A VIDA PASSADA DE ANÁLIA FRANCO

PERGUNTA:

- Em que data Allan Kardec inventou a Lei de Reencarnação?

RESPOSTA:

- A Lei de Reencarnação do espírito não foi inventada por Allan Kardec, pelo Espiritismo e por ninguém. Deus, e só ele, inventou e criou a Lei de Reencarnação. Ela é uma Lei que regulamenta a evolução espiritual da humanidade desde os tempos mais antigos quando os espíritos foram criados e entraram no processo dinâmico de aperfeiçoamento moral.

Dou-vos como exemplo da Lei de Reencarnação a história de Lady Godiva, nascida no ano 990 da era cristã, época em que Allan Kardec estaria encarnado na antiga Gália e seria um sacerdote druida, e, portanto, o Espiritismo ainda não tinha sido codificado. Mas a Lei de Reencarnação já existia e era conhecida. Dentro da sociedade celta, os druidas constituíam uma classe de sábios encarregados de aconselhamento e de ensino, e Allan Kardec fez parte dessa sociedade.

Lady Godiva, piedosa aristocrata anglo saxônica, foi uma das encarnações anteriores da educadora Anália Franco. Casada com Leofric, Duque da Mércia, Godiva era uma mulher muito cristã, caridosa e querida pela população da sua terra. Por volta de 1020, o duque aumentou consideravelmente os impostos que deviam ser pagos pela população do povoado que ele governava. Godiva ficou penalizada com a situação dos plebeus, que pagavam altos impostos e ficavam sem ter como sobreviver dignamente. No ducado, os nobres enriqueciam, enquanto que a miséria campeava nas famílias pobres. Através dos empregados do castelo, as reclamações dos plebeus chegavam aos ouvidos de Godiva, que, sensibilizada, pediu ao marido que diminuísse a carga tributária. O duque, contrariado, disse que talvez pudesse tirar alguns impostos. Ele não queria deixar de atender o pedido da esposa, mas também não queria abrir mão da alta arrecadação advinda da cobrança dos tributos. Então, astucioso, arquitetou um plano maldoso para continuar recebendo os impostos, fazer a esposa desistir do pedido que havia feito e, ainda assim, se sair bem. Resolveu diminuir a tributação, mas com a condição de que Godiva andasse nua pelas ruas do povoado e mostrasse publicamente toda a sua beleza feminina. A jovem duquesa pensou e repensou. Dias depois, decidiu que, pelo bem das famílias pobres, aceitaria o desafio. A proposta imoral do duque foi muito comentada e criticada na igreja, despertando a indignação do povo cristão. Mas, mesmo assim, querendo que ela desistisse, deu continuidade ao seu plano imoral. Mandou anunciar nas tavernas que no outro dia, pela manhã, a duquesa Godiva caminharia nua pelas ruas da cidade, e ordenou que todos os moradores do ducado fossem assistir o espetáculo. Ao romper do dia, a moça tirou toda a roupa, saiu do castelo e andou completamente nua pelas ruas e praças. Embora o marido houvesse anunciado que ela andaria nua, e ordenado que todo o povo saísse cedo de casa para ver a duquesa nua, por onde a moça passava as casas estavam fechadas. O povo não obedeceu a ordem do duque. Ninguém saiu às ruas. Deu-se que, indignado com a proposta dele, todas famílias resolveram protestar não saindo de casa naquele dia, que entrou para a história como o dia que ninguém saiu de casa! Por isso, Lady Godiva andou nua e sua nudez jamais foi vista por qualquer cidadão da Inglaterra. Sem outra alternativa, o duque Leofric cumpriu o prometido: diminuiu os impostos e aliviou a vida dos pobres. Em várias ocasiões, Lady Godiva interferiu na política pública do seu marido, sempre visando o bem estar do povo. Ela faleceu em 1067. Desde então, reencarnou em várias épocas, e sua última encarnação foi em Resende, no Rio de Janeiro, em 1853, como Anália Franco, educadora e espírita, onde deu continuidade ao seu trabalho em favor do povo, tendo fundado 71 escolas, 23 asilos e diversas entidades de acolhimento, educação e profissionalização das mulheres. Assim, o espírito de Lady Godiva, reencarnado como Anália Franco, cumpriu mais uma vez sua ilustre missão de protagonismo no desenvolvimento moral, espiritual e intelectual da humanidade. Anália desencarnou vítima da gripe espanhola em 1919. Portanto, a Lei de Reencarnação do espírito está vigente na humanidade desde que o mundo é mundo, e não foi uma invenção de Allan Kardec na França de 1857.

*****Pelo espírito de Angelluz, psicografia de Rodrigues Dias