Estudo 2 Samuel 9

" E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?" (2 SM 9:1)

O Senhor também é benevolente com a nossa família, mesmo que ela ainda não O sirva, por amor de nós. É por isso que devemos sempre orar pelos nossos familiares que ainda não são convertidos. Lembremos de que o Senhor nos contituiu sacerdotes (AP 5:10).

*****************************************************

"E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.

E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa." (2 SM 9:6-9)

Mefibosete era o que havia sobrado da casa de Saul: era filho de Jônatas e aleijado de ambos os pés.

Davi diz para que ele não tema, pois estará em segurança. Nós também não devemos temer pelos nossas familiares, pois a Palavra é clara: "Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa" (AT 16:31). Se estamos andando nos caminhos do Senhor, intercedendo e orando pela nossa família, fiquemos tranquilos, pois o renovo do Senhor vem sobre ela e ela será grande na presença do Altíssimo, em Nome de Jesus. Devemos temer apenas se não estivermos na presença do Senhor,pois aí não haverá quem santifique, como diz o apóstolo Paulo em I CO 7:14 "Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos". Santifiquemos nossa família, estando primeiro consagrados ao Senhor.

*****************************************************

"Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?" (2 SM 9:8)

Muitas vezes é assim que nos sentimos: como um cão morto, do qual ninguém tem motivos para se lembrar.

Porém, não é dessa forma que somos vistos pelo Senhor. Por Ele, somos visto como povo eleito, separado, sacerdócio real (1 Pe 2:9). A visão de Deus sobre nós nos dá força para mudarmos a visão que as pessoas podem ter a nosso respeito.

*****************************************************

" Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos" (2 SM 9:10)

Davi pediu que Ziba, da casa de Saul, e seus filhos, trabalhassem para que Mefibosete e seus filhos tivessem o que comer. Dessa forma, acolheu Mefibosete e ainda deu uma incumbência a Ziba, lembrando que o obreiro é digno do seu salário (LC 10:7).

Muitas vezes, temos a oportunidade de resolver mais de um problema ao mesmo tempo, ajudando os outros, inclusive. Devemos sempre ser colícitos e pedir ao Senhor que nos dê sabedoria para que saibamos utilizar essas oportunidades da melhor maneira possível.

*****************************************************

" Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés." (2 SM 9:13)

Uma deficiência sempre é algo dificil. Porém, o Senhor sempre supre nossas necessidades.

Os que são portadores de algum tipo de deficiência não devem pensar que o Senhor as esqueceu ou que tudo está perdido. Lembremos do que Jesus disse a respeito do cego de nascença: "Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus" (JO 9:3). As deficiências, assim como todas as obras do mal, são oportunidades para que a glória do Senhor seja manifesta.

E os que não possuem deficiência devem assistir os que possuem, em oração, para que sjam libertas desse mal, e em suas necessidades.

Confiemos em Deus, pois o Senhor sabe de todas as coisas e não deixa que nada nos falte.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 27/02/2013
Código do texto: T4162478
Classificação de conteúdo: seguro