Estudo Efésios capitulo 4 // Estudo NÚMEROS 5

"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz". (EF 4:1-3)

Em primeiro lugar, a longanimidade é a capacidade de passar por lutas e manter a fé em Deus. Vamos do principio.

Devemos andar em dignidade, irmãos. O Senhor nos chamou para uma missão muito nobre e não podemos nos perder no meio do caminho. Não importa qual seja a nossa vocação ou o chamado que Deus nos deu: estejamos andando em dignidade para que sejamos achados aprovados pelo Altíssimo.

É necessário humildade e mansidão, como o próprio Cristo nos advertiu (MT 11:29). A pessoa mansa e humilde lida com as situações sem escândalos e sem escancarar os erros dos outros, pois sabe que comete erros maiores e piores que aquele e, além disso, Deus nunca joga na nossa cara os erros ridículos que cometemos. Para que fazer isso com os outros? Antes, tenhamos uma palavra branda (PV 15:1) e uma atitude mansa para com essas pessoas e para com a vida de uma forma geral.

Ora, se andamos em Espirito, andemos em paz uns com os outros, pois não ha sentido em andarmos em Espirito e vivermos em pé de guerra com as pessoas. Deus não é Deus de confusão (I CO 14:33) e não se agrada de divisões entre o povo que deveria justamente pregar o amor e a união.

Prestemos atenção à questão do vinculo de paz. Falamos aqui da paz que estreita laços e não daquela paz em que, para não brigar,um não fala com o outro e tudo bem,vamos vivendo assim. Não, não. Falamos daquela paz que aproxima e estreita relações, baseadas no amor de Cristo e na paz que Ele nos deixou.

*****************************************************

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós" (EF 4:4-6)

A igreja de Cristo deve ser una, sem divergências e separações. É triste vermos tantas contendas entre as pessoas que, por anunciar o Evangelho de Cristo, deveriam viver em paz.

Há um só Deus. Há uma só fé: a expressa pela Palavra de Deus. Qualquer coisa fora disso seja anátema (GL 1:9). Há um só batismo,ou as pessoas batizam-se sete vezes por que é o número da perfeição? Quando mudamos de congregação, não nos batizamos de novo, pois nosso batismo não esta relacionado à igreja, mas sim a Cristo. Tendo em vista essa unidade, andemos também em unidade de fé e de amor uns com os outros.

*****************************************************

"Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo" (EF 4:7)

A graça do Senhor sobre nós é ilimitada, bem como o Seu dom também o é. O Senhor é o que tem TODO o poder, por isso é o Todo Poderoso e Sua graça nos alcança para sempre.

****************************************************

"Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.

Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas" (EF 4:8-10)

O mesmo Jesus que subiu aos céus é O que desceu ao inferno para buscar as chaves da morte que estavam em poder do diabo. A grandiosidade do Senhor é algo que não se pode medir, pois é incompreensível para nós,homens.

Através da vitória de Jesus sobre o diabo, fomos libertos de toda obra maligna que pudesse nos alcançar e tentar nos escravizar.

*****************************************************

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;" (EF4:11-12)

Cada um tem sua função no corpo de Cristo. Mesmo o membro tem sua função: sem membros, não ha Igreja. Além disso, os membros devem interceder em oração pelos pastores e demais ministros que haja na Igreja, concordando com eles em oração para que a benção do Senhor alcance a todos.

Toda a obra deve ser para o aperfeiçoamento dos santos, ou seja daqueles que são santificados por Cristo. Não devemos pensar apenas em nós e nas nossas bênçãos, mas nas necessidades da Igreja como um todo.

*****************************************************

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,"(EF4:13)

A obra do Senhor tem como finalidade aperfeiçoar a unidade da fé para que cheguemos a conhecimento de Jesus e à perfeição do Senhor. Lembremos que que Provérbios diz que o caminho dos justos é como aurora, que vai brilhando, brilhando, até ser dia perfeito (PV 4:18). Nós também chegaremos a dia perfeito, em Nome de Jesus, mas apenas se estivermos firmados no Senhor.

*****************************************************

"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" (EF 4:14)

Não devemos ser pessoas inconstantes, mas sim pessoas firmes em nossa fé. Não importa a doutrina que chegue até nos, o comentário que seja feito, o boato que surja, etc: nosso foco, nossa meta, nosso exemplo é Jesus e o objetivo da nossa vida deve ser agrada-lO, viver em comunhão com Ele para irmos morar no céu quando partirmos para a glória, em Nome de Jesus.

