Estudo Segundo livro de Samuel 5// Livro de Números capítulo 2

"Então todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne" (2 SM 5:1)

Irmãos, o povo foi a Davi com disposição. Como tem sido nossa busca ao Senhor? Temos ido até Ele com disposição de servi-lO, de obedecê-lO, de fazer Sua vontade?

Além disso, temos sido fieis a Ele? Isso é muito sério e não devemos brincar com essas coisas. A disposição de servir a Deus e fazer Sua vontade é requisito indispensável na vida do cristão, além da fidelidade a Ele. Não podemos servir a Deus e um dia e o diabo no outro. Temos de se de Deus por completos, uma vez que a obra de Jesus na cruz pelo nosso resgate das trevas foi completa.

*****************************************************

"E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel" (2 SM 5:2)

O povo diz que, mesmo quando Saul era rei, era Davi quem entrava e saía com Israel. Eles reconheceram Davi mesmo enquanto estavam no reinado conturbado de Saul.

Quando o diabo nos ataca continuamos reconhecendo a soberania de Deus? Continuamos acreditando na Palavra ou achamos que é apenas um livro que foi escrito há muito tempo e que se cumpre apenas na vida dos outros e não na nossa? Acreditamos que Ele é o Deus do impossível ou achamos que a obra é muito difícil para Ele realizar?

Lembremos de que para Deus não há acepção de pessoas (RM 2:11). Se Ele honrou a Davi, Ele honrará a nós também, basta crermos, ficarmos firmes na fé, não duvidarmos e sermos fieis.

*****************************************************

"Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel" (2 SM 5:3)

Todo acordo, bem como toda decisão e tudo que fizermos, deve ser feito na presença de Deus. Nada que é feito sem a direção e a presença do Senhor permanece de pé, pois se não é com a direção Dele é sob direção do diabo. Jesus mesmo disse que quem não com Ele era contra Ele e que quem com Ele não ajuntava, espalhava (MT 12:30).

*****************************************************

"E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui.

Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi" (2 SM 6-7)

Davi resolveu ir contra os jebuseus que estavam em Jerusalém e parecia que as coisas seriam impossíveis. Disseram a ele que não conseguiria, pois os coxos e cegos o repeliria.

Ora, convenhamos que coxos e cegos eram inimigos relativamente menos perigosos em uma guerra como as daquele tempo, onde era necessário destreza física.

Quantas vezes nos disseram que não conseguiríamos algo ou que determinada coisa era impossível? Pior: quantas vezes acreditamos nisso? Não sejamos mais coxos espirituais, que vivem capengando na fé, e nem cegos espirituais, que não veem o poder e a glória de Deus.

Nós servimos ao Deus do impossível e a Palavra diz que tudo é possível àquele que crê (MC 9:23). Não deixemos que os obstáculos nos atrapalhem ou que profiram sentenças de derrota a nosso respeito.

Davi tomou a fortaleza de Sião (o que era difícil, justamente por ser uma fortaleza) e fez de Jerusalém sua cidade. Façamos o mesmo com os nossos problemas. Sejamos corajosos, pois a vitória já é nossa, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa" (2 SM 5:8)

Deus deu a Davi uma estratégia para vencer os seus inimigos. A nossa estratégia é a Palavra de Deus e o direcionamento do Senhor. Se estivermos dentro do que a Palavra diz ser certo e nos afastarmos de tudo que nela é condenado por Deus, estaremos protegidos contra todo ataque maligno e cercados de vitórias por todos os lados.

Se estivermos na Palavra do Senhor e ouvirmos Seus direcionamentos para nossa vida, deixaremos de ser cegos e coxos espiritualmente, mas estaremos firmados na Rocha (2 SM 22:2), firmes contra toda obra do mal. Além disso, seremos usados para ajudar aqueles que ainda estão coxos a se firmarem e os que estão cegos a verem a Verdade (JO 14:6).

*****************************************************

"Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro" (2 SM 5:9)

Quando recebemos uma bênção devemos sempre ter o cuidado de edificá-la na presença do Senhor.

Quantas pessoas são vistas sendo abençoadas por Deus e perdendo tudo, por se desviarem da Palavra?

Nossa comunhão com Deus, nosso emprego, nossa família, nosso relacionamento (aprovado por Deus) são ministérios que o Senhor nos dá e do qual devemos cuidar.

Quando pedimos algo a Deus, seja material ou espiritual, devemos tomar conta para que o diabo não nos desvie e, dessa forma, sejamos tragados (I PE 5:8).

Não achemos que, por que fomos abençoados, não precisamos mais seguir a Deus. O Senhor não é um mercado onde pegamos o que precisamos e vamos embora. Não nos enganemos: se não edificarmos e consagrarmos tudo o que é nosso a Deus, perderemos tudo e seremos responsáveis, pois estamos sendo advertidos.

*****************************************************

"E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele" (2 SM 5:10)

Quando andamos na presença do Senhor, crescemos, somos abençoados e prosperamos. Porém, distante Dele, somos destruídos.

