Estudo Segundo livro de Samuel capitulo 6 e Números capitulo 3

E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.

E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.

2 Samuel 6:1-2

A arca de Deus representava a presença do Senhor. Davi levantou todo o povo que tinha consigo para levarem a arca de Deus. Qual o esforço que temos feio para estarmos na presença do Altíssimo? O Senhor, lá do céu, sentado acima dos querubins, estava vendo essa atitude de Davi e do povo, assim como vê a nossa e as nossas desculpas para não buscá-lO: cansaço, angustia, tristeza, etc.

E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.

2 Samuel 6:5

O povo estava contente, feliz, na presença do Senhor. Nós, que temos livre acesso a Deus por conta da obra de Jesus, sem precisarmos ficar carregando a arca do Senhor, não temos essa mesma alegria, muitas vezes.

A presença do Senhor deve trazer alegria e bênçãos. Devemos ficar radiantes da presença do Pai e, se isso não está acontecendo conosco, antes vemos a comunhão como uma obrigação, entremos em oração para sermos libertos desse mal,pois há um demônio querendo estragar nossa comunhão com Deus e nos afastar do Pai, para que sejamos uma presa fácil em suas sujas mãos.

E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.

Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

2 Samuel 6:6-7

O povo não podia tocar na arca do Senhor. Esse homem, apesar de ter tido boa intenção, desobedeceu a uma ordem do Senhor e sofreu as consequências por isso. Não pensemos nós que nossa boa intenção nos livra da responsabilidade do pecado. O Senhor sabe do que está em Sua Palavra. Nem adianta vir com aquele papo de que Deus entende. Se estiver fora da Palavra Dele, não entende, não. Se estamos fora da direção Dele, peçamos perdão sem nos justificarmos, sem ficarmos arrumandodesculpas, simplesmente admitamos que estamos errados e que saimos da Sua vontade. Assumamos nosso erro e peçamos perdão para alcançarmos misericórdia e não sermos destruídos pelo inimigo.

E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?

E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.

2 Samuel 6:9-10

Talvez nesse momento Davi tenha visto o tamanho da responsabilidade de ter a arca de Deus consigo e temeu, procurando deixá-lá em outro lugar. Que nós não façamos isso com a presença de Deus. Nunca nos afastemos dela e nem a coloquemos em um lugar onde nós não estivermos. Que estejamos sempre grudados com ela, em Nome de Jesus.

Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria

2 Samuel 6:12

Quando Davi viu que a arca do Senhor havia abençoado o local onde estava, correu para buscá-lá e levá-lá à sua casa, com alegria. Muitas pessoas procuram o Senhor para receber uma benção, sem a intenção de firmar um compromisso sincero com Deus, o que não estou dizendo que é o caso de Davi. Que estejamos sempre ao lado de Deus, independente de bênçãos ou não.

E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.

Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.

2 Samuel 6:14-15

Davi estava com todas as suas forcas diante do Senhor e é assim que devemos buscá-lO também. Mesmo que a situação esteja difícil, não podemos desistir. Se você está passando por uma situação difícil, erga um clamor a Deus com todas as suas forças, louve-O com todas as suas forças e você verá o sobrenatural de Deus agir em sua vida, mas tem de ser com todas as forças, e não de qualquer jeito ou como der.

E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.

2 Samuel 6:16

Tomemos cuidado com o que tem entrado em nosso coração, principalmente quando se refere ao que é para a obra de Deus. Mical desprezou a presença do Senhor por conta do seu desprezo pela atitude de Davi. Que não façamos o mesmo que ela. Estejamos com nosso coração limpo e disposto a nos entregarmos a Deus para louvá-lO.

E introduzindo a arca do SENHOR, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR.

E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos.

2 Samuel 6:17-18

Que nós ornemos um lugar especial para a Palavra e a presença do Senhor em nossa vida: nosso coração. Que possas purificá-lO de toda a imundície e que possamos oferecer o que temos de melhor:nossa fé e nossa adoração.

E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa,

2 Samuel 6:19

Na presença de Deus, somos supridos de tudo e nada nos falta, pois o Senhor é nosso pastor ( SL 23:1)

E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.