Não podemos ser como meninos, facilmente enganados, mas como homens, que sabem discernir o joio do trigo (MT 13:30) e escolher o trigo de Jesus, para que nunca falte o pão em nossa casa.

*****************************************************

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor". (EF 4:15:16)

Devemos seguir em amor e crescendo na fé. Ora, Deus é amor e devemos crescer no conhecimento e na intimidade com Ele.

Cristo é o cabeça da igreja e cada membro, pastor, ministro de louvor, etc, são as partes que compõem o corpo, sendo que cada parte é importante e indispensável ao bom funcionamento.

Que nenhuma parte desse corpo se desgaste e nem precise de cirurgia, pois o trabalho do Senhor é muito brande e exige muito esforço.

*****************************************************

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente" .(EF 4:17-18)

Não deixemos que a vaidade entre em nosso coração, pois ela é como um veneno.

É gostoso nos sentirmos bonitos, cheirosos,sermos elogiados, etc. Porém, aqueles que buscam sua própria gloria são confundidos e passam por grandes problemas.

Se nós estamos fazendo coisas que antes não fazíamos e que, aparentemente, não têm explicação, e que estão inflando nosso ego, osso orgulho e nossa vaidade busquemos o Senhor para que Ele nos possa limpar e purificar antes que o dibo nos enrede em sua teia maligna.

*****************************************************

"Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza" (EF 4:18-19)

É muito triste ver como algumas pessoas se separam de Cristo e vão viver da forma que consideram melhor. Seja pela ignorância, seja por estarem entenebrecidos (cheio de trevas no entendimento, com o entendimento obscuro. Lembremos de que Oséias 4:6 diz que o povo foi destruído por que lhe faltou conhecimento) seja pelo coração duro, perdendo a fé e o temor.

Os que são por ignorância devem abrir os olhos no momento em que são advertidos pois, se não os fizerem, também estão demonstrando coração duro e o coração duro se entrega à dissolução para cometer todo tipo de impureza, desde que satisfaça sua carne.

A consequência para essas pessoas será séria.

*****************************************************

"Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;" (EF 4:20-21)

Aqueles que verdadeiramente são ensinados no amor e temor de Cristo não agem dessa forma, sempre escolhendo o que agrada ao Senhor para que estejamos limpos de toda impureza e pecado, uma vez que essa é a verdade absoluta: todo mal foi vencido na cruz e não pode ter domínio sobre nossa vida.

*****************************************************

"Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito da vossa mente;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" (EF 4:22-24)

As coisas velhas são passadas e eis que tudo se fez novo (2 CO 5:17). Somos novas criaturas a partir do momento em que escolhemos servir ao Senhor. Toda concupiscência deve ser deixada para trás em favor do amor e da graça de Deus para conosco.

Somos lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro e, a partir daí, não pertencemos mais às trevas, mas à luz.

O desejo da carne permanecerá. Porém, não o satisfaçamos mais. Antes, estejamos certos de que o que compensa de verdade é estarmos renovados em espírito, em entendimento da Palavra do Senhor, vivendo em justiça e santidade, como convém a santos, para que quando Cristo vier buscar Sua Igreja possamos ser achados aprovados.

Que, no dia do Juízo, possamos ser participantes dessa glória e honra: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" (MT 25:34).

*****************************************************

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (EF 4:25)

Quando o diabo fala da mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira (JO 8:44). Por outro lado, Jesus é o Caminho, a VERDADE e a Vida (JO 14:6). Quem escolheremos mostrará quem queremos ser: filhos da luz ou das trevas? Pertencentes a Deus ou ao diabo?

Abandonemos a mentira agora, nesse momento, tanto a mentira que contamos quanto as mentiras que o diabo nos conta todo dia: que não prestamos, que estamos doentes a ponto de morrer, que um pecadinho não faz mal, é normal, etc.

Fazemos parte da Igreja do senhor, que O adora em espírito e em VERDADE (JO 4:24). Oremos ao Senhor e exijamos que a mentira saia de nossa vida, pois aquele que vive com Cristo não tem por que viver mentindo por ai.

*****************************************************

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" (EF 4:26)

Deus sabe que, muitas vezes,perdemos a paciência com alguma coisa, que alguma situação do mundo nos irrita, etc. Somos carne e essas coisas acontecerão em nossa vida. Porém, elas não devem nos levar ao pecado.

O bom é que tenhamos calma para não ficarmos irritados, mas, se ficarmos, respiremos fundo, oremos ao Senhor e peçamos que Ele nos dê sabedoria e prudência (EF 1:8) para não falarmos e fazermos nada que magoe os outros, de que nos arrependamos depois eque nos afaste da presença de Deus, desagradando-O.

