto anterior: MORRO DE RI E NÃO ACHO GRAÇA (?!)... Apresentei o exemplo de um nome de igreja, e fiz um comentário sobre a FÉ em nosso tempo:


Entre uma gargalhada e outra, ri um pouco com a postagem (no facebook) que dizia o seguinte: Igreja Bagual Coice no Capeta – Galopando para Querência Celestial.

Realmente MORRO DE RI E NÃO ACHO GRAÇA... Afinal, entre as loucuras do mundo moderno, está a loucura de falar ou se referir a coisas que não conhece... Certamente, quando esteve aqui na terra, o SENHOR JESUS falou sobre coisas simples como sal e luz e, o título que usou para si, foi o de BOM PASTOR, e olhe que a função de pastor era uma das mais sem futuro que havia, por causa da forma como os que exerciam a função de pastor faziam para permanecer com aquele ganha pão...

Interessante que, numa das cartas (na BÍBLIA) ao falar sobre Satanás, o autor da carte disse que ao contender com Satanás (o adversário de DEUS), Miguel que estava sendo enviado por DEUS, disse: O SENHOR TE REPREENDA... E, por incrível que pareça (em nosso meio), pessoas falam em saquear o inferno e, como diz a foto (no facebook), tem gente dando “coice em Satanás”...


AGORA, vamos analisar a compreensão que se pode ter de algo tão comum em nossos dias:

PRIMEIRO: Igreja Bagual (não sei o que significa Bagual – deve ter a ver com o local onde foi fundada);

SEGUNDO: Coice no Capeta (?!) – quem dá coice é animal com patas e, assim, poderia dizer que se trata de uma igreja de animais;

TERCEIRO: Muito que acontece em nossa época, não tem a ver com a realidade... O exemplo citado, foi do facebook, um ama pessoa adicionada que mora em outra região e, por isso a dificuldade em entender o nome da Igreja (suponho que fundada por cristãos)...

QUARTO: O que reforça a ideia que seria uma Igreja pra animais de patas é o fato de dizer a legenda que: Galopando para Querência Celestial – Como não tenho elementos pra dizer que o animal que galopa não estaria no Reino de DEUS (dos céus)...

QUINTO: Pra completar, conforme o Aurélio, QUERÊNCIA significa: Lugar onde o gado pasta ou onde foi criado...


SE alguma vez for convidado para ministrar a palavra num lugar assim, ilustrarei a mensagem com a história seguinte:

Num hospício, o dire4tor entrevista alguns internos e um deles diz ter escrito um livro: A GRANDE CAVALGADA... E mostra o rascunho de umas duzentas páginas...

Admirado do feito, o diretor pega o esboço do livro, parabeniza o interno pelo feito e começas a folhear e percebe que do começo ao fim (do rascunho) estava escrita apenas à palavra: PÓ–CO–TÓ... PO–CO–TÓ...

Realmente, A FÉ FAZ RIR... Porque muito do que acontece em nossos dias, nunca foi ensinado por JESUS ou por algum dos seus seguidores... INCLUSIVE, nem na época do Antigo Testamento (quando a fé em DEUS era restrita ao povo de Israel), a FÉ espiritual era simplesmente um produto comercial...

Lembro que a dois mil anos (quando JESUS esteve entre os seres humanos) falou de forma a ser entendido por pessoas de todos os níveis: Intelectual ou não... Exemplo de expressões usadas pelo MESTRE dos mestres: EU SOU O PÃO DA VIDA... EU SOU A PORTA... EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA... (Evangelho de João)... VÓS SOIS SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mateus 5:13–16).

Quando esteve entre os seres humanos (como DEUS CONOSCO), escolhendo um título para si, JESUS usou o título de BOM PASTOR – e, pastor era um título desgastado, por conta do que os pastores faziam (roubando seus empregadores)...


Por isso, em nossa época principalmente, se faz necessário que o ser humano comece revendo (de forma racional) princípios, conceitos e valores que usa em seu cotidiano, para evitar as saias justas em que tem caído por fazer ou dizer algo sem conhecer (ou sem do que se trata)...

Termino o texto com outra história:

A fé de alguém pode ser medida pelo tamanho do bule – A pessoa do BULE PEQUENO tem POUCA FÉ...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 18/01/2013
Reeditado em 18/04/2013
Código do texto: T4091287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.