2 Samuel 6:20

Davi estava indo abençoar sua casa, mas encontrou Mical cheia de ironia, sarcarmo e palavras duras. Quantas vezes o Senhor havia enviado Seus anjos para nos abençoar e estes voltaram com a benção,tendo encontrado pessoas com o coração endurecido, reclamando, blasfemando e duvidando da Palavra, fazendo pouco da promessa do Senhor?

Mical, além disso, julgou Davi, dizendo que ele estava se exibindo para as servas. Um coração ciumento e contaminado é um perigo. Talvez ela estivesse revoltada por ter sido arrancada do marido com quem ela estav vivendo para voltar a viver com Davi.

Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado.

2 Samuel 6:21

Davi tinha sua consciência limpa e isso faz muita diferença. Ele respondeu Mical à altura, sem escândalos e nem barracos, pois sabia que estava fazendo aquilo na presença de Deus e que Deus conhecia seu coração.

E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.

2 Samuel 6:22

Já que Davi não era honrado por sua esposa, seria honrado pelas servas. Ele não estava preocupado em se exaltar, não havia feito o que fez par se gloriar, mas sim para louvar a Deus e não se importava se parecia uma humilhação dançar perante os servos, desde que fosse na presença de Deus em adoração ao Altíssimo e aquelas servas saberiam reconhecer o que Mical não soube. Tomemos cuidado, pois há muita gente buscando na rua o que não encontra em casa, seja com o cônjuge , seja com a família, e isso é um perigo. Não permitamos que essas coisas aconteçam conosco e, se aconteceram, oremos a Deus para que sejamos libertos desse mal.

E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.

2 Samuel 6:23

O castigo de Mical por ter desprezado a presença do Senhor por uma picuinha pessoal, bem como não reconhecer um momento de adoração sincera, machucando moralmente o ungido do Senhor, foi não poder ter filhos.

As consequências para nossos pecados são graves se não nos arrependermos e mudarmos de vida. Lembremos de que o salário do pecado é a morte ( RM 6:23).

Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio.

Mas Nadabe e Abiú morreram perante o SENHOR, quando ofereceram fogo estranho perante o SENHOR no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai.

Números 3:3-4

Nós, que cremos, somos constituídos sacerdotes da nossa casa ( AP 5:10) e devemos exercer esse sacerdócio com seriedade e fé. O preço de um sacerdócio feito de qualquer jeito foi a morte e o preço do nosso relaxo pode ser a perdição dos familiares que ainda não conhecem a Jesus.

Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam,

E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo.

E tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação, e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo.

Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva.

Números 3:6-9

Os levitas eram responsáveis por cuidar dos utensílios do tabernáculo. Quando cuidamos das coisas do Senhor, Ele providencia para que nada nos falte e sejamos protegidos de toda ameaça, assim como os levitas.

E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus.

Porque todo o primogênito é meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até ao animal: meus serão; Eu sou o SENHOR.

Números 3:12-13

Aquele que se ocupa da obra do Senhor é cuidado por Ele, como já havia dito. Lembremos da oferta das primícias, pois todas as primícias são de Deus e isso fica claro nesses versículos, embora haja pessoas que contestem, assim como a questão dos dízimos. Convido-os a ler Malaquias capitulo três.

E falou o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, dizendo:

Conta os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, pelas suas famílias; contarás a todo o homem da idade de um mês para cima.

E Moisés os contou conforme ao mandado do SENHOR, como lhe foi ordenado.

Números 3:14-16

Devemos sempre obedecer às ordens que o Senhor nos dá, ainda que sejam difíceis o que dêem trabalho. Tomemos Moisés como exemplo. No começo, ele teve medo e pôs uma série de empecilhos ao ministério que Deus lhe dava. Porém, depois, foi diligente com a obra do Senhor.

E contou Moisés, como o SENHOR lhe ordenara, todo o primogênito entre os filhos de Israel.

Números 3:42

Mais uma vez vemos aqui a obediência de Moisés e que deve haver sempre em nossa vida.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/02/2013
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T4158045
Classificação de conteúdo: seguro