Se já cometemos esse erro, peçamos perdão ao Pai e levemos uma vida de calma e domínio próprio (GL 5:22-23) a partir de agora e, caso tenhamos alguma diferença com alguém, não deixemos que o sol se ponha sobre nossa ira: reconciliemo-nos com essa pessoa, mesmo que a causadora do conflito tenha sido ela. Não durmamos com o coração cheio de raiva e ressentimento, cheio de ódio e contenda. Convém a filhos de Deus viver em paz.

*****************************************************

"Não deis lugar ao diabo" (EF 4:27)

Devemos fechar todas as portas pelas quais o diabo possa entrar em nossa vida. Qualquer prática, qualquer companhia, qualquer sentimento, qualquer pensamento, etc.

O diabo não brinca em serviço e fica ao nosso derredor bramindo como leão, buscando a quem possa tragar (I PE 5:8). Se ele tiver uma brecha e entrar em nosso coração, em nossa vida, seremos destruídos.

A advertência do Senhor é séria e deve ser levada a sério.

*****************************************************

"Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade" (EF 4:28)

A Bíblia diz que o trabalhador é digno do seu salário (I TM 5:18). Sendo assim, é muito melhor trabalhar com nossas próprias mãos, para que sejamos achados dignos pelo Senhor, do que sair por aí roubando o que não nos pertence, cometendo atos ilícitos.

Além disso, há outra coisa importante: repartir com os que tiverem necessidade. Não sejamos avarentos e egoístas, mas sim solícitos em ajudar quem necessitar de nós. Lembremos de que sempre necessitamos do Senhor e Ele nunca nos vira as costas. Uma vez que nosso exemplo deve ser Cristo, ajamos como Ele.

*****************************************************

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." (EF 5:29)

Quantas pessoas cometem estragos no momento em que abrem a boca! Às vezes, algo que levou uma vida para ser construído, para ser edificado, pode ir por terra apenas por uma palavra torpe e mentirosa.

Nossas palavras têm um poder incrível, como a própria Palavra de Deus nos adverte (TG 3:10). Atentem bem para o nome: PALAVRA de Deus.

Usemos o poder de vida que há em nossa boca para edificar, consolar, ensinar, perdoar, pedir perdão a fim de que ajudemos os que nos ouvem a crescer espiritualmente. Que nossa boca não seja usada para destruir, matar, magoar, dividir, mas sim para louvar a Deus e abençoar, em Nome de Jesus ("Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado" - MT 12:37)

*****************************************************

"Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós," (EF 4:31)

Chega de baixarias,de contendas e confusões! Há pessoas que se dizem de Deus, mas adoram um barraco, irmãos!

Devemos promover a paz e não vibrar com a discórdia. Além disso, em Nome de Jesus, que se afaste de nós a malicia, seja nos nossos olhos, nas nossas palavras, nas nossas atitudes e pensamentos.

Há pessoas que fazem tudo e que veem tudo com uma segunda intenção, com uma maldade e, claro, com a malicia, com a sensualidade. Paremos com isso imediatamente!

*****************************************************

"Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" (EF 4:32)

Que tenhamos paciência e amemos mesmo aquelas pessoas que não nos amam e nos desejam mal, chegando até a praticá-lo. Que possamos perdoá-las e, ao contrário delas, desejar e praticar todo bem que estiver ao nosso alcance, orando por elas e abençoando suas vidas, sem pagar com a mesma moeda o mal que possam ter-nos feito.

Há pessoas que, simplesmente, não conseguem perdoar, que dizem que têm um bloqueio, que não podem: "Olha,desculpa, mas isso é demais, isso não dá. Foi muito sério, ninguém consegue perdoar isso. Eu já tentei, mas não dá". Que não sejamos assim. Antes, lembremos da obra grandiosa operada por Jesus no Calvário justamente pela remissão dos nossos pecados e lembremos também de que nunca O procuramos, arrependidos, e Ele Se negou a nos perdoar. Se temos problemas em perdoar, peçamos perdão ao Senhor e oremos para que Ele nos ajude a limpar o coração de toda mágoa e perdoarmos aquele que nos ofender, pois isso é uma dádiva do Senhor, além de um mandamento: "E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe" (LC 17:4).

ESTUDO NÚMEROS CAPÍTULO 5

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.

Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.

