Estudo João capítulo 13

"Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim" (JO 13:1)

O Senhor nos ama até o final, uma vez que Ele é fiel. O Senhor não é como nós, que O servimos e, por qualquer coisa, por qualquer influência do diabo, abandonamos o primeiro amor. O Senhor está conosco até a consumação dos séculos (MT 28:20).

****************************************************

"E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse," (JO 13:2)

Judas tinha acabado de participar da ceia com Jesus e, mesmo assim, o diabo pode entrar no coração dele para o mal. Não achemos que por que estamos na Igreja estamos livres dos ataques do diabo. Devemos ser sempre sóbrios e vigilantes (1TS 5:6), pois o fato de sermos de Deus não nos impede de sermos tentados e, se não estivermos verdadeiramente firmados na Rocha (DT 32:31) , cairemos.

*****************************************************

"Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,

Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se" (JO 13:3-4)

Jesus já sabia pelo que iria passar. Notemos que Ele não fez escândalos e nem se desesperou. Muito menos foi tirar satisfações com Judas. Não devemos fazer isso. Jesus sabia da obra que Deus tinha para fazer na vida Dele, assim como nós sabemos da nossa herança como filhos de Deus. Não briguemos com quem nos calunia, difama-nos e nem nos desesperemos com os ataques do diabo. Saibamos o nosso lugar como co-herdeiros (RM 8:17) da promessa e estejamos firmes, calmos e serenos, pois não há motivo de desespero para quem anda com Deus.

*****************************************************

"Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido" ( Jo 13:5)

Mais uma vez, vemos a tranquilidade e a humildade de Jesus. Mesmo sabendo que um de Seus discípulos O trairia, Ele não se revoltou e não descontou em ninguém Sua raiva, nem saiu batendo tudo. Não façamos isso: nossa luta é contra as obras do diabo, não contra as pessoas influenciadas por ele. Nossa luta é contra os principados e potestades e não contra a carne e o sangue (EF 6:12).

*****************************************************

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?

Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois" ( JO 13:6-7)

Simão ficou espantado pela atitude de Jesus e Este lhe disse que, apesar de não entender naquele momento, depois entenderia. Muitas vezes não entendemos determinadas coisas em nossa vida. Se Deus não nos revelar naquele momento, é o melhor para nós. As coisas encobertas são para Deus e as reveladas sao para nós e nossos filhos (DT 29:29).Não fiquemos revoltados e, quando Deus nos direcionar para fazer algo, mesmo sem entender, façamos. Ele não erra e nem se engana. Se ele sabe o propósito, basta-nos.

*****************************************************

"Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos" (JO 13:8-10)

Quando Simão soube de que era necessário que Ele fosse lavado por Jesus para ter parte Nele permitiu na hora e se dispôs a fazer até mais do que era necessário. Qual tem sido a nossa disposição e nossa entrega para estarmos perto de Deus?

Jesus respondeu que, se seus pés fossem lavados, todo ele estaria limpo. Jesus não comprou apenas uma área da nossa vida ou uma parte do nosso corpo. Fomos comprados por inteiro e pertencemos a Ele de forma completa. Sendo assim, devemos entregar a vida inteira a Ele, sem reservas e sem metades.

*****************************************************

"Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos" (JO 13:11)

Judas não estava limpo, pois estava contaminado pelas obras do diabo. Mesmo assim, Jesus não o excluiu daquele momento, assim como não nos exclui da presença Dele, mesmo com nossos pecados e erros. Jesus amava Judas, mesmo sabendo que seria entregue por ele.

*****************************************************

"Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. " (JO 13:12-14)

Jesus deu um exemplo de humildade ao lavar os pés dos discípulos. Sendo assim, quem somos nós para nos acharmos melhores do que os outros? Se o Mestre lavou os pés dos discípulos, somos nós maiores que o Mestre?

Sejamos humildes, pois não somos melhores que ninguém. Não há queridinhos para Deus: todos somos irmãos em Cristo, filhos de Deus, com os mesmos direitos e deveres. Para Deus, não há acepção de pessoas (RM 2:11)

*****************************************************

"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" ( JO 13:15)

Jesus deve ser o nosso exemplo. Devemos nos esforçar para sermos como Jesus era e fazer o que Ele fazia.

****************************************************

"Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes" ( JO 13:16-17)

Nós não somos maiores que Jesus. É incrível como há pessoas que deixam a soberba entrar em seus corações. Seja por um ministério na Igreja, por um emprego, por uma situação financeira, etc. Nunca devemos nos esquecer de que tudo o que temos e somos é-nos dado pela misericórdia de Deus.

*****************************************************

"Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.

Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou" ( JO 13:18-19)

Mais uma vez, as Escrituras se cumprem. Já era dito que o que comia com Jesus era aquele que iria entregá-lO. Apesar de Jesus saber quem O trairia, os outros discípulos também ouviram o que Jesus tinha a dizer, para que eles cressem e lembrassem de que Jsus já havia dito o que aconteceria.

