Estudo Salmo 119: Caminho jovem purificado// Sem desviar dos mandamentos// Sem pecado contra Deus//

"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (SL 119: 9)

Irmãos, quando somos jovens achamos que nada do que fazemos terá consequência, que somos eternos, que somos "os bons", etc. É comum ver muitos jovens seguindo por esse caminho de ilusão, achando que estão ilesos, e quebrarem a cara.

Pensemos em todos os acidentes que acontecem todos os dias. Quantos jovens não perdem a vida! Agora, a pergunta que não quer calar: será que TODOS morrem na verdade de Cristo? Se não morrem: será que o fato de serem jovens os deixa ilesos de responder pelos seus atos eternamente?

Quem tem filhos deve sempre orientá-los a respeito da necessidade de purificação dos caminhos desses jovens, sendo que essa purificação só acontece por meio da obediência à Palavra de Deus. Não há uma rota alternativa.

Cigarros, sexo desenfreado, baladas duvidosas, bebidas, mentiras, etc: todas essas coisas desviam os jovens (e pessoas mais velhas também) dos caminhos do Senhor.

Aos jovens, um alerta: no dia do Juízo pouco importará a diferença de idade entre aquele que morreu com 85 anos e aquele que morreu com 15: ambos serão julgados do mesmo jeito e as consequências do pecado serão as mesmas. É tempo de voltar para Jesus.

Paz a todos.

*****************************************************

"Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos" (SL 119: 10)

Irmãos, muitas vezes pedimos ao Senhor a cura, a prosperidade, o perdão, a libertação, etc. Nada disso é pecado e o Senhor quer que desfrutemos do melhor Dele aqui na Terra. Porém, é importante também pedir a misericórdia e a ajuda Dele a respeito do caminho que escolhemos seguir.

Há pessoas, e me incluo nisso, que têm algum pecado, algum espinho na carne, com o qual têm de ficar alertas, vigiar, pois se abaixarem a guarda, caem. É preciso pedirmos ao Senhor que nos ajude para que não nos desviemos de Seus caminhos.

Não importa qual a oferta seja feita a nós: que o Senhor nos dê sabedoria e firmeza espiritual para que não nos desviemos dos caminhos do Pai. Muitas vezes é difícil, a carne pede outra coisa, mas temos de estar firmados no Senhor.

Oremos a Deus de maneira sábia. Tomemos posse de todas as bênçãos as quais temos direito, mas peçamos também a ajuda de Deus para que sejamos direcionados por Ele em todos os momentos e, assim, evitemos o desvio do caminho correto. Que nossas escolhas possam sempre ser feitas com base na direção do Senhor para nossa vida.

Paz a todos.

*****************************************************

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (SL 119: 11)

Irmãos, há o que nós podemos chamar de "pecados inconscientes", que ocorrem quando não temos consciência de que estamos pecando.

A Bíblia diz que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (IS 55:8). Dessa forma, coisas que podemos achar que são ótimas e agradáveis diante de Deus podem não o ser. Direcionamentos do Senhor podem ser entendidos de maneira errada e tendenciosa, se não estivermos firmados no Altíssimo.

Ter a Palavra de Deus em nosso coração é essencial, pois é isso que nos impedirá de pecar contra o Senhor. É como um comerciante que tem uma cópia do Código de Defesa do Consumidor: ele saberá o que não fazer e o que pode acarretar um processo caso seja feito.

Da mesma forma é a Palavra de Deus: um guia para sermos vitoriosos em nossa empreitada chamada "vida", desde que esse guia esteja dentro do nosso coração e seja levado a sério.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/02/2013
Reeditado em 22/02/2013
Código do texto: T4118595
Classificação de conteúdo: seguro