E os filhos de Israel fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o SENHOR falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel." (NM 5:1-4)

Há pessoas que podem dizer que é uma crueldade lançar fora alguém doente. Porém, devemos lembrar da época e da sociedade em que esses fatos ocorreram e não questionar e nem duvidar do Senhor. Ele sabe de todas as coisas.

O fato é que quando o Senhor mandou que o povo se livrasse de que os contaminava, o povo obedeceu. Devemos fazer o mesmo: quando o Senhor nos mostrar que determinada coisa nos prejudica, suja, contamina e desvirtua, afastemo-nos dela sem pensar duas vezes, pois a direção do Senhor é sempre a melhor para nós, pois é direção de vida e de bênção.

*****************************************************

"Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o SENHOR, tal alma culpada é.

E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado." (NM 5:5-6)

Não fiquemos nos justificando perante o Senhor: quando errarmos, assumamos, peçamos perdão e mudemos nossa obra. Deus não precisa que fiquemos longas horas explicando para Ele o por que erramos ou tentando convecê-lO de nossa inocência. Assumamos nosso erro, peçamos perdão e Ele nos ajudará a sermos diferentes, corrigindo nosso erro e prática que nos leva para o mal. Não precisamos ter medo: pior pior que seja o pecado, Ele nos perdoará. Vejamos o que diz João: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (I JO 1:9). Não precisamos ter medo de não sermos perdoados ou vergonha do que fizemos: o Senhor conhece cada recanto do nosso coração. Ele sabe quando e em que vamos pecar, antes que sequer sonhemos em fazer tal coisa. Nada Lhe é novidade por conta de Sua onisciência.

*****************************************************

"Mas, se aquele homem não tiver resgatador, a quem se restitua a culpa, então a culpa que se restituir ao SENHOR será do sacerdote, além do carneiro da expiação pelo qual por ele se fará expiação

Semelhantemente toda a oferta de todas as coisas santificadas dos filhos de Israel, que trouxerem ao sacerdote, será sua

E as coisas santificadas de cada um serão suas; o que alguém der ao sacerdote será seu." (NM 5:8-10)

Nós, sendo pequenos e estando nas garras do diabo, tivemos o nosso sacerdote para expiar nossos pecados: Jesus.

Assim como a carne santificada era do sacerdote, nós passamos a ser de Jesus, pois fomos lavados e santificados no Seu sangue, purificados de toda imundície e consagrados a Ele. Ajamos dessa forma daqui por diante.

*****************************************************

"Também o sacerdote tomará um punhado da oferta memorativa, e sobre o altar a queimará; e depois dará a beber a água à mulher.

E, havendo-lhe dado a beber aquela água, será que, se ela se tiver contaminado, e contra seu marido tiver transgredido, a água amaldiçoante entrará nela para amargura, e o seu ventre se inchará, e consumirá a sua coxa; e aquela mulher será por maldição no meio do seu povo.

E, se a mulher se não tiver contaminado, mas estiver limpa, então será livre, e conceberá filhos." (NM 5:26-28)

A água amarga, que não sabemos exatamente o que era, era dada à mulher quando o marido desconfiava de sua fidelidade, mas não tinha provas.

A mulher, antes de beber, fazia um juramento e, se a mulher tivesse se contaminado, seu ventre incharia e a coxa seria consumida. Se estivesse limpa,geraria filhos.

O pecado destrói com a água amarga. O salário do pecado é a morte (RM 6:23), mas o galardão da nossa pureza será recebido aqui na terra e na glória eterna.

*****************************************************

"E o homem será livre da iniquidade, porém a mulher levará a sua iniqüidade" (NM 5:31)

Paremos com aquela conversa de que nós pecamos ou não somos abençoados por causa do nosso marido, dos nossos pais, irmãos, etc. É a história da pessoa que está assistindo ao culto e diz "Nossa, essa palavra é para meu marido, ele que é assim".

Irmãos, paremos já com isso! Se Deus nos levou até lá é por que era para NÓS ouvirmos aquela palavra. Quando chegar a hora do marido ouvir, Deus falará! Não precisamos ensinar a Deus a fazer Seu trabalho.

Além disso, cada um leva sua iniquidade e é responsável pela própria salvação. O homem estava livre da iniquidade, mas a mulher não. Se um fosse condicionado ao outro, os dois estariam livres ou os dois estariam manchados.

Assumamos a responsabilidade pelos nossos erros e paremos de jogar a culpa nas pessoas. A salvação é individual e nosso cuidado com ela também deve ser.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 27/02/2013
Reeditado em 27/02/2013
Código do texto: T4161830
Classificação de conteúdo: seguro