Estudo João Capítulo 12

"Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.

Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele" (JO 12:1-2)

Irmãos, Lázaro estava morto, porém ressuscitou e ainda sentou-se à mesa com Jesus para cear.

É isso que Jesus quer fazer conosco: ressuscitar nossa vida da obra do mal, da obra do inferno, de tudo o que O desagrada, de todo domínio do diabo, e que nós ainda sentemos à mesa com Ele para desfrutar de toda Sua vida abundante. Basta que deixemos que o Senhor faça a obra em nossa vida.

*****************************************************

"Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento" (JO 12:3)

O que temos dado para Jesus? Temos dado nosso melhor, o que temos de mais precioso, ou o que sobra do nosso tempo,da nossa adoração, do nosso louvor?

Devemos sempre dar o nosso melhor para o Mestre, pois Ele nos deu tudo, até mesmo a própria vida.

*****************************************************

"Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:

Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?

Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava" (JO 12:4-6)

Quantas pessoas dão a impressão de estar preocupadas com os outros, com a obra de Deus, mas é tudo da boca para fora, tudo mentira.

Que nós sejamos sempre sinceros em nossa relação com Deus, que nós sejamos sempre sinceros em nossa relação com as outras pessoas e com o nosso envolvimento na obra do Senhor: que possa sempre ser de maneira desinteressada, por amor, e não buscando reconhecimento ou recompensas.

*****************************************************

"Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;

Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes" (JO 12:7-8)

Não deixemos as coisas para ser feitas depois, pois a Bíblia nos fala do tempo chamado "AGORA".

Jesus disse nem sempre estaria com eles, mas os pobres estariam sempre por perto. A Bíblia diz para invocar o Senhor enquanto Ele está por perto, enquanto se pode achá-lO (IS 55:6). Não deixemos para a última hora a mudança e a conversão.

*****************************************************

"E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos" (JO 12:9)

Quanta gente não se converte por ver uma bênção na vida de alguém e inclusive na nossa vida?

Quantos de nós teve a fé renovada ao ouvir um testemunho? Pois o Senhor tem grandes bênçãos para nossa vida e muitas pessoas irão se converter por causa delas, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro;

Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus" (JO 12:10-11)

Muitos que são contrários ao Senhor,que servem ao Maligno, quererão levantar-se contra os Filhos de Deus, contra aqueles que fazem a obra do Senhor e que levam a Palavra de Deus adiante.

Já vemos muito disso, seja por palavras, por ataques de toda ordem, por comentários, etc. Porém, os Filhos de Deus devem estar sempre com sua fé renovada para vencerem no poder do Senhor e seguirem adiante, buscando a coroa incorruptível (I CO 9:25)

Revistamo-nos de toda a armadura de Deus (EF 6:11), para nos protegermos dos dardos inflamados do inimigo (EF 6:16).

*****************************************************

"No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,

Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor" (JO 12:12-13)

Com que alegria temos ido ao encontro do Senhor? Aliás, temos ido ao encontro do Senhor com alegria? Devemos sempre lembrar da alegria de Davi ao ser chamado para ir à casa do Senhor (SL 122:1).

O povo de Jerusalém foi ao encontro de Jesus com cânticos e festas e é assim que devemos ir ao encontro do Senhor: com louvores.

Por mais difícil que possa parecer a situação, é assim que o Senhor espera ser recebido por nós: com fé e amor.

*****************************************************

"E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:

Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta

Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram" (JO 12:14-16)

Tudo o que a Palavra diz, tudo o que o Senhor nos revela, cumpre-se. Os discípulos, em um primeiro momento, não entenderam o por que de Jesus estar entrando na cidade em um jumento, porém, ao lembrarem, entenderam que estava-se cumprindo uma Palavra do Senhor.

Mesmo que não entendamos determinada situação, tenhamos fé e creiamos nisso: nenhuma Palavra de Deus cai ou volta vazia, antes cumpre o seu propósito (IS 55:11)

*****************************************************

"A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos.

Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal" (JO 12:17-18)

Aqueles que nos viram em sofrimento, na miséria, doentes, servindo ao diabo e ao mundo, reconhecerão nossa transformação, nosso avivamento e crerão na obra do Senhor.