O mesmo acontece conosco: muitas vezes passamos por alguma coisa para que outras pessoas sejam ensinadas ou para que a Palavra de Deus se mostre eficaz em Seua glória a fim de converter outras pessoas.

*****************************************************

"Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou" ( JO 13:20)

Devemos receber com carinho aquele que nos é enviado para pregar a Palavra de Deus, seja um pastor ou seja qualquer outro irmão.

Além disso, devemos tratar com carinho todas as pessoas que o Senhor coloca em nosso caminho: quando recebemos com carinho quem o Senhor envia, é a Ele que recebemos.

*****************************************************

"Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.

Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava" (JO 13:21-22)

Jesus, sendo homem, turbou-se, pois era uma situação difícil a qual Ele estava passando, dizendo aos discípulos que algum deles O trairia. Nós também passamos por situações nas quais nosso coração é turbado, mas devemos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo ( JO 16:33).

*****************************************************

"Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.

Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.

E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?

Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.

E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa" ( JO 13: 23-26)

No momento seguinte à entrega do bocado molhado, Satanás entrou em Judas. Mais uma vez, a Palavra de Deus não cai e não volta vazia ( IS 55:11). O Senhor disse que alguém O trairia e mostrou quem seria.

Note que Jesus não excluiu Judas da mesa Dele, mesmo sabendo que seria traído. Além disso,Ele mandou que Judas fizesse depressa o que era preciso. Façamos a mesma coisa: não fiquemos protelando a ordem que o Senhor nos dá. Se temos de fazer algo para Ele não fiquemos arrumando desculpas ou deixando para depois. Façamos o mais depressa possível.

*****************************************************

" E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.

Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres." (JO 13:28-29)

Os discípulos não entenderam o propósito de Jesus dizer aquilo a Judas, pois achavam que se tratava de comprar coisas para a festa ou coisas aos pobres, porém, lembremos de que Jesus estava falando com eles sobre quem O trairia. Seria óbvio que Jesus estivesse falando sobre Judas ser o traidor.

Não estejamos com nosso entendimento fechado como os discípulos, mas que estejamos sempre ligados com a Palavra de Deus para entendermos todas as revelações e direções do Senhor.

*****************************************************

" E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite" (JO 13:30)

Naquele momento, começou a "noite" de Jesus, o momento de trevas e de dificuldades. Note que Judas foi "logo".O diabo não brinca em serviço e não tarda em fazer o que é necessário para nos prejudicar. Não tardemos, então, em largar a obra maligna e entregarmos a vida a Deus por completo, antes que chegue nossa "noite" e tropecemos pela falta de luz ("Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz" - JO 11:10).

*****************************************************

"Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.

Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar" ( JO 13:31-32)

Toda a glória pertence ao Senhor e Ele não a divide com ninguém. Jesus foi glorificado pela obra que fez na Cruz do Calvário. Temos dado glórias a Ele como Ele merece?

*****************************************************

" Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora" (JO 13:33)

Para onde Jesus iria não poderia ser seguidO. Dali a pouco, Jesus não estaria mais com eles. Não tardemos em buscar o Senhor, não esperemos até o dia do Juízo, pois nesse dia não haverá misericórdia ("Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" - Isaías 55:6). Além disso, Ele disse essas coisas para que, ao ver tudo o que dizia se concretizando, cressem Nele. Além disso, essas palavras não poderiam ser atribuídas a ninguém e nem aqueles acontecimentos vistos como acaso: Jesus sabia de tudo o que passaria e,mesmo assim, ao recuou. Isso era uma mostra do amor de Jesus por nós e de que Ele verdadeiramente era o Filho de Deus, por saber exatamente o que o futuro lhe reservava, uma vez que tudo aconteceu exatamente como Ele disse que seria.

*****************************************************

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" ( JO 13:34-35)

Jesus sabia que Sua hora estava próxima. Sendo assim, deixou Suas instruções: amar aos outros como Ele nos amou. Não é uma tarefa fácil, mas justamente por isso seremos conhecidos: pelo nosso amor para com as pessoas. Há cristãos que vivem em pé de guerra, cheios de mágoa, de ressentimento, de ódio, de sentimento de vingança,etc. Com certeza, essas pessoas não são reconhecidas como cristãs, ou seja, como representantes de Cristo na terra, e terão de responder pelos seus atos.

****************************************************

"Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.

Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.

Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes" ( JO 13:36-38)

O ser humano gosta muito de dizer que fará uma série de coisas das quais não fará nem as duas primeiras.

Pedro deve ter sido bem intencionado e ninguém questiona o amor que ele tinha por Jesus, que foi externalizado pela sua fala. Porém, o Senhor não se comove com belas palavras, pois conhece o nosso coração e sabe o que fazemos e o que ainda iremos fazer, além do que sentimos e pensamos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/02/2013
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T4157114
Classificação de conteúdo: seguro