Estudo Efésios 2

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

Efésios 2:1-2

Antes de conhecermos a Jesus e nos entregarmos a Ele, vivíamos uma vida de pecado, de acordo com as obras do diabo e a vontade deste. Além disso, antes de Jesus morrer por nós na Cruz, o diabo tinha domínio sobre o mundo, o que não acontece mais. Hoje, o diabo só tem domínio na vida daqueles que não servem a Deus e que são desobedientes.

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Efésios 2:3

Antigamente, nossa preocupação poderia ser satisfazer nossa carne e seus desejos, o que não pode mais acontecer hoje em dia, sendo nós servos do Evangelho. Nossa preocupação deve ser agradar ao Senhor em tudo.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Efésios 2:4-6

O Senhor é misericordioso e, por isso, vivificou-nos junto com Cristo naquela Cruz. No momento em que Jesus foi morto, nós ganhamos nossa liberdade de todo domínio do mal em nossa vida. Quando Ele ressuscitou, nós ressuscitamos com Ele para uma vida nova, de santidade.

Dessa forma, somos salvos pela graça, ou seja, pela misericórdia de Deus na obra realizada por Cristo. Nenhuma obra nossa opera a salvação, a não ser a fé.

Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 2:7

Benignidade consiste em ajudarmos pessoas das quais não gostamos ou que, teoricamente, não merecem nosso amor. Diferente da bondade, que faz com que ajudemos aquelas pessoas que amamos. Ou que são boas para conosco.

Nós éramos assim quando Jesus veio:vivíamos longe da vontade do Pai. Deus nos amava, tanto é que quis nos salvar, mas nós não merecíamos essa ajuda, assim como não merecemos hoje. Justamente por isso somos salvos pela graça, que constitui favor imerecido, justamente para mostrar aos próximos séculos a benignidade do Senhor para com a humanidade.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Efésios 2:8-9

Somos salvos por esse favor imerecido do qual falei. Ora, de fosse por obras, seria por merecimento e o homem poderia se gloriar. Não:nossa salvação depende da fé que professamos na obra que Jesus realizou na Cruz.

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:10

Deus nos criou para sermos bons, para realizarmos boas obras, obedece-lO, ajudarmos aos que necessitam e para que vivamos uma vida de comunhão com Ele. Não compensa viver de outra forma, sendo essa a vontade do Pai.

Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;

Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Efésios 2:11-13

Antigamente, antes de conhecermos a Jesus, éramos incircuncisão, ou seja, éramos estranhos às promessas do Senhor e não herdeiros de Sua obra. Porém, no momento em que entregamos nossa vida a Jesus, passamos a estar perto Dele, remidos pelo Seu sangue derramado em favor da nossa Salvação.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

Efésios 2:14-15

Jsus veio trazer a paz e desfazer todo tipo de inimizade, inclusive a lei dos mandamentos, que consistia em ordenança.

A lei mosaica consistia em um guia para levar o povo até a época em que viria Jesus, para trazer a salvação. Agora, que isso já aconteceu, não vivemos mais pela lei, mas sim pela graça de Deus, embora as promessas que Deus fez a Abraão e toda sua posteridade permaneçam em vigor.

Todas as promessas da época da lei se cumprirão em nossa vida.

E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Efésios 2:16

Jesus nos reconciliou com Deus através da expiação dos pecados do homem pelo Seu sacrifício.

E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

Efésios 2:17-18

Jesus pregou a paz e o único caminho para chegar ao Pai é Ele. Todos nós passamos a ter o Espirito Santo conosco e não há mais motivos para dissensões e contendas. Todos somos iguais e somos salvos da mesma forma.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

Efésios 2:19

Sendo resgatados do pecado do mundo, passamos a fazer parte da família de Deus, uma familia celestial e abençoada, que vive longe do pecado e das concupiscências da carne.

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Efésios 2:20

Jesus cumpriu todos os mandamentos e toda a lei. Sendo assim, Ele é a principal pedra tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Passemos agora a viver de acordo com Ele, fundamentados no que Ele nos deixou e na obra que realizou por nós para a nossa salvação.

No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Efésios 2:21-22

Somos templos do Espirito Santo de Deus, logo, devemos viver rm santidade e comunhão com o Altíssimo. Que estejamos edificados em Cristo, na Palavra de Deus, para que permaneçamos de pé mesmo em frente às tempestades e às ameaças do mal.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/02/2013
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T4158043
Classificação de conteúdo: seguro