Estudo João capítulo 15// Estudo 2 Samuel 8

" Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto" (JO 15:1-2)

Jesus é a videira verdadeira, ou seja, há outras. Entretanto, somente dá fruto quem está na videira verdadeira,que é Jesus. Apenas quem está com Ele dá frutos, tanto físicos quanto espirituais, ou seja, dá frutos em todas as áreas da vida e leva a Palavra de Deus adiante, ensinado pelo Espírito Santo, para que outras pessoas também deem fruto.

Não nos enganemos com as videiras que parecem verdadeiras, pois elas são ramificações do caminho direto para a perdição eterna.

****************************************************

" Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado" (JO 15:3)

O versículo anterior diz que Deus limpa aquele que dá fruto para que esse dê mais fruto. A Palavra de Deus é que nos limpa, purifica-nos de toda a imundície e sujeira deste mundo, colocadas em nós pelo diabo.

Precisamos ficar firmes na Palavra, pois é através dela que somos limpos.

*****************************************************

"Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (JO 15:4-5)

A Palavra diz: "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece" (FP 4:13). Pois é: nós podemos todas as coisas, se estivermos na videira verdadeira.

Não adianta querermos ser filhos desobedientes, rebeldes e que acham que podem fazer tudo da forma que lhes convém, sem nenhuma consequência, e ainda cobrar bênçãos do Pai. Se não estivermos fundamentados e presos à Palavra de Deus e se não estivermos na videira verdadeira nada poderemos fazer, pois estaremos sem Jesus, Aquele que nos fortalece, como diz Filipenses. Além disso, note: aquele que está com Cristo não apenas dá fruto, mas dá MUITO fruto! É vida abundante, irmão! Oh, Glória a Deus!

*****************************************************

"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (JO 15:6)

Por outro lado, aquele que não está na videira verdadeira é destruído, pois fica vulnerável e exposto aos dardos inflamados do maligno (EF 6:16). Por outro lado, aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará (SL 91:1).

O que é melhor: estar protegido sob a sombra da videira verdadeira ou sendo atacados pelo diabo?

Infelizmente, há muitas pessoas que escolhem, seja consciente ou inconscientemente, a segunda opção, por parecer um caminho mais fácil. Que o Senhor guarde a nós e aos nossos dessa escolha!

*****************************************************

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (JO 15:7)

Nós mostramos que estamos com Jesus através do cumprimento da Palavra e dos mandamentos. Como diz minha mãe: falar, até papagaio fala, quero ver fazer. É o mesmo conosco em nossa vida espiritual: o Senhor não se convence com palavras, não. O que Ele quer ver são nossas obras mudadas e fundamentadas em toda palavra que sai da boca de Deus (MT 4:4).

*****************************************************

" Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." (JO 15:8)

O Senhor Se agrada de ver Seus filhos florescendo na fé, dando frutos. Que possamos dar essa alegria ao Pai Amado a cada dia com a renovação da nossa fé e confiança no Senhor!

*****************************************************

"Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor" (JO 15:9-10)

O Senhos ama aqueles que andam nos Seus caminhos e permanecem Neles, no amor do Senhor.

Quando servimos a Deus, rejeitamos toda oferta do diabo e, dessa forma, permanecemos no amor de Cristo, que foi grande o suficiente para nos curar, libertar e salvar.

Não escolhamos o amor do mundo ou, pior, o "amor" do diabo. A Palavra diz que até o diabo se transfigura em anjo de luz (2 CO 11:14). Tomemos cuidado. O amor de Jesus excede inimaginavelmente em excelência qualquer outra experiência humana.

Se o amor que havia na amizade entre Jonatas e Davi era melhor que o de mulheres (2 SM 1:26), imaginem o amor do Salvador da humanidade e Daquele que O enviou!

*****************************************************

" Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo." (JO 15:11)

Permanecendo no amor de Cristo, nossa alegria é completa, pois é a alegria do Senhor que habita em nós e não a alegria gerada pelo mundo. Na alegria completa Dele somos fortes, pois "a alegria do senhor é a nossa força" (NE 8:10).

Notemos que Jesus disse ALEGRIA COMPLETA. Não é só na área espiritual, só na ministerial, só na familiar, etc. Não é alegria hoje e amanhã não. Não, não: é COMPLETA!

Podemos nos alegrar, pois temos muitos sorrisos para dar e muitas alegrias para viver, em Nome de Jesus, e de maneira completa, plena!

*****************************************************

" O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (JO 15:12)

É essencial o amor aos outros. Aquele que ama ao seu próximo com o amor de Jesus não mente, não engana, não rouba, não adultera, não trai a confiança, não destrói, não mata, etc.

