Estudo João 14

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (JO 14:1)

Não devemos ficar perturbados por nada. Mesmo que as coisas pareçam difíceis, sabemos que a vitoria é nossa, uma vez que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não veem (HB 11:1).

Devemos ter fé em Deus e na vitória de Jesus sobre todas as obras malignas que podiam nos prejudicar. Lembremos de que a Bíblia manda que não estejamos inquietos por coisa alguma (FP 4:6).

*****************************************************

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar” (JO 14:2)

“Se não fosse assim, eu teria dito...”. Tudo o que diz respeito ao mundo espiritual acontece exatamente como Jesus disse. Se diferente fosse, Ele teria dito. Não fiquemos querendo inventar moda: se estamos fazendo o que está na Palavra de Deus, estamos fazendo o certo. Não acrescentamos e nem diminuamos nada da Palavra de Deus, pois ela é a verdade absoluta.

*****************************************************

“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (JO 14:3)

A vontade de Jesus é que estejamos com Ele no dia do Juízo, que sejamos salvos. Ele veio para que todos sejam salvos e nenhum pereça. Basta que creiamos Nele e estejamos dispostos a viver em santidade com Ele.

*****************************************************

“Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:5-6” (JO 14:4-6)

Nós sabemos perfeitamente qual é o caminho para a morada eterna ao lado de Jesus: a fé Nele. Jesus disse que Ele era o caminho, a verdade e a vida e que ninguém chegaria ao Pai senão por Ele. Não adianta inventarmos rota alternativa: é por meio de Jesus, lembrando que Ele também é chamado a Palavra de Deus, pois Ele a cumpriu por completo.

*****************************************************

“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (JO 14:7-9)

Os discípulos de Jesus, mesmo estando com Ele há tanto tempo, pareciam não ter entendido o significado de Jesus estar no Pai e o Pai estar Nele. O mesmo acontece conosco: quantos estão na Igreja há tanto tempo, são batizadas, têm até ministérios, mas não compreendem verdadeiramente o significado de sermos de Deus, de sermos comprados pelo sangue de Jesus.

*****************************************************

“Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras” (JO 14:10-11)

Há pessoas que nem com as obras que Jesus faz em sua vida e na vida de outras pessoas não se convertem por completo. São pessoas que beiram a incredulidade, pois talvez creiam que as coisas que aconteceram foram por sorte ou por acaso, e não pelo poder e majestade de Deus.

*****************************************************

“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (JO 14:12-14)

Tudo o que pedimos no Nome de Jesus Ele o fará, para que o Pai seja glorificado no Filho. Será que entendemos o poder dessa declaração de Jesus? Claro, devemos sempre pedir a Jesus o que está de acordo com a Palavra de Deus e Ele nos GARANTE que isso será feito. Pode ser que, para nós, demore um pouco, mas, com certeza, a benção chegará. Lembremos-nos do que Ele diz, mais uma vez, a respeito de Seu Nome: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (MC 16:17-18)

*****************************************************

“Se me amais, guardai os meus mandamentos” (JO 14:15)

As pessoas têm mania de pedir provas de amor. A única coisa que o Senhor nos pede é que guardemos Seus mandamentos, que Ele resumiu em dois: amar a Deus sobre todas as coisas, de todo nosso coração e de todo nosso entendimento, e amar ao próximo como a nós mesmos. Ele não quer nosso sacrifício e nem loucuras: apenas que obedeçamos a Seus mandamentos. É dessa forma que mostraremos nosso amor por Ele e não através de loucuras, sacrifícios ou palavras vãs.

*****************************************************

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” (JO 14:16-17)

O Espírito Santo opera a verdade em nós. Ele nos guia, direciona e ensina, além de estar sempre conosco. Nós somos morada do Espírito Santo de Deus e devemos dar a Ele liberdade para agir em nossa vida.

*****************************************************

“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós (JO 14:18)

Jesus prometeu que voltaria para nós e O cumpriu, ressuscitando ao no terceiro dia. Além disso, como já disse antes, Ele está conosco até a consumação dos séculos (MT 28:20).

*****************************************************

“Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós” (JO 14:19-20)

No dia da Glória do Senhor O veremos sentado à destra do Pai e, aqueles que têm dúvidas, reconhecerão no dia do Juízo que toda a Palavra de Deus é verdadeira e que o Filho morreu pela nossa salvação.

*****************************************************

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (JO 14:21)

Aquele que ama a Jesus é aquele que obedece Seus mandamentos e não aquele que vive de palavras e rituais.Além disso, Jesus ama aqueles que O amam verdadeiramente e Se manifesta a esses.

*****************************************************

“Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou” (JO 14:22-24)

Jesus não se manifestaria ao mundo,mas sim àqueles que O amam por conta da fé e da obediência. O mundo não O obedeceria, logo, não O amaria. Sendo assim, Ele não pode fazer morada nesse coração.

*****************************************************

“Tenho-vos dito isto, estando convosco.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (JO 14:25-26)

O fato de Jesus ter dito essas coisas ainda estando com os discípulo exclui a possibilidade de alguém atribuir essas revelações a outra pessoa.

Jesus nos fez essas declarações estando ainda vivo. O Espírito Santo viria depois, para consolá-los e ensiná-los a andar nos caminhos do Senhor, exatamente como continua fazendo conosco nos dias de hoje.

*****************************************************

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (JO 14:27)

A paz que Jesus nos deixa não é a paz que o mundo nos dá, que se perde e se acaba com qualquer adversidade, mas a paz eterna, a paz de saber que somos salvos, remidos e amados pelo Senhor. Com a certeza de pertencermos ao aprisco de Jesus, não devemos deixar que o inimigo ou os cuidados deste mundo nos atemorize ou perturbe, pois maior é o que está conosco (2 CR 32:7).

*****************************************************

"Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;

Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui" (JO 14:30-31)

O mundo nada tem em Jesus e nem Ele tem nada no mundo, uma vez que a própria Palavra diz que o mundo jaz no maligno (1 JO 5:19). Nós, porém, somos lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro e devemos andar em novidade de vida (RM 6:4). Não como éramos antes de convertidos (EF 5:8), mas como convém a santos (EF 5:3).

Aquele que está em Cristo afasta-se das obras do mundo para viver em comunhão com Ele, fazendo exatamente o que Ele manda fazer, através da Palavra.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 25/02/2013
Código do texto: T4159096
Classificação de conteúdo: seguro