Estudo Salmo 119 Pensamentos vãos// Esperar em Deus// Malfeitores// Sustento do Senhor// Fim dos que se desviam// Temor de Deus

"Sámech. Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei" (SL 119:113)

Mais uma vez aparece aqui a Palavra "odiar". Devemos ter repulsa de tudo aquilo que é contra a Palavra de Deus, inclusive de todo pensamento vão e atitudes decorrentes desses pensamentos.

Pensamento vão é aquele pensamento sem sentido, sem utilidade, como aquele pensamento de que nossa doença é grave demais, que vamos morrer, que nossa família não tem mais jeito, que perdemos nosso empego, que vamos morrer de fome, que as contas não serão pagas, etc. São pensamentos que estão fora da Palavra de Deus e, sendo assim, são vãos, não têm utilidade nenhuma para nós.

É o mesmo caso daquele conselho da vizinha sobre como ajeitar nosso casamento, como dar o troco em nossa filha malcriada, etc. Esses conselhos estão pautados na Palavra de Deus? Se não estão, são vãos e não têm utilidade para nós.

Estejamos sempre dentro do que o Senhor diz para nós e não do que o diabo nos insinua ou põe outras pessoas para nos dizer, pois são pensamentos e palavras vãs e não devem servir para os filhos de Deus.

Paz a todos.

*****************************************************

"Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra" (SL 119:114)

A Palavra diz que o Senhor trabalha para aqueles que Nele esperam (IS 64:4). Em quem temos esperado? Quem ou o que tem sido nosso refúgio e nossa fortaleza?

Irmãos, isso é muito sério. Há pessoas que esperam e confiam em qualquer coisa ou em qualquer um, menos na Palavra de Deus. Essas pessoas nunca estarão firmadas, pois estão colocando sua segurança e sua estabilidade em coisas que não podem lhe oferecer nada, pois tudo vem do Senhor.

Coloquemos a nossa confiança na Palavra de Deus e na atitude do Deus vivo. É Ele quem nos salva, liberta, cura, prospera, perdoa e orienta. Nada nem ninguém além Dele. Se colocarmos nossa fé em qualquer outra coisa além Dele, estaremos perdidos e ainda cometendo o pecado da idolatria.

Paz a todos.

*****************************************************

"Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus" (SL 119:113)

Irmãos, quando o diabo não pode vir, manda o secretário. Está cheio de pessoas que são usadas por ele para nos insinuar ou oferecer uma série de coisas que desagradam a Deus.

Pode ser aquele emprego muito bom, mas que exige que façamos algo errado; aquele relacionamento lindo, mas a pessoa não pode nem ouvir falar no nome do Senhor; aquele conselho que parece bom, mas que pode trazer contenda, etc.

Não aceitemos nenhuma obra do diabo, nem mesmo em nossos pensamentos ou sentimentos.

Mandemos embora agora, já, neste momento, em Nome de Jesus, aquele pensamento ruim a respeito de algo ou alguém, aquele sentimento que envenena nosso coração, como a mágoa,o ressentimento, o ódio, o desespero, a tristeza, etc.

Irmãos, não aceitemos nenhuma oferta ou sugestão maligna. Oremos pelas pessoas que estão sendo usadas pelo diabo e falemos do amor de Cristo para elas, pois precisam ser libertas para que não não sejam usadas pelo mal para desviar ou prejudicar mais ninguém. A consequência para essas pessoas será grave, se não entenderem o que estão fazendo, arrependerem-se e mudarem e, para isso, precisam ouvir a Palavra.

Lembremo-nos de que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). O Senhor conta conosco.

Paz a todos.

*****************************************************

"Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.

Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos" (SL 116-117)

O Senhor nos sustenta com a Sua destra (SL 63:8), porém tudo deve ser feito dentro da Palavra Dele.

Não nos enganemos: O Senhor não fará nada errado para nos proteger por sermos "especiais". Não deixemos que o diabo coloque essa mentira em nossa cabeça.

Jesus venceu o diabo no deserto usando a Palavra de Deus (MT 4) e é o que devemos usar também. Porém, para isso devemos estar firmados na Palavra do Senhor. O problema é que há pessoas que não estão firmadas: hoje creem, amanhã não; hoje obedecem, amanhã não; hoje são fieis, amanhã não. Dessa forma inconstante não conseguem usar a Palavra de Deus como escudo (PV 30:5).

Devemos ter continuo respeito pelo Senhor e pelo que Ele nos diz. A Palavra diz que aquele que perseverar até o fim será salvo (MT 24:13). Se o fim fosse hoje, estaríamos salvos? Teríamos perseverado? Se precisamos perseverar é por que não é fácil, mas estando com Deus estamos protegidos e guardados contra toda obra do mal.

Paz a todos.

*****************************************************

"Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade.

Tu tiraste da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos" (SL 118-119)

Irmãos, aqueles que se desviam dos estatutos do Senhor têm um fim muito triste, bem como os ímpios.

Ambos vivem uma mentira, uma falsidade do diabo, e vão se perder no dia do juízo.

Devemos amar os estatutos do Senhor e, além de amá-los, não nos desviarmos deles, pois isso nos fará prevalecer.

Como já disse, o fim daqueles que se apartam do Senhor é triste,pois ficam à mercê do diabo e de toda sua influência maligna, além de perderem a alma que poderia estar salva.

Oremos ao Senhor por aquela pessoa que faz tudo contrário ao que Deus manda, seja por ignorância ou por impiedade, por ouvir a Palavra mas escolher seguir outro caminho. Oremos por essas pessoas e falemos do amor de Cristo para elas, antes que seja tarde demais.

Paz a todos.

*****************************************************

"O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos" (SL 119:120)

Irmãos, esse "temor" não é de medo, mas sim de respeito. Devemos respeitar a Palavra de Deus em tudo, o que muitas pessoas não fazem.

Respeitar a Palavra de Deus significa amá-la e obedecê-la. Há pessoas que seguem a Palavra de Deus por obrigação ou por medo.Não devemos fazer isso. Devemos ser diligentes, ou seja, ativos e zelosos, em nossa relação com Deus: "Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos" (SL 119:4)

Devemos andar nos estatutos do Senhor por prazer e por almejar caminhar pelas ruas do Céu, irmãos. Esse deve ser o nosso maior galardão. As bênçãos daqui são transitórias, uma vez que devemos buscar primeiro o reino de Deus (MT 6:33).

Ai daqueles que obedecem ao Senhor de qualquer jeito, da forma que acham mais confortável, pois precisam se arrepender e buscar o perdão do Senhor urgentemente.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 15/02/2013
Reeditado em 22/02/2013
Código do texto: T4141185
Classificação de conteúdo: seguro