Estudo Efésios capítulo 1

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:

A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!" (EF 1:1-2)

Irmãos, é o Senhor que nos chama para sermos santos e fazermos parte do Seu aprisco, do Seu rebanho.

Não importa que pessoa seja. Mesmo que ela pareça "um caso perdido", Deus a quer. É o caso da pessoa que se converte e dizem "Flano se converteu? Está indo à Igreja? Não pode ser".

Pode ser , sim, e é. Essa é a vontade de Deus e, quando estamos Nele, temos abundância de graça e paz.

*****************************************************

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (EF 1:3)

Temos de dar graças a Deus pelas Suas obras e não vivermos reclamando o tempo todo. Antes, temos de reconhecer as maravilhas que o Senhor tem operado em nós e no nosso meio.

Nós fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais, TODAS, desde que estejamos nos lugares celestiais, ou seja, na presença do Senhor, na Palavra de Deus, no que O agrada.

*****************************************************

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" (EF 1:4)

Como já disse antes, Ele que nos chama para sermos santos e também irrepreensíveis em amor, não só em amor para com Ele, mas para com o nosso semelhante.

É triste vermos pessoas que dizem crer tanto em Deus, mas que são incapazes de ajudar alguém que esteja precisando, sendo os primeiros a criticar e fazer comentários.

Fofoca não é a vontade de Deus para conosco, mas sim que sejamos irrepreensíveis. Isso não quer dizer que nunca erraremos, mas que nunca nos desviaremos do amor do Senhor, lutando contra a obra da carne para fazermos o que agrada ao Senhor, amando até mesmo quem nos tem por inimigos. Porém, NÓS não devemos ter ninguém como inimigos. Aqueles que nos veem dessa forma, devemos amar e orar para que seu entendimento seja aberto.

*****************************************************

"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça" (EF 1:5-7)

Através da obra de Jesus, fomos tidos por Filhos de Deus e isso de acordo com a vontade do Senhor. Essa era a vontade de Deus: que através da remissão dos nossos pecados, fossemos tidos por filhos e não mais por servos.

Através da propiciação dos nossos pecados e da extinção da separação que havia entre nós e Deus, tornamo-nos agradáveis a Deus em Jesus, que conquistou para nós a redenção, a cura, a libertação, tudo segundo Seu amor e Sua graça. Tudo nos é dado gratuitamente e nossas obras não nos tornam merecedores da graça de Deus, apenas a nossa fé. Nem a obediência nos torna merecedores, pois esta é consequência da fé.

*****************************************************

"Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;" (EF 1:8)

Devemos ter sabedoria e prudência. Ora, a sabedoria vem de Deus e a Ele devemos pedi-la, caso tenhamos falta (TG 1:5).

Sejamos prudentes e vigilantes, pois sabemos que a única intenção do diabo é bos tragar, já que anda em nosso derredor buscado apenas uma oportunidade (I PE 5:8). Não nos enganemos: o diabo não veio senão para roubar, matar e destruir (JO 10:10).

Na presença de Deus somos abundantes em sabedoria e prudência.

*****************************************************

"Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; " (EF 1: 9-10)

Com o pecado de Adão e Eva, o diabo entrou no mundo e passou a agir como se dono dele fosse. O homem passou a ser vulnerável aos ataques do inimigo. Isso não quer dizer que Deus não tinha mais controle, pois o diabo sempre precisou do consentimento de Deus para agir, como vemos em Jó, mas sim que o homem passou a conviver com os ataques e concupiscências da carne, trazidas por ele e que não existia no paraíso, onde o homem estava em completa comunhão com Deus.

Entretanto, a vontade de Deus foi congregar tudo às mãos de Jesus, TUDO. Sendo assim, nada está fora Dele e nem nós devemos estar. O diabo não tem mais poder sobre nós e nem sobre nossa vida, pois nossa completa libertação foi comprada com o sangue de Jesus.

*****************************************************

"Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (EF 1:11-13)

Como já disse, através da morte de Jesus fomos feitos herdeiros da promessa, ou seja, tudo o que Jesus conquistou naquela cruz é nosso e a vitória Dele sobre o diabo foi creditada em nossa conta.

Sendo assim, da mesma forma que Jesus o venceu, nós também vencemos pois essa era a vontade de Deus, foi com esse propósito que Jesus veio ao mundo: para nos resgatar do domínio do mal, sendo feito cordeiro para o sacrifício. Tudo isso foi feito para o louvor do Senhor e, dessa forma, cada vez que recusamos aquilo que recebemos estamos tornando a cruz de Jesus vã e não estamos dando louvor e glória a Deus, mas sim nos submetendo novamente ao domínio do diabo.

