JOANA DE ANGELIS NA OBRA DE CARIDADE DE NHÁ CHICA

PERGUNTA:

- Por que o espírito de Joana de Ângelis procurou Nhá Chica, em Minas Gerais, para acessorar espiritualmente sua missão de caridade junto aos doentes, pobres e aflitos?

RESPOSTA:

- Desencarnada em 1822, na Bahia, onde nasceu (1761), o espírito de Joana de Ângelis começou a inspirar a vocação de caridade da religiosa Francisca Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, na cidade de Baependi, Minas Gerais, e, para não causar espanto, se apresentou como sendo o espírito de Maria, pois a religiosa mineira era muito devota de Nossa Senhora da Conceição. Por meio deste artifício, o processo de mediunidade estabelecido foi sereno. Nhá Chica, em todas as suas iniciativas, dizia que o espírito de Maria lhe pediu isso ou aquilo, como no caso da construção de uma igreja: Maria quer que eu faça uma igreja para os seus devotos, e eu prometi que a farei. A mediunidade de Nhá Chica, conectada com o espírito de Joana de Ângelis, gerou um impulso muito grande para a prática da caridade. Não quer isto dizer que Nhá Chica não tinha potencial para fazer a sua obra de caridade sozinha, mas, sim, que os espíritos encarnados estão conectados com suas equipes orientadoras desde o planejamento da reencarnação. Ninguém faz nada sozinho, nem na Terra e nem no mundo espiritual. Toda grande obra espiritual é gerada pelo esforço intencional de uma equipe que trabalha em harmonia com as determinações da Lei de Causas e Efeitos. Sabeis que nada acontece por acaso, mas por causa. No mundo antigo, vários espíritos reencarnaram na Grécia com a missão de impulsionar o conhecimento e desenvolver a razão e o pensamento científico, e ficaram conhecidos como os pressocráticos. Quereis saber qual o motivo que levou o espírito de Joana de Ângelis a acessorar espiritualmente a obra de caridade de Nhá Chica, e eu vos digo que ambas fazem parte da mesma equipe espiritual que se formou no Mundo Espiritual depois que São Francisco de Assis desencarnou na Itália, cuja equipe congregava, na época, espíritos de sábios e sábias druidas que durante um bom tempo exerceram o sacerdócio na antiga Gália. Muitos desses sacertodes estiveram também encarnados como profetas bíblicos nas tribos de Israel e fizeram um trabalho de preparação para o advento de Jesus. Digo-vos, pois, que os espíritos, encarnados e desencarnados, formam uma grande corrente da paz universal com o propósito intencional de promover o desenvolvimento da civilização e estabelecer um novo estado de consciência na humanidade, como fizeram os pressocráticos na antiga Grécia e os espíritas na França do século XIX.

*****Pelo espírito de Angelluz, psicografia de Rodrigues Dias