Se ouvirmos: "Nossa, do jeito que essa pessoa era, só Deus mesmo". Fiquemos radiantes,pois estão reconhecendo que nosso homem velho morreu e que somos novas criaturas em Cristo (2 CO 5:17), em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Disseram, pois, os fariseus entre si: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele" (JO 12: 19)

Aqueles que dizem que nós não valemos nada e que não temos mais jeito, terão de reconhecer que a bênção do Senhor nos acompanha e que não somos mais como antes, mas somos revestidos da Glória de Deus, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.

Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus" (JO 12:20-21)

Muitas pessoas se chegarão a nós, pedindo que mostremos quem é Jesus e o caminho para chegarem até Ele.

Que nós estejamos em comunhão com o Pai para mostrá-las a verdade, sendo usados pelo Espírito Santo em nossas palavras e atitudes, já que temos uma tão grande nuvem de testemunhas ao nosso redor (HB 12:1).

*****************************************************

"Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto

Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna" (JO 12:24-25)

Muitas vezes,para darmos frutos para o Senhor, precisamos renunciar a nós mesmos e à nossa vontade. Para muitos, pode ser difícil e a carne pode reclamar, mas devemos sempre escolher fazer a vontade do Senhor, já que é a comunhão com Ele que nos levará à vida eterna e não as coisas deste mundo.

*****************************************************

"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará" (JO 12:26)

O Senhor Se agrada daquele que escolhe honrá-lO. Que nós estejamos sempre entre essas pessoas que escolhem anular-se para fazer a vontade do Pai.

*****************************************************

"Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora" (JO 12:27)

Jesus, sendo homem, também se perturbou em Seu coração. A Bíblia diz que nós não temos um sumo sacerdote que não se compadeça de nós,mas um que em tudo foi tentado, porém sem pecado (HB 4:15).

Sendo assim, acheguemo-nos com confiança ao trono da graça, para que possamos buscar misericórdia e graça em tempo oportuno (HB 4:16), pois o Senhor sabe de todas as tentações que passamos e nos ajuda a superá-las, já que não nos veio tentação senão humana, passiveis de serem suportadas com a ajuda do Senhor (1 CO 10:13).

*****************************************************

"Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei" (JO 12:28)

Muitas vezes pedimos algo a Deus que Ele já realizou. Muitas vezes estamos desesperados, orando ao Senhor por uma solução para nossa vida, para nosso problema, quando Ele já operou a solução e nós estamos desesperados por algo que, no mundo espiritual, já nem existe mais.

*****************************************************

"Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou" (JO 12:29)

Deus havia falado com Jesus naquele momento, mas as pessoas atribuíram aquela voz a um anjo.

Não atribuamos a obra de Deus a nada nem a ninguém além Dele, pois isso constitui o pecado da idolatria.

Claro, as pessoas não fizeram isso por mal, creio eu, mas sim por ignorância. Porém nós, que sabemos da glória de Deus, não a atribuamos a nada nem ninguém, pois tudo vem Dele e Ele não divide Sua glória.

*****************************************************

'Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós" (JO 12:30)

Toda a obra que Jesus realizou no Calvário foi por amor de nós. O Pai ter entregue o Filho para ser humilhado e morto foi por amor de nós. Não desperdicemos isso, irmãos, pois é muito sério. Lembremos do que é dito em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Meditemos nisso antes de nos darmos ao pecado e fazermos a vontade do diabo ou da nossa carne, cujas tentações vêm do Maligno.

*****************************************************

"Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim" (JO 12:31-32)

Quando Jesus morreu, foram destruídas todas as obras do inferno (1 JO 3:8) e os filhos de Deus passaram a ter livre acesso ao Pai.

O príncipe deste mundo não reina mais e, dessa forma, não tem mais poder sobre a nossa vida. O que é necessário é que os Filhos de Deus tomem uma posição quanto a isso e passem a agir como pessoas libertas do cativeiro.

*****************************************************

"E dizia isto, significando de que morte havia de morrer. (JO 12:33)

Jesus sempre nos prepara para passarmos pelas situações e pelo porvir, assim como deu sinais de como seria a Sua morte (Ele seria levantado da terra quando a cruz fosse erguida com Ele crucificado). O problema é que muitos de nós não entende, por ter o entendimento obscuro ou por não darmos ouvidos à voz de Deus.

*****************************************************

"Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?" (JO 12:34)

A multidão,que estava com o coração fechado, não conseguia entender a respeito de que Jesus dizia e, por isso, não conseguia aceitar. Que peçamos sempre a direção de Deus e a sabedoria (TG 1:5) e conhecimento (OS 4:6) para entendermos a vontade Dele para nós. Lembremos de que é o príncipe deste mundo que cega o entendimento por não querer que vejamos a vontade de Deus para nós, a fim de continuar nos escravizando.