Deus não é possessivo,que quer tudo para Ele, mas sim um Pai amoroso, que sabe que, senão formos cuidados por Ele, o inimigo destrói (JO 10:10).

Deixemos que Ele cuide de nós e nos mostre Suas veredas de delicias e paz (PV 3:17).

*****************************************************

" E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros que edificaram a Davi uma casa

E entendeu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara o seu reino por amor do seu povo." (2 SM 5:11-12)

Tiro era uma cidade que não servia a Deus. Quando o rei de Tiro enviou mensageiros que traziam materiais para edificar uma casa a Davi, este teve certeza de que seu reinado estava confirmado.

Nós, que servimos a Deus, também veremos essa bênção: pessoas que não servem a Deus reconhecendo o nosso reinado na presença do Altíssimo e vendo as obras do Senhor em nossa vida.

Muitas vezes, aquele que nos humilhava e que nos prejudicou, que disse que nós não éramos nada ou que não éramos bons o suficiente terão de admitir que somos grandes, não pela nossa capacidade ou força, mas pelo poder de Deus em nossa vida.

Davi era um simples pastor de ovelhas, o filho mais novo de Jessé. Assim como ele, que foi humilhado, foi exaltado por Deus, nós também seremos. Não queiramos exaltar a nós mesmos. Deixemos que o Senhor nos ponha no alto, pois aquele que se humilhar será exaltado (MT 23:12).

*****************************************************

" E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas" (2 SM 5:13)

Apesar de, naquela época, a poligamia ser um costume, algo considerado comum, nunca foi algo instituído por Deus.

Deus foi muito claro: "Deixará homem pai e mãe, unir-se-á à SUA ESPOSA e serão AMBOS uma só carne" (GN 2:24).

O plano da criação sempre foi que o relacionamento fosse constituído por duas pessoas e não uma. Além disso, podemos ver que Deus construiu uma AJUDADORA para Adão (GN 2:18) e não AJUDADORAS ou outro AJUDADOR.

Davi, talvez tomado de confiança pelo reinado, adicioniou concubinas e mulheres de Jerusalém, tendo mais filhos e filhas. Não adianta perguntarmos "Mas Davi não era segundo o coração de Deus (I SM 13:14)? Como pode adulterar? Como um adúltero podia ser segundo o coração de Deus? Deus permitiu?".

Há pessoas que dizem: "Se Salomão teve mil mulheres (I RS 11:3), por que não posso ter mais de uma?". Não nos compete saber. O que cada um fez será ajustado no dia do Juízo. Como diz o Missionário R.R.Soares: "Já tenho muita coisa para dar conta no dia do Juízo".

O fato é que, quando somos abençoados, não devemos nos empolgar e sair fazendo tudo o que queremos. Há pessoas que acham que ser abençoada é sinal de que estão andando no caminho de Deus. Claro, quando estamos no pecado a bênção não chega, é verdade. Porém, devemos lembrar da misericórdia de Deus. Sempre façamos um exame: o que estamos fazendo está dentro da Palavra? Tem fundamento bíblico? Se sim, tudo bem. Se não, deixemos a prática.

Não achemos que Deus nos está dando um alvará para pecar, deixando que façamos o que achamos melhor: Ele não está.

*****************************************************

"Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido a Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, desceu à fortaleza.

E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim" (2 SM 5:17-18)

O diabo não gosta quando estamos na presença de Deus, pois sabe que seremos abençoados e sairemos vencedores de toda luta que enfrentarmos.

Por isso, ele se levanta com seu exército contra nós, para nos fazer desviar do caminho que o Senhor instituiu como sendo a rota para agradá-lO e sermos abençoados.

Não temamos, pois a vitória é nossa. Quando ouvirmos os rumores do ataque do inimigo, façamos como Davi: não nos escondamos de medo, mas desçamos para lutar, sabendo que já vencemos. Façamos como o anjo do Senhor, que saiu vitorioso para vencer (AP 6:2).

*****************************************************

" E Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-los-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos" ( 2 SM 5:19)

Sempre que passarmos por alguma situação nova, devemos pedir a orientação de Deus e isso se faz não necessariamente orando, embora seja muito importante, mas sabendo o que está na Palavra.

Deus nunca vai contra o que está na Palavra Dele. Se Ele nos direcionou com relação a algo e estamos passando pela mesma situação novamente ou por uma situação parecida, podemos aplicar o que Ele havia nos revelado.

Conhecendo a Palavra, sabemos o que vem de Deus e o que não vem. Além disso, Deus não é Deus de confusão (1 CO 14:33), não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa (NM 23:19). Sendo assim, nunca vai dizer algo diferente do que nos havia revelado e nem nada contra o que está na Palavra Dele, pois não pode negar a Si mesmo (2 TM 2:13)

Se nos vier algo como "direção" que contradiga a Palavra de Deus, seja anátema (GL 1:9).

*****************************************************

" Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o SENHOR a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim" (2 SM 5:20)

Quando Deus dá uma Palavra, ela se cumpre. Não há a menor possibilidade de dar algo errado sendo direção de Deus. Basta que creiamos e tenhamos certeza em nosso coração.

