Estudo Salmo 119: Bendito és tu, ó Senhor// Declararei juízos// Como nas riquezas// Medite

"Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos" ( SL 119:12)

Irmãos, Deus é bendito! "Bendito" significa "louvado, abençoado, feliz". Ele é louvado pelos Seus feitos e pelo Seu grande amor, com a morte de Jesus e a obra que foi feita em nossas vidas. Ele é abençoado por ser uma bênção. Ele é feliz quando vê Seus filhos seguindo os Seus caminhos, com fé. Nunca devemos deixar de lembrar disso e devemos glorificar o nome e o poder de Deus a cada instante, pois Ele pode todas as coisas.

Deus é misericordioso e ensina Seus filhos, desde que eles estejam interessados em aprender. Porém, podemos nos sentir cansados, enfraquecidos na fé e é nessas horas que o poder de Deus opera.

Devemos fazer uma oração sincera e de fé: "Senhor, ensina-me os teus estatutos". Contudo, como Deus conhece os corações, essa oração deve vir acompanhada de um ardente desejo de mudança, de ser uma nova pessoa e uma pessoa aprovada por Cristo, com a vida TODA em ordem diante do Senhor. Orar por orar, nada resolve.

Paz a todos.

*****************************************************

"Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca" (SL 119: 13)

Irmãos, o que temos declarado com a nossa boca? O que temos proferido com os nossos lábios?

O salmista diz que declarou todos os juízos da boca de Deus. Será que ele selecionou quais os juízos o interessavam para declarar?

Devemos tomar cuidado com o que sai da nossa boca. Jesus disse que o que nos torna impuros não é o que entra em nossa boca, mas o que sai dela, pois a boca fala daquilo que está cheio o coração (MT 15:17-18).

Se a pessoa vive murmurando, reclamando, blasfemando, dizendo palavras de sofrimento, o que será que tem em seu coração?

E se a pessoa vive bendizendo ao Senhor, louvando Suas maravilhas, mesmo as pequenas? Será que essa pessoa louva por que é abençoada ou é abençoada por que louva?

Quando louvados e bendizemos o Senhor e seus juízos somos abençoados de maneira poderosa, pois estamos exaltando o Nome e o poder do Senhor. Porém, devemos tomar cuidado: o salmista disse que declarou TODOS os juízos. Se não somos dizimistas, devemos passar a ser e não ficar declarando por aí que é conversa para o pastor "pegar dinheiro". Há pessoas que não acreditam em atos de fé, que não gostam de louvar, que não gostam de perdoar, etc. Essas coisas são excluídas da vida dessas pessoas e elas não as declara.

Irmãos, chega de querermos escolher o que vamos aprender de Deus! Chega, pois na hora de sermos abençoados não escolhemos quais bênçãos queremos, mas tomamos posse de todas! Chega de hipocrisia! Devemos respeitar e amar TODOS os juízos do Senhor, não apenas os que nos interessam ou os que são confortáveis para nós, os que nos convêm!

Mudemos nossa postura hoje, pois Deus espera uma mudança nossa.

Paz a todos.

*****************************************************

"Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas" (SL 119:14)

Irmãos, em que temos colocado nossa prioridade: em Deus ou nas riquezas?

Nossa alegria na presença de Deus deve ser maior que a alegria que o mundo nos proporciona. Há pessoas que têm colocado a prioridade de sua vida em coisas erradas e irão se arrepender amargamente mais à frente.

Folgar nos caminhos do Senhor significa obedecê-lO. Não adianta dizer que amamos a presença de Deus sem obediência e seriedade no nosso servir. Não adianta passarmos 4 horas por dia na Igreja e, ao sairmos, trocamos o caminho de Deus pelas riquezas.

Deus não quer que ninguém viva sozinho e miserável, mas que nós possamos colocar nossa alegria NELE e em nada mais, a ponto de tudo poder estar desabando sobre nossas cabeças, mas nós estarmos felizes, por saber que servimos a Deus.

Façamos uma reflexão a fim de entendermos qual tem sido nosso prazer: servir a Deus ou servir ao mundo? Lembremo-nos de que não podemos servir a Deus e a Mamon (MT 6:24).

Paz a todos.

*****************************************************

"Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos" (SL 119: 15)

Irmãos, aqui nós temos dois ensinamentos muito importantes: o primeiro deles diz respeito a meditar nos preceitos de Deus.

Devemos sempre ler a Bíblia com temor e com fé, não como um livro qualquer, mas como o canal pelo qual Deus fala conosco. Sendo assim, devemos ter cuidado para entendermos exatamente o que o Senhor nos orienta ou revela.

Além disso, devemos ter respeito. Ora, quando o Senhor nos orienta a respeito de algo ou nos revela alguma coisa é uma falta de respeito quando duvidamos ou simplesmente deixamos para lá, como se nada tivesse acontecido.

Deus é Deus, irmãos! Nele não há dúvida e nem "será?". Se estamos com dúvida em algo devemos orar a Deus e pedir uma resposta. Porém, a resposta que Ele nos der deve vir acompanhada de meditação e respeito. Além, claro, de uma boa dose de fé.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/02/2013
Reeditado em 22/02/2013
Código do texto: T4118648
Classificação de conteúdo: seguro