Estudo Efésios 3

"Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;

Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;" (EF 3:1-2)

O capítulo dois de Efésios termina com Paulo falando a respeito de nós como morada de Deus em Espírito e o capítulo três começa dizendo que por esta causa ele era prisioneiro de Cristo, por nós, os gentios, e fala sobre a dispensação da graça de Deus que foi a ele dada conosco.

Aqueles que pregam a Palavra de Deus, e não me refiro apenas a pastores, mas a todos aquele que, em determinado momento ou oportunidade que a vida lhe dá, fala da Palavra de Deus às pessoas, está prisioneira de Jesus Cristo, mas não no sentido negativo que a palavra "prisioneiro" pode carregar: estamos sendo usados por Jesus para um propósito lindo, que é o de evangelizar e levar Sua Palavra adiante.

Quando o Senhor nos dá uma revelação ou nos manda abrir os olhos de alguém com relação a um pecado, ai de nós se não o fizermos, pois seremos responsáveis pela perdição eterna daquela alma. Vejamos o que Paulo diz aos coríntios: " Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 CO 9:16).

Claro, sem agressividade, sem escândalo e pedindo sabedoria a Deus (TG 1:5), devemos proclamar a verdade a quem quer que seja.

*****************************************************

"Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;

Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,

O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;" (EF 3:3-5)

O apóstolo Paulo diz que o que está sendo revelado aos apóstolos e profetas não o foi revelado antes aos filhos dos homens.

Paulo diz que o Espírito tem feito essas revelações e o Espírito só veio habitar em nós após a morte de Jesus. Jesus precisou ser sacrificado como Cordeiro para que o Espírito viesse fazer de nós sua morada. Da mesma forma, precisamos sacrificar tudo o que nos mancha, devemos nos afastar de tudo o que nos tira da presença de Deus para que o Espírito Santo aja em nossa vida (2 CO 7:1).

Somos Sua morada, mas Ele não morará em uma casa apertada, na qual Ele tenha de se espremer e Se acomodar como der. Nosso coração é que tem de ser reformado para acomodá-lO.

*****************************************************

"A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;" (EF 3:6)

Os gentios eram os não judeus, os não israelitas. Sendo assim, não faziam parte do povo de Deus. Estes também eram co-herdeiros da promessa, bastava que cressem e assumissem seu lugar em Cristo.

É essa a atitude que Jesus espera: que aqueles que são gentios se convertam, creiam Nele e assumam todas as bênçãos que Jesus comprou na cruz para nós. De todas, a principal, é claro, é a Salvação, como é dito em JO 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

*****************************************************

"Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder." (EF 6:7)

Aqueles que pregam o Evangelho e que levam a Palavra adiante não devem se vangloriar, pois esse dom vem de Deus pelo Seu poder e a glória é apenas Dele.

Aquele que conhece a Palavra de Deus ou que, além de conhecê-la, tem algum tipo de ministério, não é melhor que qualquer outro membro da Igreja ou que qualquer gentio.

*****************************************************

"A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo," (EF 3:8)

Paulo, que antes perseguia cristãos, agora era ministro da Palavra de Deus. Isso mostra o poder de Deus para transformar histórias, bem como Sua imensa capacidade de perdoar.

Devemos anunciar o Evangelho não só aos salvos, mas aos gentios. É muito fácil falar de Deus com quem crê Nele e na Palavra, difícil é falar com o idólatra, com o ateu, com o incrédulo, com o desviado, etc. Lembremos de que os sãos não precisam de médico (MT 9:12). Isso NÃO quer dizer que os salvos não precisem ouvir de Deus e estar em Sua presença, mas sim que devemos concentrar esforços para alcançar aqueles que estão nas garras do diabo. Os salvos tanto precisam também ouvir falar de Deus que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). Sendo assim, os salvos fortalecem a sua fé através da Palavra de Deus, da pregação do Evangelho.

Além disso, as riquezas da obra de Cristo são incompreensíveis para nós humanos, de tão grandes, poderosas e imensas que são, estando todas elas à nossa disposição, desde que tenhamos fé Nele e O sirvamos.

*****************************************************

"Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,

No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele" (EF 3:11-12)

O propósito de Deus, realizado em Cristo, era a nossa reconciliação com Ele, remissão dos pecados, retirada de todo domínio do diabo em nossa vida e, o principal, nossa salvação.