Cada vez que recusamos assumir nossa cura, nossa libertação do pecado, da opressão, nossa prosperidade em todas as áreas, etc, NÃO ESTAMOS DANDO LOUVOR E GLÓRIA A DEUS, pois é como se a obra não tivesse sido realizada e o diabo ainda tivesse poder sobre nós.

*****************************************************

"O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória" (EF 1:14)

Somos possessão de Deus, tendo sido resgatados pelo sangue de Cristo derramado em sacrifício para a glória do Pai, pois lhe aprouve ter-nos por Seu povo.

*****************************************************

"Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos,

Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:(EF 1:15-16)

Devemos sempre lembrar de orar pelas pessoas que fazem a obra de Deus, assim como pelas que ainda não são convertidas.

Os pastores, ministros de louvor e todos que têm um ministério são homens como nós e passam pelas mesmas tentações e dificuldades que nós.

Oremos pela vida e pelo ministério de cada um deles.

*****************************************************

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; (EF 1:17)

Devemos sempre orar pelos que fazem a obra de Deus para que o Senhor sempre lhes ilumine, dê sabedoria revele as necessidades da Igreja e de seus membros, assim como o Senhor nos revela também o que precisamos (JR 33:3).

Muitas vezes, não devemos ou não precisamos saber de determinadas coisas naquele momento. Lembremos que as coisas encobertas são para Deus e as reveladas são para nós e nossos filhos (DT 29:29). Devemos pedir a Ele sabedoria e fé para entendermos o que Ele nos revela e esquecermos o que não nos compete saber.

*****************************************************

"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;" (EF 1:18)

Deus nos crou com um propósito. Não há uma pessoa sequer que Deus tenha criado apenas por criar. Dessa forma, devemos pedir orientação ao Senhor para sabermos qual a nossa vocação.

Uns nascem para ser médicos, outro professores,outros pastores, etc. Antes de tomarmos qualquer decisão ou se já tomamos antes de conhecer a Deus e queremos saber se é essa a vontade Dele, oremos e peçamos direção.

Além disso, todo cristão deve saber quais sãos as riquezas da sua herança, ou seja, quais foram as bênçãos que foram conquistadas por Jesus, bem como os nossos deveres de obediência para com o Pai. É essencial que o cristão conheça seus direitos em Cristo para não ser enganados pelo diabo.

*****************************************************

"E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,

Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus" (EF 1:19-20)

A excelência do poder de Deus é inimaginável e se manifestou em Cristo, ressuscitando-O após três dias e pondo-O à Sua direita nos céus.

O poder de Deus age na vida daquele que crê, necessitando exatamente isso: crer.

A fé é essencial e a Bíblia diz que o justo viverá da fé, além de que sem fé é impossível agradar a Deus.

Obedecer a Deus, sendo fiel, é muito importante, mas de que adianta obedecermos o que é dito na Palavra sem acreditar? Estaremos fazendo por um ritual ou por um estilo de vida,mas não pela comunhão com Deus.

*****************************************************

"Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;

E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja," (EF 1:21-22)

Todo o poder do mundo está nas mãos de Jesus. Não há como dizer que o diabo tem nos atacado com poder. Que poder? O diabo pode nos fazer acreditar que tem poder sobre nós.Porém, quando o cristão conhece a obra de Jesus, sabe que é mentira e que basta, no Nome de Jesus, mandar esse mal embora e ele TEM DE IR, desde que ajamos por fé.

Tudo e todos estão sujeitos a Jesus e nós, estando vivificados Nele, também. Não queiramos fazer as coisas e viver por nossa conta. Essa não é a vontade de Deus.

*****************************************************

"Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos." (EF 1:23)

Não temos noção do quão é importante a Santa Ceia do Senhor, quando tomemos parte no corpo e no sangue de Jesus.

Fazendo uma analogia aos sacerdotes do Velho Testamento, que comiam os sacrifícios, é como se nós estivéssemos fazendo a mesma coisa com o Cordeiro que foi dado como sacrifício por nós.

Através do sacrifico, do corpo moído de Jesus foi cumprido tudo o que se disse na Palavra de Deus e não devemos duvidar ou virar as costas pata tão grande obra e poder realizado em nosso favor, por amor.

A obra de Jesus se cumpre em todos, desde que O aceitemos como único e suficiente Salvador e andemos em Seus caminhos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/02/2013
Código do texto: T4155856
Classificação de conteúdo: seguro