Estudo Salmo 119 :Retos de coração// Busque com todo coração// Seja diligente

"Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR" (SL 119:1)

Irmãos, quem é reto em seus caminhos anda na lei do Senhor. Não há outro caminho: para sermos justos diante de Deus e termos um caminho aprovado pelo Senhor devemos andar na Sua lei.

Todos os preceitos e mandamentos de Deus são bons e são fonte de vida. A Palavra diz que aqueles que creem no Senhor não são confundidos (RM 10:11). Dessa forma, se andarmos na presença de Deus, crendo e obedecendo, nossa vida será reta. Não haverá curvas sinuosas que nos impeçam de ver adiante, possibilitando armadilhas do inimigo. Tudo nos será claro e manifesto.

Não há motivo para escolhermos outro caminho. Há pessoas, porém, que gostam de dificultar, querem fazer tudo do seu próprio jeito e da sua própria forma. Por isso que acontecem tantos "acidentes" em sua vida, inclusive na área espiritual.

Problemas não significam que a pessoa está longe de Deus ou que seus caminhos estão tortos. Porém, a forma como essa pessoa passa pelo problema diz muito a respeito da sua vida espiritual: não há dúvida na vida daquele que tem o caminho reto. Pelo contrário: é possível ver ao longe, de forma clara, sem obstáculos. É assim que deve ser: devemos ter o caminho livre para enxergarmos e alcançarmos nossa bênção, desde que estejamos na lei do Senhor.

Paz a todos.

*****************************************************

"Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração" (SL 119:2)

Irmãos, a Palavra diz que é bem-aventurado aquele que busca ao Senhor de todo o coração.

Não podemos servir ao Senhor de maneira incompleta. Deus é inteiro, é perfeito. Deus não é metade Deus e metade outra coisa qualquer: Ele é o Senhor de tudo e Sua obra deve ser completa na vida do Seu povo.

Uma pessoa não busca a Deus de todo o coração em vários momentos: quando não tem fé e ora "para ver se acontece alguma coisa", quando Deus nos dá uma direção e não ouvimos, quando queremos condicionar a vontade do Senhor à nossa, quando não guardamos os testemunhos das obras de Deus na vida do povo e glorificamos Seu nome, quando não damos o testemunho das coisas que Ele fez na nossa vida,etc. Nesses momentos não estamos dando completo espaço para Deus realizar Sua obra da forma que Lhe agradar.

Não adianta querermos dizer para Deus: "Olha, Senhor, fica à vontade no meu coração, só não mexe nessa mágoazinha, nesse vício aqui por que disso eu não abro mão e o Senhor sabe, né? Esse sou eu, é o meu jeito, o Senhor entende".

Não, Deus não entende. Deus é Deus, irmãos! Deus não faz as coisas pela metade como nós fazemos! Se queremos Deus na nossa vida devemos deixar o espaço livre para que Ele faça o que for necessário! Inclusive para que os testemunhos de Deus operem em nós e nos outros. Um testemunho é poderoso quando dado o devido valor e guardado em nosso coração. E quando damos o nosso testemunho o mesmo acontece na vida do irmão ao nosso lado, se ele crer e guardar.

Quando mudamos para uma casa nova é assim. Imaginem se o proprietário disser: "Olha, essa mobília fica, ok? Não pode mexer em nada e vai ter de ser assim". Você gostaria de morar em uma casa que não te agrada, onde você não tem liberdade? Às vezes há uma obra a ser feita, uma pintura, uma mudança para deixar a casa melhor, mais bonita, mas o proprietário não permite.

Não façamos isso com Deus. Que nós possamos dar total liberdade ao Senhor para mudar nosso coração,mente e espírito, além de sentimentos, atitudes, pensamentos e desejos. Que possamos falar: "Senhor, está bagunçado, mas o Senhor é bem, vindo. Deixa como te agradar", em Nome de Jesus".

Paz a todos.

*****************************************************

"Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos" (SL 119:4)

Irmãos, devemos obedecer a Deus de maneira cuidadosa e não de qualquer jeito.

Há pessoas que obedecem de qualquer jeito, como acham que é suficiente, que oram de qualquer jeito, que leem a Bíblia de qualquer jeito,que lidam com o próximo de qualquer jeito, que lidam com o pecado de qualquer jeito, etc.

Nosso tratamento com as coisas de Deus sempre deve ser diligente, ou seja, cuidadoso. Não importa o que Ele tenha nos mandado fazer ou não fazer: tudo deve ser feito com amor e com cuidado.

Inclui-se nessa reflexão nossa obediência a Deus: Ele não nos deu os mandamentos e preceitos à toa. Da mesma forma, quando Deus nos ensinar algo, façamos o que Ele nos revelou com cuidado e seriedade para que possamos ser abençoados, em Nome de Jesus.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 01/02/2013
Reeditado em 22/02/2013
Código do texto: T4116869
Classificação de conteúdo: seguro