Estudo Salmo 119: Companheiro// Terra cheia da benignidade do Senhor//

" Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos" (SL 119:63)

Irmãos, observemos bem de quem o salmista diz ser companheiro. Quem têm sido os nossos companheiros? Temos andado com aqueles que temem ao Senhorou com aqueles que ridicularizam a Palavra de deus?

Creio que todos nós conhecemos pessoas que não são convertidas e não devemos abandoná-las para "não nos contaminarmos com a incredulidade delas". A questão não é essa. Contudo, devemos mudar algumas coisas em nossa postura.

Devemos estar com essas pessoas para orientá-las e não para termos as mesmas práticas que elas. Devemos tentar ajudá-las a mudar de vida pela fé em Deus e não as acompanhar ao fundo do poço. Lembremos de Jesus, que andou entre os pecadores, mas nunca pecou, pois o propósito Dele era santo. O nosso também deve ser.

Devemos ter nossa personalidade e nossas atitudes ligadas àqueles que guardam a Palavra de Deus. Espiritualmente, devemos ser companheiros daqeles que são fieis ao Senhor não daqueles que servem ao diabo.

Tenhamos consciência e saibamos diferenciar o relacionamento que devemos ter com aquelas pessoas que professam a mesma fé e que estão espiritualmente conosco e o relacionamento que devemos ter com as pessoas que não servem ao Senhor. Com essas o relacionamento deve ter um forte foco evangelístico. Além disso, tomemos cuidado, pois o diabo não quer a conversão dessas pessoas. Ele quer a nossa perdição também. Sendo assim, estejamos vigilantes e firmados na Palavra de Deus.

Paz a todos.

*****************************************************

" A terra, ó SENHOR, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos" (SL 119:64)

Irmãos, ainda existem pessoas bondosas no mundo e quando falo em pessoas bondosas refiro-me a pessoas que são boas dentro da Palavra do Senhor.

Há pessoas que são consideradas boas de acordo com a ótica do mundo,mas nós devemos classificar uma pessoa como boa de acordo com a ótica de Deus, ou seja, essa pessoa observa os mandamentos e preceitos do Senhor? Essa pessoa tem fé? Essa pessoa é fiel à Palavra de Deus? Se sim, estamos diante de alguém com o perfil que Deus classifica como bom.

No mundo, basta a pessoa ser simpática, caridosa, sorridente, ajudar os outros, etc., para ser boa. Mas de que adianta isso se essa pessoa cultua espíritos, cultua demônios, é idólatra, cultua imagens e santos, etc? Bom é aquele que tem o Senhor como Seu único e suficiente Salvador e segue cuidadosamente a Palavra de Deus.

Além disso, mesmo que não houvesse mais ninguém bom no mundo, a benignidade do Senhor alcança a todos e enche o planeta com Sua graça.

É importante fazer uma distinção: BONDADE é quando somos bons com quem gostamos, com quem é bom conosco, como amigos, familiares, etc. BENIGNIDADE é a capacidade de sermos bons com quem não é bom conosco, por isso o Senhor usa conosco da Sua benigidade: Ele é bom conosco e nos ama, mesmo que não creiamos Nele algumas vezes e sejamos infieis, além de todos os outros pecados que cometemos. Jesus foi benigno: morreu para salvar aqueles que o mataram. Devemos ser bons, mas também devemos ser benignos. Devemos amar quem nos ama e ajudar quem nos ajuda, mas devemos fazer isso também com os que não nos amam e não nos ajudam. Lembremos do que Jesus disse a respeito dos fariseus. Não estou chamando quem ama a seu próximo de fariseu, devemos amar mesmo. Mas não devemos parar na bondade, mas pedir ao Pai que floresça a benignidade em nós para que amemos os nossos inimigos. Outro exemplo de benignidade é orarmos por aqueles que nos perseguem e caluniam. Vejamos o que diz Jesus sobre isso: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus( MT 5:43-48).

Outro ponto importante é que o salmista pede a Deus que lhe ensine Deus decretos. Para desfrutarmos da bondade e da benignidade do Senhor devemos estar em comunhão com Ele e, para isso, devemos obedecê-lO e crer em Seu poder e majestade. Ora, a Palavra diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (RM 10:17). Sendo assim, não há como viver em comunhão com Deus, desfrutando de toda a Sua bondade e benignidade se não conheceos e seguimos Seus decretos.

Irmãos, somos falhos e pecadores. Pequenos e pecadores, porém aqueles que pecam não estão destituidos da benignidade de Deus, pelo contrário: Ele veio para a salvação dos perdidos também, para que esses se convertam e sejam salvos, como diz Pedro: " O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pe 3:9). Além disso, Jesus nos exemplifica por meio de uma parábola qual é a vontade de Deus para com os pecadores: "E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?

E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso;

E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (LC 15:3-7).

Porém, devemos ter boa vontade para servi-lO, corrigindo nossos erros e nos submetendo à direção do Senhor, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 08/02/2013
Reeditado em 22/02/2013
Código do texto: T4129349
Classificação de conteúdo: seguro