Tendo o amor que Cristo teve por nós automaticamente estamos sendo orientados a amar nossos inimigos, aqueles que não perseguem e caluniam. Não é fácil. Contudo, se o Senhor está mandando, Ele nos capacita e muda nosso coração para que consigamos. Basta ter fé e disposição para pedir um coração novo (" E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne" - EZ 36:26) e obediente,livre de toda mágoa, ressentimento, orgulho, ódio, vaidade, etc.

*****************************************************

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (JO 15:13-14)

Jesus deu Sua vida por nós e não há amor maior que esse.

Seremos amigos de Jesus se O obedecermos e honrarmos. Ele foi nosso amigo primeiro, assim como nos amou primeiro (1 JO 4:19), pois mesmo sem sermos fieis a Ele e, muitas vezes, sem crermos, mesmo assim Ele deu Sua vida por nós. Isso é lindo demais. Sejamos amigos de Jesus, fazendo o que Ele nos manda, uma vez que nada do que Ele nos manda é difícil e, muito menos, impossível (" Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti" (DT 30:11).

*****************************************************

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" (JO 15:15)

Nós sabemos do propósito de Jesus e,por isso, somos Seus amigos, pois Ele não tem segredo para conosco, antes nos revela exatamente o Seu propósito: perdoar-nos, reconciliar-nos com o Pai, curar-nos, libertar-nos de todo domínio do inferno e salvar-nos para a eternidade.

*****************************************************

" Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (JO 15:16)

Devemos ter a plena consciência de que não somos qualquer um: fomos nomeados por Jesus para darmos fruto e que esse fruto permaneça. Não somos "coisas" passageiras na vida de Cristo, mas a vontade Dele e o Seu propósito é que nosso fruto permaneça.

Se crermos em Jesus, tudo o que pedirmos no Nome Dele será feito. O Nome de Jesus contém todo o poder e é através do nome Dele que expulsaremos demônios, operaremos curas, etc (MC 16:15). Não desprezemos o poder desse Nome e nem O usemos em vão ou como pura e simples repetição (" E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos" - MT 6:7).

*****************************************************

" Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros."(JO 15:17)

Jesus, neste versículo, repete o mandamento de amarmos uns aos outros. Se esse mandamento não fosse essencial, Ele não o estaria reforçando. Não tratemos mais essa direção de Deus de qualquer jeito, mas sejamos diligentes em cumpri-la.

*****************************************************

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.

Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (JO 15:18-19)

O Missionário R.R.Soares, em seu Curso Fé, disse algo muito importante: o diabo não ataca os que são seus; esses, ele apenas direciona.

Nós, que somos parte do povo de Deus, sofremos ataques de todos os lados e todos eles arquitetados pelo inimigo, justamente por que o desagradamos e ele sabe que se outras pessoas ouviremos a mensagem da cruz (1 CO 1:18) também se erguerão e se libertarão da opressão do inferno. Ora, isso não é atraente para o inimigo.

Que nós possamos nos manter assim: que o diabo nos odeie cada vez mais, pois isso é a prova de que somos contra as suas práticas malditas e a prova de que ele sabe que somos ungidos do Senhor.

*****************************************************

"Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou." (JO 15:20-21)

Devemos nos espelhar em Jesus. Não somos maiores que Ele e Ele foi atacado de todas as maneiras pelo inimigo. Sendo assim, quem somos nós para passarmos ilesos tendo escolhido a obra do Senhor?

Essas pessoas, usadas pelo diabo para nos atacar, são, na verdade, vítimas, pois não conhecem verdadeiramente nem a Deus e nem a Jesus. Elas podem até dizer que são de Deus e achar isso mesmo, mas estão sengo enganadas e manipuladas pelo capeta, merecendo nosso perdão, piedade e oração.

*****************************************************

" Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado." (JO 15:22)

Há pessoas que preferem não ouvir falar da Palavra de Deus para não serem condenados, podendo alegar que não tinham conhecimento.

Ora, essas pessoas são malignamente astutas e estão sendo dirigidas pelo diabo, que as ilude e engana com uma mentira, como lhe é próprio.

A Palavra diz que Senhor não leva em conta o tempo da ignorância (AT 17:30) e que aqueles que não sabiam das coisas de Deus serão castigados com poucos açoites (LC 12:48). Porém, devemos pensar em algumas coisas:

a) Uma coisa é ignorância e outra é desconhecimento deliberado, até por que isso se transforma em conhecimento: CONHECEMOS que existe algo que nos tirará da nossa zona de conforto, então preferimos não NOS APROFUNDARMOS NO ASSUNTO. Porém, conhecer, conhecemos, pois sabemos que ela existe;

b) O Senhor conhece os corações e saberá se agirmos de má-fé;

c) No mesmo versículo que fala que o Senhor não leva em conta os tempos da ignorância (AT 17:30), também é dito que, agora, Ele notifica os homens para que se arrependam.

