Estudo Salmo 119: Andar em liberdade// Não me envergonharei// Recrear-nos nos mandamentos// Levante as mãos//

"E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos" (SL 119:45)

Irmãos, quem anda com o Senhor anda em liberdade e isso é muito bom. Aquele que anda com Deus de maneira séria, aquele que anda em espírito e em verdade é livre das religiosidades e dos rituais vazios.

Quem anda com Deus é livre das enfermidades, não importa a natureza: física, espiritual, mental, etc (IS 53:4-5)

Quem anda com o Senhor é livre do desemprego e da miséria, pois serve ao Deus que é dono de todo ouro e de toda a prata (AG 2:8).

Aquele que serve ao Senhor é livre de todo problema conjugal, pois o casamento é uma instituição de Deus (MT 19:5).

A vitória daquele que anda com Deus é manifesta. Porém, devemos nos manter firmes na liberdade para a qual Deus nos criou (GL 5:1). O Senhor colocou Sua salvação em nós mesmo sem merecermos. Será que agora, que O servimos, não podemos receber Sua misericórdia?

Paz a todos.

*****************************************************

"Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei" (SL 119:46)

Irmãos, há pessoas que se envergonham de dar testemunho na Igreja, que não têm coragem de explicitar aos outros o que Deus fez em sua vida.

Devemos sempre lembrar, como já disse em outras ocasiões, que o testemunho tem duas funções essenciais: glorificar o nome de Jesus e edificar a fé do nosso irmão e a nossa também.

O salmista diz que testemunhará entre reis e não se envergonhará. Podemos pensar na discrepância de poer entre o rei e o salmista e, mesmo assim, ele disse que testemunhará.

Outra coisa: com o poder que os reis tinham, não seria difícil algum deles tentar matá-lo pela fé que professava ao Deus vivo. Muitas vezes nós podemos ficar com medo das consequências do nosso testemunho de Cristo pela nossa família não servir a Deus, nosso chefe, etc. Contudo, será que há alguém maior que o Deus de Israel?

Irmãos, não nos apeguemos às coisas bobas desse mundo. Lembremo-nos do que Jesus disse a respeito de quem se envergonhar Dele e da obra: Ele também se envergonhará de nós no dia do juízo. Imaginem só a cena de destruição para aquele que passar por isso! Aliás, em Nome de Jesus,que o Senhor não tenha de se envergonhar de ninguém, antes tenha alegria pelos testemunhos que demos e pelas almas que ganhamos através deles.

Paz a todos.

****************************************************

" E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado" (SL 119:47)

Irmãos, já falei sobre isso aqui. Todos nós devemos amar os mandamentos do Senhor e não devemos fazer isso por obrigação, mas sim pela consciência de que o amor de Deus é que nos traz toda sorte de vitórias. Além disso, servir ao Senhor deve ser a nossa maior fonte de prazer e alegria.

Devemos amar a Palavra de Deus e Seus mandamentos, o que não é difícil. Vemos tantas pessoas falando de tantas coisas o tempo todo. Porém, da Palavra de Deus é raro alguém falar. E não digo isso a respeito de programas de Tv, rádio, etc,pois nesses meios anda chovendo pessoas que se dizem cristãs, mas digo no dia a dia mesmo: sempre há alguém para reclamar de algo e contar uma fofoca, mas para glorificar o nome de Deus, não.

Outra situação bastante séria diz respeito às pessoas que falam do Senhor por aí: será que elas servem ao Senhor de maneira eficaz e séria?

Não façamos como os fariseus. Não nos preocupemos em ostentar que somos de Deus, mas fiquemos firmes, tendo em nós a firme certeza de que seremos recompensados de maneira grandiosa pela nossa fé. Contudo, todas as bênçãos só nos alcançam pela fé e obediência aos mandamentos.

Paz a todos.

*****************************************************

"Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos" (SL 119:48)

Irmãos, a expressão "levantar as mãos" significa dependência, reconhecimento de que necessitamos de Deus.

Temos um exemplo parecido em Êxodo, onde Moisés ficava com os braços levantados em meio à guerra: enquanto Moisés estava com as mãos levantadas, o povo vencia. Quando a mãe descia, o povo perdia.

Com a nossa vida espiritual é assim. Enquanto estamos com as nossas mãos levantadas, em direção aos mandamentos que devemos amar e que amamos mostramos, mostramos dependência do Senhor, reconhecimento de quem sem Ele nada podemos fazer.

Nos momentos de aflição, devemos manter nossas mãos erguidas ao Céu, pois é de lá que vem o socorro do Pai. Entretanto, para que esse socorro chegue à nossa vida devemos estar de acordo com a Palavra de Deus, mesmo errando, mesmo sendo falhos e pecadores, mas com nosso coração aplicado em servir ao Senhor e corrigirmos nossos erros.

A Bíblia diz que as coisas espirituais se discernem espiritualmente (RM 7:14). Para discernirmos nossos erros precisamos estar em espírito para que o Senhor opere em nós o arrependimento pela Sua benignidade (RM 2:4). Porém, para entendermos os ensinamentos e correções do Senhor precisamos não só amá-los, mas meditar neles a fim de entendê-los e colocá-los em prática em nossa vida.

Não nos apartemos dos mandamentos e preceitos do Senhor e os amemos de todo coração: a nossa obediência a eles é o maior louvor que podemos dar e o resultado é nosso fortalecimento para as batalhas de todo dia.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 06/02/2013
Reeditado em 22/02/2013
Código do texto: T4126576
Classificação de conteúdo: seguro