Devemos ter confiança em Deus e tomar posse da nossa Salvação, da nossa vitória sobre o diabo e do nosso lugar de vencedores em Cristo (RM 8:37), pois a nossa fé em Jesus nos dá livre acesso ao coração do Pai e a todas essas bênçãos.

*****************************************************

"Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória.

Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo," (EF 3:13-14)

Paulo passava por tribulações por conta da pregação do Evangelho, porém pediu que os Efésios não desfalecessem por conta disso. Não nos façamos de vitimas sofredoras por causa dos problemas e tribulações que nos vêm por sermos de Deus. Jesus nos manda termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo ( JO 16:33). Sejamos fortes e corajosos como Josué ( JS 1:9). Deus Se agrada de nossa coragem, não covardia e medo. Lembremos sempre do que é dito em Provérbios: "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena" (PV 24:10).

Além disso, façamos como Paulo: ao ter uma dificuldade, ele orou a Deus ao invés de ficar se lamentando e, pior, com homens, que nada poderiam fazer por ele. Nas nossas dificuldades, busquemos a Deus, pois a Ele pertence todo o poder e ninguém pode fazer nada por nós, a não ser usado por Ele. Isso não quer dizer que não podemos pedir oração aos pastores ou a irmãos de fé, mas nossa confiança deve estar em Deus, pois nosso socorro vem Dele (SL 121:2).

****************************************************

"Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome," (EF 3:15)

Nossa família, bem como nossa toda nossa vida, deve estar firmada no Nome de Jesus. Apenas dessa forma seremos abençoados e vencedores sobre toda a obra maligna que vier contra nós.

*****************************************************

"Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;" (EF 3:16)

O poder do Espirito de Deus confirma nosso homem interior, ou seja, nosso espirito, como pertencente ao povo de Deus, vencedor e salvo. Além disso, é o Espirito do Senhor que confirma nossa vitória em nosso coração e nos fortalece, mesmo que nosso homem exterior esteja em pedaços por conta do sofrimento, como diz o apóstolo Paulo: "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia" (2 CO 4:16).

*****************************************************

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,

E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (EF 3:17-19)

É pela nossa fé que nos fundamentamos no amor de Cristo e, estando firmes nesse amor, entendemos toda a extensão da nossa herança como filhos de Deus, tomando posse das nossas bênçãos e sabendo o que Deus espera de nós. Os que estão no mundo não entendem a grandeza da obra que Jesus realizou na Cruz por nós ( "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" - 1 CO 1:18 ). Eles podem até ouvir falar e saber que foi algo grande, mas, com certeza, não conhecem a extensão desse poder: o poder do amor de Deus, que entregou Seu Filho para morrer por nós e nos salvar, e o amor de Jesus, que aceitou ser feito como cordeiro para o sacrifício pela remissão de nossos pecados, amando mesmo aqueles que não crerem Nele e que O mandaram matar,perdoando-os e rogando ao Pai que lhes perdoassem, antes de entregar o espirito na Cruz do Calvário. Esse entendimento e participação na Salvação operada por Cristo vem pela fé Nele, pela qual somos justificados ("Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" - RM 3:24).

O amor de Cristo excede todo o entendimento, pois nenhum homem aceitaria passar pelo que Ele passou para salvar pessoas que O humilhariam e matariam de maneira cruel. Quando conhecemos esse amor, somos cheios da plenitude de Deus, abençoados em todas as áreas e, se perseverarmos até o fim (MT 24:13), teremos o nosso lugar garantido na glória de Deus nos céus.

*****************************************************

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém" (EF 3:20-21)

O poder de Deus é imensurável e Ele faz muito mais do que pedimos ou pensamos. Nossa mente não é capaz de sequer imaginar ou cogitar o tamanho da grandiosidade de Deus e do que Ele pode realizar em nossa vida, desde que creiamos Nele (" Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam" - 1 CO 2:9).

Por todo esse poder, amor e cuidado conosco, unicamente a Ele deve ser dada toda glória e isso deve ser ensinado às próximas gerações, aos nosso filhos e netos. Estes devem estar na presença do Senhor, servindo-O. Não sejamos relaxados, relapsos, deixando que o maligno desvirtue nossa casa e nossa família. Além disso, tomemos cuidado para que nósmesmos não nos desviemos, enganados e tragados pelo diabo (I PE 5:8). Que possamos dar glórias a Ele para todo sempre.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 25/02/2013
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T4159149
Classificação de conteúdo: seguro