Isso é algo muito sério, com o qual ninguém deveria brincar, pois as consequências são graves e serão sentidas no dia do Juízo, quando o Senhor disser que enviou, sim, pessoas a abrir os olhos dos incrédulos, mas esses preferiram não enxergar.

*****************************************************

" Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai." (JO 15:23)

Aquele que não crê no Senhor odeia-O e não tem conversa. Não estou dizendo aqui que todo mundo que peca odeia ao Senhor, pois somos humanos, mas aqueles que não creem, que são blasfemos e que ESCOLHEM viver uma vida em práticas que desagradam ao Senhor, odeiam-nO, sim.

Claro, muitas vezes lutamos para livrar-nos de um pecado e o fato de lutarmos já mostra nosso amor e submissão a Deus, nossa vontade de agradá-lO e servi-lO, obedecendo o que está em Sua Santa Palavra. Porém, os que vivem DELIBERADAMENTE no que Deus abomina, odeiam-nO. Não adianta dizer que ama a Deus e fazer o que agrada ao diabo, indo contra a vontade de Deus! O que não ajunta,espalha (MT 12:30)! Não há terceira opção,assim como não há terceiro sexo.

*****************************************************

"Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.

Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa." (JO 15:24-25)

Muitas pessoas ficam magoadas com Deus quando são repreendidas ou quando Deus coloca diante delas seus erros e pecados. Essa revolta é absolutamente sem causa, pois estão se revoltando contra quem as salvou e apenas quer seu bem, corrigindo-as para que, vivendo nos estatutos do Senhor,estejam livres de toda armadilha do diabo.

Essa revolta infundada já havia sido dita pelas Escrituras, como sempre, uma vez que Deus é Onisciente e nada Lhe é novidade.

*****************************************************

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípi." (JO 15:26-27)

O Espírito Santo testifica do Senhor e de Suas obras, tanto é que o Espírito Santo não toca em nosso coração para que façamos nada contrário à Palavra de Deus.

Aquela história de que eu "senti no coração" para mentir, para adulterar, para desviar, etc, por que Deus tem um propósito, é mentira do diabo: O Espírito Santo de Deus testifica do Senhor e não contra Ele, assim como nós também temos de testificar.

Como temos testificado do Senhor: fazendo as mesmas obras que Ele ou fazendo tudo exatamente ao contrário?

Sejamos coerentes e prudentes, pois os filhos das trevas o são, infelizmente, mais que os filhos da luz, como o próprio Jesus disse: " E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz" (LC 16:8).

ESTUDO 2 SAMUEL 8

" E sucedeu depois disto que Davi feriu os filisteus, e os sujeitou; e Davi tomou a Metegue-Ama das mãos dos filisteus." (2 SM 8:1)

Assim como os filisteus foram sujeitos a Davi, o diabo também deve ser sujeito a nós uma vez que, pela vitória de Cristo creditada em nossa conta, nós o derrotamos.

Não nos enganemos e nem aceitemos que o diabo nos oprima, pois não é esse o nosso lugar, mas sim o lugar de mais que vencedores (RM 8:37).

*****************************************************

" Também derrotou os moabitas, e os mediu com cordel, fazendo-os deitar por terra; e os mediu com dois cordéis para os matar, e com um cordel inteiro para os deixar com vida. Ficaram assim os moabitas por servos de Davi, pagando-lhe tributos." (2 SM 8:2)

Naquele momento, era de mais serventia para Davi deixar os moabitas com vida do que matá-los.

Para nós, é de muito mais serventia a calma e o autocontrole. Nunca devemos escolher a violência, uma vez que o próprio Senhor sisse para aprendermos com Ele, que é manso e humilde de coração (MT 11:29).

Muitas vezes é de mais serventia calar a sair por aí tirando satisfação e esfregando coisas na cara das pessoas.

Peçamos ao Senhor que nos dê a sabedoria (TG 1:5) de que necessitarmos em cada momento.

*****************************************************

" Feriu também Davi a Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, quando ele ia recuperar o seu domínio sobre o rio Eufrates." (2 SM 8:3)

Muitas vezes, o diabo pode estar começando um contra ataque,começando a se reerguer. É esse o momento em que devemos ficar atentos e não abaixarmos a guarda, assim como Davi fez. Lembremos de que um pouco de fermento leveda toda a massa (I CO 5:6). Não devemos dar nenhum espaço nem para uma unha do diabo. O Senhor mesmo nos adverte: "Não deis lugar ao diabo" (EF 4:27).