*****************************************************

"Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles" (JO 12: 35-36)

Jesus disse que é a luz do mundo (JO 8:12). Sendo assim, quem anda na luz, ou seja, nos caminhos de Jesus (que também é chamado A Palavra de Deus, como podemos ver em AP 19:13), não tropeça (JO 11:9), pois sabe por onde caminhar.

Devemos, então, estar sempre na presença do Senhor, andando em Seus caminhos e buscando Seus direcionamentos. Dessa forma, estaremos andando na luz e as trevas não nos alcançarão (I JO 1:5-6).

Jesus escondeu-Se dos fariseus, que não criam Nele. Que Ele não Se afaste de nós por conta da dureza do nosso coração (HB 3:15).

*****************************************************

"E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele;

Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?

Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez:

Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure" (JO 12:37-40)

Quantos estão com o entendimento cego, sem acreditar no que o Senhor diz, mesmo com tantos sinais e tantas coisas sendo mostradas aos seus olhos.

Muitas pessoas,mesmo vendo grandes maravilhas sendo operadas pelo Senhor, não creem e não levam a Palavra de Deus a sério.

*****************************************************

"Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele" (JO 12:41)

Quando estamos na presença de Deus, Ele nos usa para anunciar Sua Palavra e fazer Sua obra. Que estejamos sempre prontos para sermos usados por Ele.

*****************************************************

"Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.

Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus" (JO 12:42-43)

Nós ficaríamos surpresos com o tanto de gente que já se converteu ao Evangelho, mas tem vergonha de assumir para evitar falatórios e comentários.

Há pessoas também que não vivem o Evangelho de maneira verdadeira por não quererem abandonar determinadas práticas, atitudes, lugares, por preferirem a glória dos homens a glória de Deus. Que o Senhor nos livre desse mal.

*****************************************************

"E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou" (JO 12:44-45)

Da mesma forma que não dá para crer em Deus sem crer em Jesus, como não dava para a multidão crer no Velho Testamento e em Deus e não crer em Jesus, pois uma coisa estava ligada à outra, não dá para crer em Jesus sem praticar a Palavra de Deus.

Quanto dizem que têm uma fé imensa, que creem, mas fazem tudo diferente do que está na Palavra, dizendo que "Também não é assim, né?". É assim, sim, irmãos. Deus entende do que está na Palavra Dele e não do que dizemos.

Se somos de Deus, se cremos em Jesus, sejamos coerentes e façamos o que está na Palavra,pois, como já disse, Jesus também é chamado Palavra de Deus (AP 13:19).

*****************************************************

"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (JO 12:46)

Quem anda com Jesus não permanece no pecado, não permanece no erro e nem no engano.

Sendo assim, mandemos para fora de nossa vida tudo o que nos afasta de Deus. Lembremos de que Jesus já comprou nossa libertação e nossa cura e o diabo não pode ter domínio sobre nossa vida.

*****************************************************

"E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia" ( 12:47-48)

Jesus não veio ao mundo para julgar ninguém, mas sim para perdoar nossos pecados, curar-nos e nos encaminhar à vida eterna.

Sendo assim, quem somos nós para julgar nossos semelhantes (RM 2:1)? Não há tamanho disparate nisso pois, quando agimos dessa forma, estamos desempenhando uma função que nem Jesus desempenhou .

A hora do julgamento será no Juízo. Não queiramos fazer o que não nos compete.

*****************************************************

"Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar" JO 12:49)

Assim como Deus mostrou a Jesus o que fazer e como fazer, Ele também nos orienta.

Ele mostrou a Moisés qual a obra que teria de fazer ao tirar o povo do Egito, mostrou a Josué o que tinha de fazer e o mandou ser forte e corajoso (JS 1:9). Sendo assim, para que temer?

Entretanto, devemos fazer como Jesus: reconhecer a obra do Pai em nossas vidas, pois nada fazemos sem Ele.

*****************************************************

"E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito" (JO 12:50)

Quem anda com Jesus tem a vida eterna. Nunca devemos nos esquecer disso e não busquemos a vida no que é contra a Palavra de Deus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/02/2013
Código do texto: T4155785
Classificação de conteúdo: seguro