Devemos fazer exatamente o que Deus mandar, sem querer "adaptar" a vontade do Pai ao que é mais fácil ou confortável para nós.

*****************************************************

" E os filisteus tornaram a subir, e se estenderam pelo vale de Refaim" (2 SM 5:22)

O inimigo é insistente e, muitas vezes, quer nos fazer acreditar que ainda somos cativos dele. Entretanto, devemos resistir, pois sabemos que o diabo é mentiroso e pai da mentira (JO 8:44).

*****************************************************

"E Davi consultou ao SENHOR, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras.

E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o SENHOR saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus"( 2 SM 5:23-24)

Mais uma vez, o Senhor mostrando a Davi a direção certa. Cada guerra era uma situação nova e a direção de Deus, essencial. De uma guerra para outra, poderiam reciclar o exército, até pelas mortes dos soldados, mudavam o local, que poderia influenciar significativamente, etc. Antes, os filisteus haviam se estendido pelo vale. Agora, haviam subido, o que fez com que o Senhor desse um direcionamento diferente. Porém, a esência não mudou: Davi saiu vencedor.

Em nossa vida também há situações parecidas. Quando vamos participar de uma entrevista de emprego, Deus pode nos direcionar a agir de maneira diferente de outra entrevista, para que não cometamos os mesmos erros. Porém, se somos comerciantes e Ele nos manda não fechar negócio com incrédulos, podemos esperar 40 dias e pedirmos a orientação Dele a respeito de outra proposta: se a pessoa também for incrédula, o direcionamento é o mesmo.

*****************************************************

" E fez Davi assim como o SENHOR lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Gibeá, até chegar a Gezer" (2 SM 5:25)

Davi, ao seguir a direção de Deus, foi abençoado, o mesmo que acontece conosco quando entregamos a vida ao Senhor e nos dispomos a seguir Suas ordens de maneira obediente. Pode ser que não entendamos em um primeiro momento, mas não nos cabe entender, e sim ter fé e obedecer.

Paz a todos.

****************************************************

****************************************************

" Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas

Os que armarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo os seus esquadrões, e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá" (NM 2:2-3)

Irmãos, os filhos de Israel armaram suas tendas, ou seja,sua morada, debaixo do que representava suas filiações.

Perto de quem temos feito morada: da filiação de Deus ou do diabo? Isso faz TODA a diferença em nossa vida, principalmente a eterna.

Além disso, as tendas eram armadas na frente da tenda da congregação, ou seja, não era algo escondido, mas sim claramente colocado. Temos sido testemunhos vivos de Cristo, de Sua obra e Sua Palavra ou somos aquele famoso crente OO7, que ninguém sabe que ele é servo de Cristo e até se espanta quando descobre,pois as atitudes do cidadão não condiz com as do verdadeiro cidadão dos céus (SL 15)?

*****************************************************

" Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como armaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeiras" (NM 2:17)

Até a época de Davi, os levitas não eram os ministros de louvor, mas sim os ajudantes dos sacerdotes, que levavam os utensílios nas viagens.

Os levitas iriam no meio dos exércitos, ou seja,eles seriam nucleares. Podemos chamar de levita qualquer um que está na Igreja como servo, não procurando a própria glória, de acordo com Anísio Renato de Andrade, do Núcleo de Apoio Cristão.

Que sejamos sempre levitas. Mesmo que nossa função na Igreja não seja tão "visualizada", apenas como membros até mas que nossa oração, adoração e louvor possa ser poderosa como intercessora e que estejamos sempre dispostos a buscar a glória do Senhor, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Mas os levitas não foram contados entre os filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés.

E os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim armaram o arraial segundo as suas bandeiras, e assim marcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais" (NM 2:33-34)

Quando fazemos tudo de acordo com a direção de Deus, o Senhor nos honra e somos abençoados.

Os levitas poderiam achar-se menores por não serem contados entre os filhos de israel, como há muitas pessoas que ficam magoadas por, talvez, não terem um ministério tão visualizado, mas devemos deixar o orgulho e as picuinhas para lá quando se trata da obra de Deus e em todos os momentos, pois contendas não agradam ao Pai (I CO 11:18).

*****************************************************

NM 2:4-34

Irmãos, esse capítulo de Números está falando sobre a organização do povo.

Quem serve a Deus deve ser organizado em sua vida, seja pessoal ou ministerial. A bagunça, fisica ou espiritual, não é a vontade de Deus para nós, pois na bagunça há coisas esquecidas e obscuras e a Bíblia diz que não há nada encoberto que não seja descoberto, ou oculto, que não haja de saber-se (MT 10:26).

Coloquemos nossa vida com Deus em ordem para que esteja tudo claro e patente diante de quem temos de tratar. Vejamos o que é dito em Hebreus: " E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (HB 4:13).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/02/2013
Reeditado em 24/02/2013
Código do texto: T4156385
Classificação de conteúdo: seguro