*****************************************************

" E vieram os sírios de Damasco a socorrer a Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi feriu dos sírios vinte e dois mil homens." (2 SM 8:5)

Não importa quantos reforços o demônio que está nos atacando traga. Não importa quantos demônios o diabo mante até nós: o poder de Deus os despedaçará, em Nome de Jesus. Não devemos e nem precisamos temer, pois maior é o que está conosco ( "Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele" - 2CR 32:7).

*****************************************************

" E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos; e o SENHOR guardou a Davi por onde quer que ia" (2 SM 5:6)

Assim como Davi fez com que os sírios ficassem como seus servos, pagando-lhe tributos, devemos ter o diabo debaixo dos nossos pés (RM 16:20). pois é essa a condição na qual o Senhor nos coloca. Sendo assim, nem a doença, nem a miséria, nem a ameaça, nem nenhuma outra obra do diabo prevalecerá sobre nós ( "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" MT 16-18).

*****************************************************

*****************************************************

"E Davi tomou os escudos de ouro que havia com os servos de Hadadezer, e os trouxe a Jerusalém.

Tomou mais o rei Davi uma quantidade muito grande de bronze de Betá e de Berotai, cidades de Hadadezer." (2 SM 8:7-8)

Grande será o nosso despojo do inimigo se andarmos com o Senhor, tanto aqui na terra quanto na eternidade, ao lado do Senhor. Quando estivermos no Céu, participando da glória do Senhor, veremos o quanto valeu a pena perseverar até o fim (MT 24:13).

*****************************************************

"Então ouvindo Toí, rei de Hamate, que Davi ferira a todo o exército de Hadadezer,

Mandou Toí, seu filho Jorão, ao rei Davi, para lhe perguntar como estava, e para lhe dar os parabéns por haver pelejado contra Hadadezer, e por o haver ferido (porque Hadadezer de contínuo fazia guerra a Toí); e na sua mão trazia vasos de prata, e vasos de ouro, e vasos de bronze,

Os quais também o rei Davi consagrou ao SENHOR, juntamente com a prata e ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara." (2 SM 8:9-11)

Quando ouviu falar da vitória de Davi sobre Hadadezer, Toí, inimigo deste, parabenizou Davi, mandando-lhe vasos de prata,ouro e bronze, os quais Davi consagrou ao Senhor, juntamente com o que já havia consagrado das outras nações que sujeitara.

Nossa vitória na presença do Senhor será tão grande que será impossível as pessoas não notarem e será nesse momento que o Senhor tocará o coração dessas pessoas, que quererão ser como nós e, para isso, terão de servir ao nosso Deus, que mudará suas vidas por completo, convertendo seus corações à Palavra de vida, à videira verdadeira (JO 15:1).

Devemos consagrar sempre todas as nossas coisas e nossos caminhos ao Senhor. Consagrar nossa vida financeira e material é importante, devolvendo os dízimos, as ofertas, as primícias e ajudando a obra do Senhor. Porém, consagrar nossa vida espiritual, com oração, obediência e fidelidade a Deus, meditando na Palavra do Senhor, é essencial. Nenhuma área de nossa vida deve deixar de ser consagrada ao Pai.

*****************************************************

"Também Davi ganhou nome, voltando ele de ferir os sírios no vale do Sal, a saber, a dezoito mil." (2SM 8:13)

O Senhor deseja que nosso nome seja conhecido por sermos pessoas vitoriosas, portadoras da marca da promessa e que as pessoas vejam em nós o quanto compensa servir a Deus, não apenas pelas bênçãos, mas pela paz se que desfrutamos, paz essa que excede todo o entendimento (FP 4:7).

"E pós guarnições, em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomeus ficaram por servos de Davi; e o SENHOR ajudava a Davi por onde quer que ia.

Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi fazia direito e justiça a todo o seu povo" (2 SM 8:14-15)

Mais uma vez, vemos a mão do Senhor honra o servo que é fiel a Ele. O domínio de Davi se estendia cada vez mais, poiso Senhor era com Ele. E por que o Senhor era com Davi? Por que Davi fazia direito e justiça a todo seu povo.

Quando nos aplicamos em fazer o que é certo diante do Senhor o resultado é a comunhão com o Pai. Ora, quando há comunhão com o Altíssimo, não pode haver falta de nada. Lembremos de que o Senhor é nosso pastor e nada nos faltará ( SL 23:1).

Quando é dito que nada nos faltará isso não fica circunscrito apenas à vida material, mas se estende a todas as outras áreas. Nada nos faltara na família, no emprego, na saúde física, mental e espiritual, etc. Quem pratica a justiça e o direito tem alegria completa ( JO 15:11) e plena.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 26/02/2013
Reeditado em 26/02/2013
Código do texto: T4160978
Classificação de conteúdo: seguro