Reconstrução

"Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, o monte santo" (ZC 8:3)

Irmãos, o capítulo 8 de Zacarias fala a respeito da reconstrução de Jerusalém e a mudança na vida de Seu povo operada pela fidelidade do Senhor ("Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo, e com grande indignação zelei por ela" v. 2). Devemos aproveitar a oportunidade para refletirmos sobre como o Senhor reconstroi nossas vidas.

Nada é impossível para Deus (MC 10:27). Não importa a situação pela qual estamos passando ou quão difícil ela pareça: Deus reconstroi. Não importa se é um casamento, a vida financeira, a vida profissional e até mesmo a saúde ou a vida espiritual: Deus reconstroi tudo a partir do momento em que cremos e entregamos em Suas mãos.

É interessante observarmos o que é dito em alguns versículos a respeito da mudança que se operaria em Jerusalém:

- "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade.

E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão" (ZC 8:4-5): as pessoas envelheceriam na cidade, sem serem ceifadas prematuramente por conta dos conflitos e desfrutariam de paz e tranquilidade;

- "E trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus em verdade e em justiça" (ZC 8:8): para desfrutar da reconstrução do Senhor é preciso que andemos em verdade e em justiça e não de acordo com o que achamos certo ou confortável, norteados pela carne;

-"Porque antes destes dias não tem havido salário para os homens, nem lhes davam ganhos os animais; nem havia paz para o que entrava nem para o que saía, por causa do inimigo, porque eu incitei a todos os homens, cada um contra o seu próximo" (ZC 8:10): é visível o estado em que Jerusalém andava e pode ser esse o estado em que muitos de nós andam, mas isso não quer dizer que não possa haver mudança, pois para Deus todas as coisas são possíveis. O que para nós parece impossível ou maravilhoso, para Ele é natural (ZC 8:6);

Para finalizar, duas promessas lindas de Deus:

- "Porque haverá semente de prosperidade; a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o restante deste povo herde tudo isto" (ZC 8:12): será que os filhos de Deus têm falta de alguma coisa?

- "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: O jejum do quarto, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz" (ZC 8:19): o jejum e o choro não existiriam mais, transformando-se em festas solenes e alegrias.

Irmãos, vale a pena servir a Deus. Não desanimemos e nem temamos: tudo pode ser reconstruído pelas mãos do Senhor, o Arquiteto do Universo.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 18/01/2013
Reeditado em 18/01/2013
Código do texto: T4091379
Classificação de conteúdo: seguro